A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Grupo: Daniel Chediak, Bernardo Feijó e Sofia Quinetti. Prof: Eliana Salgado Turma:7m3 Ano: 2013 Aracnídeos e Crustáceos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Grupo: Daniel Chediak, Bernardo Feijó e Sofia Quinetti. Prof: Eliana Salgado Turma:7m3 Ano: 2013 Aracnídeos e Crustáceos."— Transcrição da apresentação:

1 Grupo: Daniel Chediak, Bernardo Feijó e Sofia Quinetti. Prof: Eliana Salgado Turma:7m3 Ano: 2013 Aracnídeos e Crustáceos

2 Crustáceos Classificação científica Reino: Animalia Filo:Arthropoda Subfilo: Crustacea Os crustáceos (do latim crusta = carapaça dura ) Aracnídeos Classificação científica Reino: Animalia Filo: Arthropoda Subfilo: Chelicerata O nome desta classe tem origem na figura da mitologia grega Arachne, por que as aranhas foram os primeiros membros à pertencer a esta classe Aracnídeos Reino, Filo e seu significado.

3 Relações com o ser humano CRUSTACEOS A carne de certos crustáceos é muito apreciada como alimento humano. Camarões são capturados com arrastões, mas caranguejos, lagostas e lagostins são presos em armadilhas de arame madeira ou rede, com iscas. Alguns copépodos são hospedeiros intermediários de vermes parasitas do homem e de vários vertebrados. ARACNIDEOS As aranhas são animais peçonhentos, injetando veneno por meio de um par de glândulas que se encontra em suas peças bucais responsável pela dispersão de muitas espécies destes aracnídeos através do transporte de cargas em caminhões e ferrovias, distribuindo-os em diversas regiões do território nacional.

4 Reprodução Crustáceos A maioria dos crustáceos é dióica(tem apena um sexo)embora existam espécies hermafroditas como a Craca. Em algumas espécies os espermatozóides são aflagelados e imóveis, e em outras são transmitidos por espermatóforos(estrutura elabora pelo macho e que contém seus gametas). Aracnídeos A reprodução feita através da transmissão indireta de espermatozóides por meio de um espermatóforo é, uma reprodução característica de muitos aracnídeos. Existe um padrão de comportamento e atração para o acasalamento. A fecundação é interna e o desenvolvimento é direto.

5 Modo de vida Crustáceos Aracnídeos A maioria dos crustáceos habita no mar, mas há algumas espécies de caranguejos que são capazes de viver também no ambiente terrestre. O bicho-de-conta (também conhecido como tatuzinho), encontrado facilmente nos jardins domésticos, também faz parte desta classe, os custáceos são onívoros, ou carnívoros ou por vezes detritivoros. A maioria deles são terrestres. Habitat comum na Mata Atlântica. Podem ser encontradas em lugares escuros, terrenos baldios, zonas rurais, buracos na terra, entre folhagens de arbustos. Se alimentam de pequenos insetos, ou, para as maiores espécies pequenos roedores.

6 Características Gerais Tabela Comparativa entre Aracnídeos e Crustáceos TópicosAracnídeosCrustáceos Divisão do corpoCefalotórax e abdome Cefalotórax e abdome Nº de patas4 pares (octópodes) 5 pares (decápodes) AntenasSem (ácero/sem antenas) 2 pares (tetráceros/ 4 antenas) RespiraçãoFilotraqueal (único sistemarespiratório presente em aracnídeos pequenos). Branquial Excreçãoglândulas coxais (nas coxas) Glândulas verdes ou Antenais (nas antenas)

7 Curiosidades Espécies Exóticas Theridion grallator é uma exótica espécie de aranha havaiana, que apresenta marcas interessantes em seu corpo, dando a aparência de um rosto sorridente. O aracnídeo feliz mede alguns milímetros de diâmetro e é inofensivo aos seres humanos, o contato com o mesmo causa apenas uma enorme vontade de sorrir. O caranguejo de coco é o maior caranguejo terrestre do mundo. Ele pode crescer até 60 centímetros da cabeça à cauda. Ele é enorme! A coloração azul é causada por uma mutação genética, que faz com que a lagosta produza uma quantidade excessiva de proteína e garante ao crustáceo essa cor.

8 Bibliografia Info Escola Google Imagens UOL s_guia_033.php s_guia_033.php

9 Perguntas 1- De acordo com o quadro comparativo que vimos durante a explicação cite 3 características que diferem crustáceos de aracnídeos. 2- Por que alguns crustáceos nascem com uma coloração azul? 3- Por que o Límulo possui o sange azul e não vermelho?

10 Gabarito 1- Nº de patas, Antenas, Respiração e Excreção. 2-A coloração azul é causada por uma mutação genética, que faz com que a lagosta produza uma quantidade excessiva de proteína e garante ao crustáceo essa cor. 3- Porque o sangue desse animal é rico em cobre que dá essa coloração azul enquanto o sangue humano e rico em ferro, portanto ganhando a cor vermelha.


Carregar ppt "Grupo: Daniel Chediak, Bernardo Feijó e Sofia Quinetti. Prof: Eliana Salgado Turma:7m3 Ano: 2013 Aracnídeos e Crustáceos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google