A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Escola Secundária de Paços de Ferreira Curso Profissional Técnicas de Secretariado.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Escola Secundária de Paços de Ferreira Curso Profissional Técnicas de Secretariado."— Transcrição da apresentação:

1 Escola Secundária de Paços de Ferreira Curso Profissional Técnicas de Secretariado

2 Comércio Internacional Comércio Internacional - é o comércio entre os países compreendem tanto a exportação quanto a importação. O comércio internacional está presente na história da humanidade, mas a sua importância económica, social e política tornou se crescente nos últimos séculos, isto devido ao fenómeno da globalização.

3 Comércio Extracomunitário – é a exportação de mercadorias de Portugal para países terceiros e/ou importação por Portugal de mercadorias com origem em países terceiros. Comércio Intracomunitário – é a expedição e/ou chegada de mercadorias transaccionadas entre Portugal e os restantes Estados-membros da União Europeia.

4 Importação Importação é o processo comercial e fiscal que consiste em trazer um bem, que pode ser um produto ou um serviço, do exterior para o país de referência. Quando mais de um tipo de transporte é utilizado para entrega, chamamos de transporte multimodal.

5 Exportações Exportação é a saída de bens, produtos e serviços além das fronteiras do país de origem. Esta operação pode envolver pagamento (cobertura cambial), como venda de produtos, ou não, como nas doações.

6 Os documentos das Trocas Internacionais Os documentos utilizados são substancialmente diferentes, consoante estejamos face a uma importação/exportação, ou face a uma aquisição/venda. Alguns tipos de documentos: Licenças, certificados, declarações, factura comercial e certificado de origem;Licenças, certificados, declarações, factura comercial e certificado de origem; Apólice de frete e apólice de seguro.Apólice de frete e apólice de seguro.

7 Incoterms Incoterms correspondem ao nome pelo qual se designam as regras oficiais da Câmara de Comércio Internacional para a interpretação de termos comerciais utilizados nos contratos sobre transacções internacionais. Foram criados com o objectivo de facilitar o comércio internacional, tendo a grande vantagem de reduzir os riscos de litígios emergentes.

8 Modalidades de Pagamento do Comércio Internacional Pagamento Antecipado Pagamento Antecipado O importador paga ao exportador, através de cheque ou ordem de pagamento bancária, antes do embarque da mercadoria ao exterior. Este pagamento é pouco utilizado por implicar altos riscos ao comprador.

9 Remessa sem saque ou remessa directa Remessa sem saque ou remessa directa O exportador embarca a mercadoria e envia ao importador os documentos da operação. O importador recebe a documentação e a mercadoria providencia a remessa do pagamento. É de alto risco para o exportador, pois é utilizada entre clientes tradicionais e empresas interligadas.

10 Cobrança documentária Cobrança documentária O exportador embarca a mercadoria e emite uma letra de câmbio, que será enviada a um banco no país do importador, juntamente com os documentos de embarque. Carta de crédito Carta de crédito Modalidade de pagamento bastante usual, por oferecer maiores garantias para o exportador e para o importador.

11 Formas de Garantias de Pagamento A forma de garantia de pagamento a ser seleccionada depende do tipo de transacção comercial. No comércio exterior, as cartas de crédito são a forma de garantia de pagamento mais comum, enquanto os cartões de pagamento vão sendo cada vez mais utilizados.

12 Seguro de Crédito á Exportação O Seguro de Crédito à Exportação - SCE tem a finalidade de garantir as operações de crédito à exportação contra os riscos comerciais, políticos e extraordinários que possam afectar: I - a produção de bens e a prestação de serviços destinados à exportação; II - as exportações de bens e serviços.

13 Seguro de caução O Seguro de Caução incide na prestação de uma garantia por parte de um Tomador a favor de um segurado. A caução a prestar poderá ser de adiantamento, reembolso do IVA, deferimento do IVA, aduaneira, etc.

14 Alfândegas O termo Alfândega designa um departamento público, geralmente localizado junto a portos marítimos, fronteiras terrestres e aeroportos, com a função de controlar, registar e eventualmente cobrar direitos de entrada de mercadorias no território (as chamadas taxas alfandegárias).

15 Defesa da Sociedade As cooperativas dão um importante contributo para o desenvolvimento socioeconómico, assegura o emprego produtivo e a geração de rendimento. Além disso, as cooperativas, orientadas pelos seus valores e princípios, centralizadas nas suas comunidades locais, reforçam as economias rurais e proporcionam externalidades positivas ao resto da sociedade.

16 Trabalho realizado por: Sara Gonçalves n.º16 12ºS.


Carregar ppt "Escola Secundária de Paços de Ferreira Curso Profissional Técnicas de Secretariado."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google