A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INTEGRAÇÃO DOS ESTUDANTES

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INTEGRAÇÃO DOS ESTUDANTES"— Transcrição da apresentação:

1 INTEGRAÇÃO DOS ESTUDANTES
Encontro Inovação e Qualidade no Ensino Superior Universidade de Coimbra de Outubro de 2008 INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO Universidade Técnica de Lisboa PROMOÇÃO DO SUCESSO E INTEGRAÇÃO DOS ESTUDANTES DO IST Isabel Gonçalves, Programa de Tutorado – Conselho Pedagógico Carla Patrocínio, Núcleo de Estatística e Prospectiva André Regateiro, Aluno de Doutoramento

2 4. Sistema alerta precoce insucesso
Sumário - Estrutura programas de estudo - Caracterização população 1. IST 2. Mentorado e Tutorado 3. Tutorado 4. Sistema alerta precoce insucesso - Caracterização e objectivos - Evolução - Programa “Para prescrever a prescrição” - Análise do impacto quantitativo do programa

3 Estrutura dos Programas de Estudo do IST Cursos 1º ciclo profissionais
Grau de Doutor Programa de Doutoramento Programa de Doutoramento Diploma IST 6º ano 3º Ciclo 3º Ciclo 3º ano Grau de Mestre 5º ano 2º ano 2º Ciclo 2º Ciclo 4º ano Grau de Licenciado 1º ano 3º ano Bridging Programme 1 ou 2 semestres Ciclo Integrado 1º Ciclo 2º ano 1º ano Cursos 1º ciclo profissionais Ensino Secundário

4 Caracterização da População do IST
Percurso Alunos Ingressados População IST CNA – Concurso Nacional Acesso ao Ensino Superior

5 & Tutorado Integração Académica Mentorado Integração Social
Caracterização Responsabilidade do Conselho Pedagógico. Funciona desde ano lectivo de 03/04, abrangendo, desde 06/07 os 2 primeiros anos de todos os Cursos (Licenciatura e Mestrado Integrado). É suportado no trabalho de Docentes dos Cursos (Tutores) que acompanham os Alunos (Tutorandos) permitindo uma relação mais próxima entre o Corpo Docente e Discente, promovendo a qualidade do ensino e o sucesso educativo. Responsabilidade do Núcleo de Apoio ao Estudante. Funciona desde ano lectivo 95/96, abrangendo, desde 97/98 todos os alunos do 1º ano (Licenciatura e Mestrado Integrado). Assenta numa estrutura na qual um aluno mais experiente serve de guia (Mentor), que, com as suas experiências, vivências académicas e apoio de Professores Orientadores, acompanha os alunos que ingressam pela primeira vez no IST (Mentorandos). As dicas q tinha dito eram em relação ao mentorado… Vejam se corrigi o tutorado com as datas certas. As outras são estas, mas vou enviar cópia à Mª José para se confirmar tudo. Entretanto desformatei tudo… obg

6 Principais Objectivos
Tutorado Integração Académica Mentorado Integração Social Apoiar a transição ensino secundário/ensino superior Orientar potencialidades académicas dos estudantes Identificar precocemente situações de insucesso académico Acolher e acompanhar os estudantes nacionais e estrangeiros matriculados pela 1ª vez no IST Apoiar alunos com necessidades especiais Promover actividades de âmbito cultural e desportivo

7 Evolução Temporal Tutorado Mentorado
tutorado.ist.utl.pt nape.ist.utl.pt/ment/

8 Workshop Prescrever a Prescrição “A nossa maior glória não está em nunca cairmos, mas sim em nos levantarmos de cada vez que caímos” Confúcio Regime de Prescrições: Lei nº 37/2003 de 22 de Agosto. Workshop Prescrever a Prescrição dirigido a alunos em risco de prescrever e/ou com rendimento inferior a 50% Sessão 1: “Não deixes para amanhã o que podes fazer hoje” Sessão 2: “Não tenhas mais olhos que barriga” Sessão 3: “Água mole em pedra dura tanto dá até que fura” Entre Abril e Julho de 2007 Realizaram-se três edições do Workshop, com um total de 29 participantes.

9 Testemunhos dos Alunos Participantes
“O workshop pode ter ajudado ao nível das técnicas para melhorar o rendimento como métodos de estudo, auto-disciplina, etc. No entanto, como não poderá deixar de ser, a força de vontade tem de vir do aluno e sem isso, nada feito! Mas faço intenção de utilizar uma ou duas “técnicas” que aprendi.” Tiago Sá Velho, MEEC “Posso dizer que estou satisfeito com os resultados, foi o melhor semestre de sempre. Obrigado pelo seminário e estou disposto a participar em outros encontros do género. De facto senti que ajudou.” Diogo Lucas, MEEC “No meu caso o Workshop deu algum resultado, precisava de fazer uma cadeira para não prescrever mas em vez de uma fiz três. Para mim acho que foi bastante positivo.” Hugo Pais, LEAN

10 Avaliação do Workshop A totalidade dos inquiridos
(100%; n=20) recomendaria a outros estudantes a participação neste Workshop. A taxa de resposta ao Inquérito de Avaliação foi de 71,23% (n=20).

11 Análise do Impacto Quantitativo do Programa de Tutorado do IST

12 Análise do Impacto Quantitativo do Programa de Tutorado do IST
EFEITOS Tutorado Residir em Lisboa Masculino Nota de Entrada MAIOR PROBABILIDADE DE Um estudante se apresentar a AVALIAÇÃO 27,1% 3,9% -22,2% IMPACTO NO ABANDONO Um estudante ser APROVADO 16,9% 6,2% -10,8% 23,5% IMPACTO NA APROVAÇÃO Um estudante obter uma MELHOR NOTA 0,78 0,37 -0,46 1,36 IMPACTO NAS NOTAS Método: Análise de Regressão / Probit | 99% de confiança | Amostra: aprox casos

13 Sistema de Alerta Precoce
Dados Metodologia Literatura ? Será o rendimento escolar no Ensino Superior parcialmente explicado pelo percurso académico anterior, em particular pela Escola Secundária onde fez este percurso, ou apenas por características intrínsecas ao aluno? Quais as características conhecidas à priori sobre o aluno que poderão contribuir para a explicação do rendimento escolar no Ensino Superior? Em qualquer uma das situações, será possível modelar o rendimento escolar do aluno com base nas dimensões em análise, por forma a estabelecer programas de apoio precoce a potenciais situações de insucesso?

14 Sistema de Alerta Precoce
Rendimento Escolar: Taxa de Aprovação Nível 2 (Escolas) Percurso Académico Anterior Capital Familiar e Pessoal ? Nível Socioeconómico Factores Contextuais Motivações/ Expectativas Nível 1 (Alunos) Metodologia: Modelação Multinível

15 Encontro Inovação e Qualidade no Ensino Superior Universidade de Coimbra 22 de Outubro de 2008
INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO Universidade Técnica de Lisboa Muito Obrigado! Isabel Gonçalves, Carla Patrocínio, André Regateiro,


Carregar ppt "INTEGRAÇÃO DOS ESTUDANTES"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google