A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Continentes e Polos Continentes: 1-Ásia 2-América 3-África 4-Antárctida 5-Europa 6-Oceânia Polos: 1- Polo Norte ou Ártico 2 – Polo Sul ou Antártico Continentes:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Continentes e Polos Continentes: 1-Ásia 2-América 3-África 4-Antárctida 5-Europa 6-Oceânia Polos: 1- Polo Norte ou Ártico 2 – Polo Sul ou Antártico Continentes:"— Transcrição da apresentação:

1

2 Continentes e Polos Continentes: 1-Ásia 2-América 3-África 4-Antárctida 5-Europa 6-Oceânia Polos: 1- Polo Norte ou Ártico 2 – Polo Sul ou Antártico Continentes: grandes superfícies sólidas da Terra. Polos: O termo pólo geográfico é empregado para designar cada uma das extremidades do eixo imaginário da Terra, e esta possui dois:

3 Europa É um continente recortado, com muitos mares e penínsulas. Embora pequeno é o 2º mais povoado. À exceção da Escandinávia e da Rússia, o clima é geralmente temperado; esse fato e abundantes recursos naturais tornaram a Europa um grande produtor de alimentos, e possibilitaram a existência de 700 milhões de pessoas. O ponto mais elevado é o monte Branco, nos Alpes ; o seu maior rio é o Volga e o ponto mais ocidental é o cabo da Roca. Está separado da África pelo mar Mediterrâneo e estreito de Gibraltar. Monte Branco, é a mais alta montanha da Europa Ocidental. Rio Volga: Maior rio da Europa.

4 A Ásia A Ásia é o maior continente, representando cerca de um terço da área total dos continentes. Está ligada à Europa, separada, pelos montes Urais, rio Ural e mar Cáspio. A sua costa foi o berço de algumas das civilizações mais antigas do mundo---Mesopotâmia, Vale do Indo e China. É na Ásia que se situa a maior elevação do mundo, o Monte Everest, nos Himalaias (Nepal), com 8850 metros. A Rússia pertence à Europa e à Ásia. M0nte Everest

5 África A África é o continente mais quente e é o 3º maior do mundo. É na África que se situa o maior deserto, o Saara e o rio mais comprido, o Nilo. Embora possua grandes riquezas minerais, é o continente mais pobre. Deserto do Saara Rio Nilo

6 América É formada pela América do Norte, Central e do Sul. É considerada o 2º maior continente. É na América do Sul que se situa a maior floresta do mundo, a Amazonia, e o maior rio em área, o Amazonas. A região ocidental da América do Sul é atravessada pela cordilheira dos Andes. Rio Amazonas

7 Antárctida Situa-se, quase todo, a sul do Círculo Polar Antárctico, rodeando o Pólo Sul. Está todo coberto de gelo, tendo muito poucos habitantes.

8 Oceânia A Oceânia é um continente que compreende a Austrália, a Nova Zelândia e várias ilhas do Pacífico e Índico. Está situado entre o Oceano Pacífico e o Índico. É o menor continente, sendo pouco povoado. Rio al Darling que fica na Austrália

9 Como se terão formado os vários Continentes? Segundo alguns, a Terra era formada por gases incandescentes. Com o lento arrefecimento, os continentes agruparam-se num único bloco, chamado Pangea. O movimento de rotação da Terra, provocou uma ruptura gradual de várias regiões que, afastando-se umas das outras tomaram a forma atual.

10 Polo Norte ou Ártico O Ártico é a região no Pólo Norte que se encontra dentro do Círculo Polar Ártico (paralelo que limita o Pólo Norte do planeta) e abrange algumas localidades ao redor onde a temperatura no verão é inferior a 10ºC. Fazem parte da região Ártica territórios da Rússia, Escandinávia, Alasca, Canadá, Groenlândia e o Oceano Ártico. O Ártico é um local de temperaturas baixas constantes que o mantém congelado durante quase todo o ano e podem chegar a -60ºC, o que também contribuiu para a baixa densidade demográfica do local. A população do Ártico se restringe às regiões mais ao norte dos continentes que o cercam, sendo que o Pólo Norte é inabitado. As principais cidades da região são Murmansk e Norilsk na Rússia.

