A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OS REIS DOS MARES Alguns dos animais hábeis caçadores do planeta vivem no mar : é o caso dos tubarões. Entre eles encontram-se assassinos como o tubarão-branco.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OS REIS DOS MARES Alguns dos animais hábeis caçadores do planeta vivem no mar : é o caso dos tubarões. Entre eles encontram-se assassinos como o tubarão-branco."— Transcrição da apresentação:

1

2 OS REIS DOS MARES Alguns dos animais hábeis caçadores do planeta vivem no mar : é o caso dos tubarões. Entre eles encontram-se assassinos como o tubarão-branco e o tubarão-tigre – predadores rápidos e fortes com dentes afiados como navalhas, capazes de cortar um humano ao meio numa só dentada. Mas não são todos assim, por exemplo o tubarão baleia, tem dentes minúsculos e alimenta-se de plâncton. CURIOSIDADES Há mais de 370 espécies diferentes de tubarões. O tubarão-frade pode ter de comprimento cerca de 15 metros. Ele vive no Oceano Atlântico. O tubarão-tigre come tudo, até come surfistas no Oceano Índico. O tubarão-martelo tem uma cabeça estranho que lembra um martelo. Serve para detectar presas nas águas do Oceano Pacífico.

3 UMA LONGA HISTÓRIA Os tubarões vivem há mais de 350 milhões de anos, ou seja, 150 milhões de anos antes dos dinossauros. As actuais espécies são praticamente idênticas às que vivim há 100 milhões de anos atrás. Mudaram muito pouco, porque já nessa altura estavam bem adaptados ao seu ambiente natural, quer como caçadores de plâncton quer como caçadores mortíferos. UM GRANDE TUBARÃO ! O grande Carcharodon Megalodon, que viveu entre os 2 milhões de anos até aos 20 milhões de anos foi um grande tubarão aterrador pré-histórico.As suas mandíbulas tinham o dobro do tamanho das do tubarão-branco. Este tubarão gigantesco atacava baleias porque no leste dos Estados Unidos foram encontrados ossos duma baleia pré-históricas com entalhes em forma de V que correspondem a marcas de dentes de tubarão.

4 DENTE DE MEGALODON

5 ESTRUTURA DOS TUBARÕES Os tubarões não são como os peixes comuns : o esqueleto em vez de osso,é feito de cartilagem, as suas barbatanas são grossas,lembrando asas,com esqueleto interno. O tubarão não flutua, por isso as duas barbatanas peitorais dianteiras sustentam-no e evitam que se afunde ao nadar. Os tubarões não têm escamas. Têm milhares de dentículos dérmicos, semelhantes a dentes minúsculos.

6 Se te encontrares à deriva em águas onde possa haver tubarões, mantém a calma. Levanta os joelhos, mantém os braços agarrados ao peito e não tentes nadar. Os tubarões são atraídos por qualquer movimento que faças por isso não faças movimentos bruscos. Uma presa ferida, com dificuldade de movimentos é um alvo muito atraente para qualquer predador. Qualquer pessoa com um ferimento pode ser um alvo de ataque. Por isso nunca vás para a água, mesmo com uma ferida ligeira porque qualquer gotícula de sangue na água atraí um tubarão. Também, não tentes ir para praias com um sinal a dizer : PERIGO TUBARÕES ( DANGER SHARK ).

7 IDADES DE ALGUNS ANIMAIS ORCA 100 ANOS ELEFANTE70 ANOS TUBARÃO 50 ANOS URSO30 ANOS TIGRE 20 ANOS LOBO 15 ANOS

8 TUBARÃO BALEIA Com o comprimento de 14,50 m, o tubarão baleia é o maior peixe do mundo e o maior tubarão. A sua boca possui dentes minúsculos, quase invisíveis. É capaz de filtrar de litro de água numa hora, misturado com plâncton que é o suficiente para alimentar o seu corpo descomunal. Este enorme peixe pesa cerca de kg (quase o triplo de um Elefante Africano). Este tubarão alimenta-se de plâncton como as própria baleia.

9 Curiosidades de Devoradores de Homens O mergulhador Rodney Fox levou 462 pontos para reparar os ferimentos que sofreu quando um tubarão branco o atacou em Agosto de Estava numa competição perto de Adelaide, na Austrália, quando uma estranha figura monstruosa cravou-lhe o corpo. Por milagre foi salvo por um barco. Mas uma das verdades é que este tubarão não o atacou por fome. Queria apenas afastá-lo.

10

11

12 Autor : Filipe Fé Ajudantes : Pais Pesquisa : Livro Mundo do Saber


Carregar ppt "OS REIS DOS MARES Alguns dos animais hábeis caçadores do planeta vivem no mar : é o caso dos tubarões. Entre eles encontram-se assassinos como o tubarão-branco."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google