A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Evolução dos Modelos Atômicos. Quatrocentos anos antes da era cristã, o filósofo grego Demócrito e seu discípulo Leucipo propuseram uma teoria que se.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Evolução dos Modelos Atômicos. Quatrocentos anos antes da era cristã, o filósofo grego Demócrito e seu discípulo Leucipo propuseram uma teoria que se."— Transcrição da apresentação:

1 Evolução dos Modelos Atômicos

2 Quatrocentos anos antes da era cristã, o filósofo grego Demócrito e seu discípulo Leucipo propuseram uma teoria que se referia à natureza da matéria. Para eles a matéria não podia ser dividida infinitamente, ou seja, qualquer material poderia ser repartido em partes menores até atingir um limite. Ao atingir esse limite as pequenas partículas se tornariam indivisíveis e receberiam a denominação de átomos (a = prefixo de negação, tomo = divisão) Essa teoria ficou conhecida como atomismo

3 Durante muito tempo, a teoria aristotélica que o Universo seria formado pela combinação do que chamou de elementos fundamentais : água, ar, fogo e terra; e ao se combinarem davam origem a todos os materiais, predominou em relação ao atomismo de Demócrito e Leucipo. Essas ideias tinham somente bases filosóficas e não científicas.

4 MODELOS ATÔMICOS CIENTÍFICOS O ÁTOMO DE DALTON Em 1808, procurando explicar as observações experimentais das Leis Ponderais das Reações Químicas, Dalton propôs o seguinte modelo: esfera maciça e homogênea indivisível indestrutível

5 O ÁTOMO DE THOMSON Em 1897, Thomson, ao realizar vários experimentos com gases submetidos a descargas elétricas, descobriu, no interior dos átomos, partículas ainda menores, com carga negativa e massa desprezível, que ele denominou de elétrons. Thomson propôs um modelo atômico, em que o átomo seria divisível. Para Thomson, o átomo seria uma esfera positiva na qual os elétrons estão distribuídos mais ou menos uniformemente.

6 O ÁTOMO DE RUTHERFORD Em suas pesquisas a respeito de substâncias radioativas, Rutherford verificava a possível influência da radiação alfa sobre vários materiais. Ao bombardear uma placa de ouro muito fina, quase transparente, ele obteve resultados surpreendentes: A maior parte das partículas alfa atravessava direto a placa de ouro, sem sofrer desvios, como se a maior parte da área da placa fosse um imenso vazio (A); Um número pequeno de partículas alfa sofria desvios acentuados(B) ou não atravessava a placa de ouro (C).

7 Rutherford propôs que no átomo existem duas regiões distintas, o núcleo e a eletrosfera. Nessa estrutura os elétrons giravam ao redor do núcleo atômico como planetas ao redor do sol. O núcleo tem um raio de a vezes menor que o átomo e concentra praticamente toda a massa do átomo. Em 1932, James Chadwick confirmou experimentalmente a existência dos nêutrons Através de transformações nucleares.


Carregar ppt "Evolução dos Modelos Atômicos. Quatrocentos anos antes da era cristã, o filósofo grego Demócrito e seu discípulo Leucipo propuseram uma teoria que se."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google