11 Os principais habitantes do Ártico são os esquimós que ficam em regiões do Canadá, Sibéria, Alasca e Groenlândia. São famosos pelos seus trenós puxados por cães e por terem baixa estatura, olhos puxados e maçãs do rosto salientes. Estima-se que atualmente existam mais de 100 mil esquimós no Ártico.

12 Polo Sul ou Ántártico No Pólo Sul, a média durante o inverno é de 60 °C negativos. No Norte, 30 °C negativos. Não há mistério. Para começar, o Pólo Sul fica situado a metros acima do mar, enquanto o Norte fica ao nível do mar, em cima da calota de gelo sobre o mar do Oceano Ártico. Cerca de 20 °C dessa diferença entre os dois têm relação com a altitude, já que a cada quilômetro de altura a temperatura cai 6 °C. O restante fica por conta da atmosfera mais fina, seca e com menos nuvens que fica sobre o Pólo Sul. Com isso, o Continente Antártico retém menos calor que o Pólo Norte e registra temperaturas mais baixas.

13 Rios de São Luís Os principais rios que cortam São Luís são o Bacanga, que atravessa o Parque Estadual do Bacanga, e o Anil, que divide a cidade moderna e o centro histórico. O rio Itapecuru abastece a cidade(embora não passe pela ilha). A hidrografia da região é formada pelos rios de Anil, Bacanga, Tibiri, Paciência, Maracanã, Calhau, Pimenta, Coqueiro e Cachorros. São rios pequenos que deságuam em diversas direções abrangendo dunas e praias. Sendo que o rio Anil com km de extensão, e Bacanga com 233,84 km fluem para a Baía de São Marcos tendo em seus estuários áreas cobertas de mangues. A laguna da Jansen (laguna, por existir saídas para o mar) é a principal e maior laguna da ilha, com seis mil metros quadrados de área.

14 Dizem que o Anil herdou esse nome pois suas águas um dia foram tão límpidas que refletiam o azul do céu, outros dizem que foi em virtude de uma planta muito comum em suas margens a indigosfera tintórica que, suas folhas ao cair no leito do rio dissolvia-se e dava-lhe o tom azul.

15 A nascente do rio Bacanga está localizado na região do Maracanã e percorre 22 km até sua foz, na Baía de São Marcos. No trajeto, vem vencendo desafios de núcleos populacionais que o poluem o rio, assim como a falta de uma política de saneamento adequada, até encontrar a barragem interligando o centro histórico a área Itaqui-Bacanga.

16 O rio Itapecuru, possui aproximadamente km de extensão, o rio nasce no sul do estado brasileiro do Maranhão, corre para leste e deságua na baía de São José, no golfo Maranhense. A largura do rio varia de 50 a 120 metros. O Itapecuru abastece 75% da população de São Luís, além de outras cidades.

17 O rio Itapecuru, possui aproximadamente km de extensão, o rio nasce no sul do estado brasileiro do Maranhão, corre para leste e deságua na baía de São José, no golfo Maranhense. A largura do rio varia de 50 a 120 metros. O Itapecuru abastece 75% da população de São Luís, além de outras cidades.

18 Com nascente próxima ao campus da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), o rio se estende por mais de 20 km. O rio Paciência, de acordo com dados do trabalho, é multifuncional. Não faz muito tempo que o leito do rio Paciência era utilizado para abastecimento urbano de água, área de lazer e fonte de irrigação da hortifruticultura de nossa cidade.

19 O Rio Pimenta, divisa do Calhau com o Olho D´água em São Luís – MA. Um dos rios da Ilha que ainda pode ser salvo...


Carregar ppt "Continentes e Polos Continentes: 1-Ásia 2-América 3-África 4-Antárctida 5-Europa 6-Oceânia Polos: 1- Polo Norte ou Ártico 2 – Polo Sul ou Antártico Continentes:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google