A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROFESSOR LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 1 - GLOBALIZAÇÃO E AVANÇO TECNOLÓGICO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROFESSOR LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 1 - GLOBALIZAÇÃO E AVANÇO TECNOLÓGICO."— Transcrição da apresentação:

1 PROFESSOR LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 1 - GLOBALIZAÇÃO E AVANÇO TECNOLÓGICO

2 O MUNDO APÓS A GUERRA FRIA O MUNDO PASSA POR GRANDES TRANSFORMAÇÕES ECONÔMICAS E TECNOLÓGICAS NESSAS ULTIMAS DÉCADAS. AVANÇO NAS COMUNICAÇÕES COM A INTERNET, MEIOS DE TRANSPORTES, MEDICAMENTOS ETC. NA MEDIDA EM QUE A TECNOLOGIA E A CIÊNCIA AVANÇA A SOCIEDADE MUDA SEU COMPORTAMENTO. MUITA COISA AINDA VAI MUDAR. GLOBALIZAÇÃO: É O INTERCÂMBIO ECONÔMICO FINANCEIRO, CIENTÍFICO, CULTURAL, COMERCIAL, RELIGIOSO, FILOSÓFICO ENTRE AS NAÇÕES DO GLOBO.

3 A GLOBALIZAÇÃO AO LONGO DOS SÉCULOS -SÉCULOS XV E XVI OS EUROPEUS CONQUISTARAM GRANDES PORÇÕES DA AMÉRICA, ÁFRICA E ÁSIA. (COLONIZAÇÃO OU MERCANTILISMO). -SÉCULOS XVII, XVIII E XIX OS EUROPEUS CRIARAM NOVAS COLÔNIAS DE EXPLORAAÇÃO NA ÁSIA E NA ÁFRICA PARA ATENDER SUAS NECESSIDADES DE MATÉRIAS-PRIMAS PARA SUAS INDÚSTRIAS. (NEOCOLONIALISMO OU REVOLUÇÃO INDUSTRIAL). -NA MEDIDA EM QUE A GLOBALIZAÇÃO AUMENTA A CONCORRÊNCIA ENTRE AS EMPRESAS, POSSUI COMO PRINCIPAL CONSEQUÊNCIA O DESEMPREGO DEVIDO AO FECHAMENTO DE EMPRESAS E PELAS PRIVATIZAÇÕES.

4 O PODER DAS MULTINACIONAIS AS MULTINACIONAIS OU TRANSNACIONAIS DITAM SUAS REGRAS DESCARACTERIZANDO A CULTURA DOS TERRITÓRIOS IMPONDO UM NOVO PADRÃO DE CONSUMO. OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO CONTRIBUEM FORTEMENTE PARA ESSAS MUDANÇAS.

5 GLOBALIZAÇÃO E CRISE MUNDIAL EM % DO CAPITAL MUNDIAL ERA DESTINADO AOS FINANCIAMENTOS DOS SETORES PRODUTIVOS, ENQUANTO 92% TEVE FINALIDADE ESPECULATIVA VISANDO LUCRO FÁCIL E RÁPIDO. O CAPITAL ACUMULADO POR UMA SOCIEDADE GERA EMPREGOS NOS DIVERSOS SETORES DA ECONOMIA. SE ESSE CAPITAL FICA ACUMULADO NOS BANCOS E FINANCEIRAS DEIXA DE GERAR EMPREGOS, CONSEQUENTEMENTE O COMÉRCIO DIMINUI AS VENDAS, A INDÚSTRIA DIMINUI A PRODUÇÃO, O SETOR EXTRATIVISTA DIMINUI ETC. ISSO GEROU A CRISE DE 2008 QUE REPERCUTE ATÉ HOJE NA EUROPA POR EXEMPLO.

6 AFINAL, O QUE É NEOLIBERALISMO PRIMEIRAMENTE SURGIU O LIBERALISMO ECONÔMICO DO ECONOMISTA ADAM SMIT NO SÉCULO XVIII, BASEADO NA LEI DA OFERTA E DA PROCURA, LEI DA LIVRE CONCORRÊNCIA, O TRABALHO COMO ÚNICA FORMA DE RIQUEZA E A NÃO INTERFERÊNCIA DO ESTADO NA ECONOMIA. CONTRAPONDO O LIBERALISMO ECONÔMICO, OUTRO ECONOMISTA BRITÂNICO CHAMADO JOHN KEYNES CRIOU A TEORIA DO NEOCAPITALISMO OU KEYNESIANISMO AFIRMANDO QUE O ESTADO DEVERIA DESENVOLVER POLÍTICAS DE CONTROLE DA ECONOMIA ESTIMULANDO A CRIAÇÃO DE EMPRESAS ESTATAIS.

7 NEOLIBERALISMO CRIADO POR MILTON FRIEDMAN NO SÉCULO XX, O NEOLIBERALISMO ECONÔMICO REAFIRMA A TEORIA DO LIBERALISMO DE ADAM SMITH ONDE O PAPEL DO ESTADO COMO PROPRIETÁRIO DE EMPRESAS DEVERIA SER DESATIVADO. O NEOLIBERALISMO DEU ORIGEM A UMA ONDA DE PRIVATIZAÇÕES. (TORNAR UMA EMPRESA PUBLICA EM EMPRESA PARTICULAR). NA DÉCADA DE 1990 COM AS PRIVATIZAÇÕES HOUVERAM UMA GRANDE ONDA DE DESEMPREGO PONDO UMA GRANDE PARCELA DA POPULAÇÃO NO MERCADO INFORMAL.

8 GLOBALIZAÇÃO E CONSUMISMO AS MULTINACIONAIS INVESTEM EM PROPAGANDA. TV, INTERNET, JORNAL, REVISTAS, OUTDOORS ETC. AS MULTINACIONAIS DESPERTAM O DESEJO PELO CONSUMO DE SEUS PRODUTOS. O FASCÍNIO PELA COMPRA FAZ O CONSUMIDOR ADQUIRIR ATÉ O QUE NÃO NECESSITA REALMENTE. NA ATUAL SOCIEDADE CAPITALISTA AS PESSOAS VALEM O QUE TEM E NÃO O QUE SÃO. O SER FOI SUBSTITUÍDO PELO TER.

9 GLOBALIZAÇÃO E DESIGUALDADE ENTRE AS NAÇÕES O INTERCÂMBIO COMERCIAL ENTRE AS NAÇÕES AUMENTOU COM A GLOBALIZAÇÃO. OS PAÍSES RICOS ENTRAM COM TECNOLOGIA AVANÇADA ENQUANTO OS PAÍSES MAIS POBRES ENTRAM COM MÃO DE OBRA E MATÉRIAS PRIMAS MAIS BARATOS. OS PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS TEM DIFÍCIL ACESSO À TECNOLOGIA DOS PAÍSES RICOS. EXISTE UMA COMPETIÇÃO DESIGUAL ENTRE OS PAÍSES CENTRAIS E OS PAÍSES PERIFÉRICOS. EXISTE UMA DISPARIDADE SOCIAL E TECNOLÓGICA MUITO GRANDE ENTRE OS PAÍSES CENTRAIS E PERIFÉRICOS.


Carregar ppt "PROFESSOR LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 1 - GLOBALIZAÇÃO E AVANÇO TECNOLÓGICO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google