A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Isabel Gonçalves, Programa de Tutorado – Conselho Pedagógico Carla Patrocínio, Núcleo de Estatística e Prospectiva André Regateiro, Aluno de Doutoramento.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Isabel Gonçalves, Programa de Tutorado – Conselho Pedagógico Carla Patrocínio, Núcleo de Estatística e Prospectiva André Regateiro, Aluno de Doutoramento."— Transcrição da apresentação:

1 Isabel Gonçalves, Programa de Tutorado – Conselho Pedagógico Carla Patrocínio, Núcleo de Estatística e Prospectiva André Regateiro, Aluno de Doutoramento Encontro Inovação e Qualidade no Ensino Superior Universidade de Coimbra 22 de Outubro de 2008 INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO Universidade Técnica de Lisboa

2 Sumário - Estrutura programas de estudo - Caracterização população 1. IST 2. Mentorado e Tutorado 3. Tutorado 4. Sistema alerta precoce insucesso - Caracterização e objectivos - Evolução - Programa Para prescrever a prescrição - Análise do impacto quantitativo do programa

3 Estrutura dos Programas de Estudo do IST Cursos 1º ciclo profissionais Grau de Doutor Diploma IST Programa de Doutoramento Grau de Mestre 6º ano 3º ano 5º ano2º ano Grau de Licenciado 4º ano1º ano Ciclo Integrado 3º ano Bridging Programme 1 ou 2 semestres 2º ano 1º ano 2º Ciclo 1º Ciclo 2º Ciclo Programa de Doutoramento 3º Ciclo Ensino Secundário

4 Caracterização da População do IST População IST Percurso Alunos Ingressados CNA – Concurso Nacional Acesso ao Ensino Superior

5 & Responsabilidade do Conselho Pedagógico. Funciona desde ano lectivode 03/04, abrangendo, desde 06/07 os 2 primeiros anos de todos os Cursos (Licenciatura e Mestrado Integrado). É suportado no trabalho de Docentes dos Cursos (Tutores) que acompanham os Alunos (Tutorandos) permitindo uma relação mais próxima entre o Corpo Docente e Discente, promovendo a qualidade do ensino e o sucesso educativo. Caracterização Tutorado Integração Académica Mentorado Integração Social Responsabilidade do Núcleo de Apoio ao Estudante. Funciona desde ano lectivo 95/96, abrangendo, desde 97/98 todos os alunos do 1º ano (Licenciatura e Mestrado Integrado). Assenta numa estrutura na qual um aluno mais experiente serve de guia (Mentor), que, com as suas experiências, vivências académicas e apoio de Professores Orientadores, acompanha os alunos que ingressam pela primeira vez no IST (Mentorandos).

6 Tutorado Integração Académica Mentorado Integração Social Principais Objectivos Apoiar a transição ensino secundário/ensino superior Orientar potencialidades académicas dos estudantes Identificar precocemente situações de insucesso académico Acolher e acompanhar os estudantes nacionais e estrangeiros matriculados pela 1ª vez no IST Apoiar alunos com necessidades especiais Promover actividades de âmbito cultural e desportivo

7 Evolução Temporal TutoradoMentorado tutorado.ist.utl.ptnape.ist.utl.pt/ment/

8 Workshop Prescrever a Prescrição A nossa maior glória não está em nunca cairmos, mas sim em nos levantarmos de cada vez que caímos Confúcio Regime de Prescrições: Lei nº 37/2003 de 22 de Agosto. Workshop Prescrever a Prescrição dirigido a alunos em risco de prescrever e/ou com rendimento inferior a 50% Sessão 1: Não deixes para amanhã o que podes fazer hoje Sessão 2: Não tenhas mais olhos que barriga Sessão 3: Água mole em pedra dura tanto dá até que fura Entre Abril e Julho de 2007 Realizaram-se três edições do Workshop, com um total de 29 participantes.

9 Testemunhos dos Alunos Participantes O workshop pode ter ajudado ao nível das técnicas para melhorar o rendimento como métodos de estudo, auto-disciplina, etc. No entanto, como não poderá deixar de ser, a força de vontade tem de vir do aluno e sem isso, nada feito! Mas faço intenção de utilizar uma ou duas técnicas que aprendi. Tiago Sá Velho, MEEC Posso dizer que estou satisfeito com os resultados, foi o melhor semestre de sempre. Obrigado pelo seminário e estou disposto a participar em outros encontros do género. De facto senti que ajudou. Diogo Lucas, MEEC No meu caso o Workshop deu algum resultado, precisava de fazer uma cadeira para não prescrever mas em vez de uma fiz três. Para mim acho que foi bastante positivo. Hugo Pais, LEAN

10 Avaliação do Workshop A totalidade dos inquiridos (100%; n=20) recomendaria a outros estudantes a participação neste Workshop. A taxa de resposta ao Inquérito de Avaliação foi de 71,23% (n=20).

11 Análise do Impacto Quantitativo do Programa de Tutorado do IST

12 Tutorado 27,1% Residir em Lisboa IMPACTO NO ABANDONO 3,9% Masculino -22,2% Nota de Entrada 16,9% IMPACTO NA APROVAÇÃO 6,2% -10,8%23,5% 0,78 IMPACTO NAS NOTAS 0,37 -0,461,36 EFEITOS MAIOR PROBABILIDADE DE Um estudante se apresentar a AVALIAÇÃO Um estudante ser APROVADO Um estudante obter uma MELHOR NOTA Método: Análise de Regressão / Probit | 99% de confiança | Amostra: aprox casos

13 Sistema de Alerta Precoce Dados Metodologia Literatura Será o rendimento escolar no Ensino Superior parcialmente explicado pelo percurso académico anterior, em particular pela Escola Secundária onde fez este percurso, ou apenas por características intrínsecas ao aluno? Quais as características conhecidas à priori sobre o aluno que poderão contribuir para a explicação do rendimento escolar no Ensino Superior? Em qualquer uma das situações, será possível modelar o rendimento escolar do aluno com base nas dimensões em análise, por forma a estabelecer programas de apoio precoce a potenciais situações de insucesso?

14 Nível 2 (Escolas) Nível 1 (Alunos) … … Percurso Académico Anterior Capital Familiar e Pessoal Nível Socioeconómico Factores Contextuais Motivações/ Expectativas …… Metodologia: Modelação Multinível Rendimento Escolar: Taxa de Aprovação Sistema de Alerta Precoce

15 Isabel Gonçalves, Carla Patrocínio, André Regateiro, Encontro Inovação e Qualidade no Ensino Superior Universidade de Coimbra 22 de Outubro de 2008 INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO Universidade Técnica de Lisboa


Carregar ppt "Isabel Gonçalves, Programa de Tutorado – Conselho Pedagógico Carla Patrocínio, Núcleo de Estatística e Prospectiva André Regateiro, Aluno de Doutoramento."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google