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RAZÃO, PROPORÇÃO E REGRA DE TRÊS. RAZÃO É a divisão de dois números De cada 10 alunos, 2 gostam de Matemática Um dia de sol, para cada dois de chuva De.

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1 RAZÃO, PROPORÇÃO E REGRA DE TRÊS

2 RAZÃO É a divisão de dois números De cada 10 alunos, 2 gostam de Matemática Um dia de sol, para cada dois de chuva De cada 20 habitantes, 5 são analfabetos RazãoComparação Antecedente Consequente

3 EXEMPLO - RAZÃO A Maria e o João dividiram uma pizza entre si. A Maria ficou com 4 fatias da pizza e o João ficou com 5 fatias. Qual é a razão entre o número fatias da Maria e o número de fatias do João? Resposta: A razão é de 4:5 (lê-se 4 para 5).

4 PROPORÇÃO É a igualdade entre duas razões ou ( a : b = c : d ) lê-se : a está para b, assim como c está para d

5 PROPORÇÃO MeiosExtremos ( a : b = c : d ) Meios Extremos Propriedade Fundamental: O produto dos meios é igual ao produto dos extremos

6 EXEMPLO - PROPORÇÃO Numa escola a proporção entre o número de professores e o número de auxiliares é de 16 para 2. Sabendo que o número total de funcionários é de 108, quantos professores e quantos auxiliares existem na escola?

7 GRANDEZAS DIRETAMENTE PROPORCIONAIS diretamente proporcionais Duas grandezas variáveis são diretamente proporcionais quando, aumentando ou diminuindo uma delas numa determinada razão, a outra aumenta ou diminui nessa mesma razão.

8 EXEMPLO GRANDEZAS DIRETAMENTE PROPORCIONAIS Num supermercado comum: 1 pacote de biscoito = R$ 2,00 2 pacotes de biscoito = R$ 4,00 3 pacotes de biscoito = R$ 6,00 4 pacotes de biscoito = R$ 8,00 5 pacotes de biscoito = R$ 10,00 Quantidade e gasto são grandezas diretamente proporcionais Quando aumento a quantidade, aumento o gasto

9 GRANDEZAS INVERSAMENTE PROPORCIONAIS inversamente proporcionais Duas grandezas são inversamente proporcionais quando, aumentando (ou diminuindo) uma delas numa determinada razão, a outra diminui (ou aumenta) na mesma razão.

10 EXEMPLO GRANDEZAS INVERSAMENTE PROPORCIONAIS Um automóvel para percorrer 120 km, gasta: 1 hora rodando a 120 km/h 2 horas rodando a 60 km/h 3 horas rodando a 40 km/h 4 horas rodando a 30 km/h 6 horas rodando a 20 km/h Velocidade e tempo são grandezas inversamente proporcionais Quando aumento a velocidade, diminuo o tempo

11 REGRA DE 3 SIMPLES Grandezas Diretamente Proporcionais Num certo instante do dia, um poste com 12 m de altura projeta uma sombra de 3 m no chão. Qual o comprimento da sombra de uma pessoa localizada ao lado do poste, medindo 1,6 m de altura, neste mesmo instante? 3,0 m 1,6 m 12 m x m

12 CONTINUAÇÃO Grandezas Diretamente Proporcionais maiormaior Quanto maior a altura, maior a sombra! 3,0 m 1,6 m 12 m x m Altura do ObjetoAltura da Sombra 3,0 m12 m 1,6 mX m

13 REGRA DE 3 SIMPLES Grandezas Inversamente Proporcionais Um avião voando a uma velocidade de 300 km/h faz o percurso entre duas cidades em 2 horas. Se aumentarmos a velocidade do avião, para 400 km/h, qual será o tempo necessário para fazer o mesmo percurso? AB Velocidade = 300 km/h Tempo = 2 horas Velocidade = 400 km/h Tempo = x horas

14 CONTINUAÇÃO Grandezas Inversamente Proporcionais maiormenor Quanto maior a velocidade, menor será o tempo! AB Velocidade = 300 km/h Tempo = 2 horas Velocidade = 400 km/h Tempo = x horas Velocidade do AviãoTempo da Viagem 300 km/h2 horas 400 km/hX horas Velocidade do AviãoTempo da Viagem 300 km/hx horas 400 km/h2 horas

15 EXERCÍCIOS DE REGRA DE 3 SIMPLES 1.Aplicando R$ 500,00 na poupança o valor dos juros em um mês seria de R$ 2,50. Caso seja aplicado R$ 2 100,00 no mesmo mês, qual seria o valor dos juros? 2.Em uma panificadora são produzidos 90 pães de 15 gramas cada um. Caso queira produzir pães de 10 gramas, quantos iremos obter? 3.Uma usina produz 500 litros de álcool com kg de cana – de – açúcar. Determine quantos litros de álcool são produzidos com kg de cana. 4.Uma equipe de 5 professores gastaram 12 dias para corrigir as provas de um vestibular. Considerando a mesma proporção, quantos dias levarão 30 professores para corrigir as provas?


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