A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROJETO DE PESQUISA AÇÃO EDUCATIVA A RESPEITO DOS TUBARÕES (CLASSE Chondrichthyes) E SEUS ATAQUES NA COSTA BRASILEIRA. Orientador: Profº Dr.José Luis Laporta.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROJETO DE PESQUISA AÇÃO EDUCATIVA A RESPEITO DOS TUBARÕES (CLASSE Chondrichthyes) E SEUS ATAQUES NA COSTA BRASILEIRA. Orientador: Profº Dr.José Luis Laporta."— Transcrição da apresentação:

1 PROJETO DE PESQUISA AÇÃO EDUCATIVA A RESPEITO DOS TUBARÕES (CLASSE Chondrichthyes) E SEUS ATAQUES NA COSTA BRASILEIRA. Orientador: Profº Dr.José Luis Laporta Alunos: Alexandre Calixto Tatiane Ramos Caparros 2011

2 RESUMO DO PROJETO Os tubarões são peixes cartilaginosos, marinhos e carnívoros. Podem ser encontrados em qualquer parte do oceano, pois são animais de fácil adaptação. Eles se diferem no tamanho, dieta, habitat, forma do corpo etc. Os primeiros animais tiveram origem há mais de 400 milhões de anos, porém com uma aparência bem diferente dos tubarões atuais.São animais que sofreram difamação, principalmente na década de 70, logo após o filme Tubarão, de Steven Spielberg. Com isso, os tubarões passaram a ser vistos como assassinos, criando a idéia de que os humanos faziam parte do cardápio desses predadores. É cada vez mais freqüente ouvirmos falar sobre ataques de tubarões nas praias, e isso ocorre, principalmente pela destruição do seu habitat natural. Nesse sentido, é necessário um trabalho de divulgação científica a respeito de conceitos ecológicos e do modo de vida dos tubarões e que possa ser realizado por meio de educação ambiental, em locais onde esses animais estão expostos, como os aquários.

3 É possível afirmar que há uma nítida relação entre a população ouvir ou ver fotos de tubarões, e associarem esses animais a seres assassinos. Por tal motivo, existe uma grande importância no estudo destes animais. É necessário levantar questões detalhadas de quem são, onde vivem, qual a sua importância, e o porquê da ocorrência de ataques aos humanos. Embora sejam realizadas campanhas e estudos aprofundados sobre esses animais, sabe-se que a população em geral não tem acesso a essas informações e, muitas vezes, apresenta uma idéia distorcida da realidade. Assim, um trabalho que se preocupa em informar a população a respeito da importância dessa espécie para os ambientes marinhos em que vivem é muito importante e destaca o papel da educação ambiental na divulgação de conhecimentos científicos.

4 OBJETIVO GERAL Verificar a importância ecológica dos tubarões, animais pertencentes à classe Chonrichthyes. OBJETIVOS ESPECÍFICOS -Identificar as espécies mais comuns e abordadas em território brasileiro por meio de suas características e comportamentos. -Esclarecer os ataques sofridos em costas brasileiras, relacionando-os às questões ambientais. -Verificar o conceito que a população em geral apresenta em relação aos tubarões. -Contribuir com ações educativas nos aquários das cidades de Santo André, Itanhaém, Ubatuba, Santos e Guarujá sobre o papel ecológico dos tubarões. OBJETIVOS

5 RESULTADOS PARCIAIS Foram aplicados 200 questionários com a população que reside nas cidades de Santos, Guarujá e Santo André.


Carregar ppt "PROJETO DE PESQUISA AÇÃO EDUCATIVA A RESPEITO DOS TUBARÕES (CLASSE Chondrichthyes) E SEUS ATAQUES NA COSTA BRASILEIRA. Orientador: Profº Dr.José Luis Laporta."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google