A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ecologia Introdução, Cadeias alimentares, Matéria e Energia no Ecossistema. Prof. Magrão.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ecologia Introdução, Cadeias alimentares, Matéria e Energia no Ecossistema. Prof. Magrão."— Transcrição da apresentação:

1 Ecologia Introdução, Cadeias alimentares, Matéria e Energia no Ecossistema. Prof. Magrão

2 "O Universo se parece mais com um grande pensamento do que com uma grande máquina." Sir James Jeans ( ) Astrofísico inglês "A Terra é um Ser Vivo" Por Lutzemberger HIPÓTESE GAIA

3 A Terra como Ser Vivo é uma idéia planificada pelo Cientista inglês James Lovelock. Segundo ele, a Terra precisa ser entendida e estudada como um sistema fisiológico fechado, da mesma forma que o médico estuda a interdependência das funções orgânicas do corpo humano. Estas idéias são A Hipótese Gaia, nome que homenageia a deusa grega Gaia (GEO em latim), personificação da terra.

4 Ecologia : conceito OIKÒS – CASA LOGOS –Estudo. Ecologia estuda as relações entre os seres vivos e desses com o ambiente. Cuida da preservação e restauração da natureza.

5 Habitat e nicho ecológico O lugar que um organismo ocupa no ecossistema é o seu habitat ; o seu papel, o seja, a sua função, é o seu nicho ecológico.

6 Objeto de estudo da Ecologia: População, Comunidade, Ecossistema e Biosfera.

7 A área da superfície da Terra, onde há a presença de seres vivos, é chamada biosfera (região do planeta que inclui todos os organismos vivos e ambientes sobre a crosta da Terra) e pode conter ecossistemas muitos pequenos como, por exemplo, bosques, campinas, lagos e estepes.

8 A todos os indivíduos de uma espécie de organismos, se denomina população ( conjunto de indivíduos de uma mesma espécie, presente em determinado local, em um determinado tempo). Cada ecossistema contém diversas populações. Um ecossistema pode conter uma população de árvores, uma população de esquilos e uma população de gafanhotos. As partes vivas de um ecossistema são chamadas comunidades (conjunto de populações de diversas espécies que interagem em um determinado local, num determinado período). A comunidade está conformada pelas populações de muitas espécies que interatuam umas com as outras.

9 Um sistema é um grupo de partes que estão conectadas e trabalham juntas. A terra está coberta de coisas vivas e não-vivas que interatuam formando sistemas, também chamados ecossistemas (sistemas ecológicos). Um típico ecossistema contém coisas vivas ( componentes bióticos) como por exemplo árvores e animais, e coisas não-vivas (componentes abióticos) como substâncias nutrientes e água.

10

11 COMPONENTES DE UMA CADEIA ALIMENTAR: PRODUTORES: AUTÓTROFOS: FOTOSSÍNTESE QUIMIOSSÍNTESE CONSUMIDORES: HETERÓTROFOS: HERBÍVOROS CARNÍVOROS ONÍVOROS DECOMPOSITORES: SAPRÓFAGOS: (FUNGOS E BACTÉRIAS)

12 Seres autotróficos são capazes de elaborar seu próprio alimento a partir da energia solar; processo denominado fotossíntese. As plantas, que fazem os produtos alimentícios, são chamadas produtores. O alimento produzido é utilizado por células vivas para fazer mais células e formar a matéria orgânica, como a lã e a gordura. Os produtos orgânicos de organismos vivos são algumas vezes denominados biomassa ( peso da matéria viva).

13 Cadeia Alimentar Certos organismos consomem produtos elaborados pelos produtores, a estes organismos se denomina consumidores. Os consumidores podem comer plantas (chamados de herbívoros), carne (carnívoros), ou assimilar matéria orgânica morta (decompositores, como fungos e bactérias).

14 TEIA ALIMENTAR: Um conjunto de cadeias alimentares. NÍVEL TRÓFICO: Posição do organismo numa cadeia alimentar. PLANTA > HERBÍVORO > CARNÍVORO 1º Nível Trófico 2º Nível Trófico 3ºNível Trófico

15 Pirâmides ecológicas Representam na forma gráfica as transferências de matéria e de energia nos ecossistemas, mostrando as relações entre os diferentes níveis tróficos em termos de quantidade. Como há perda de energia e matéria adquirem forma de pirâmides. Podem ser : 1° - Pirâmide de números Indica o número de indivíduos em cada nível trófico. Ex : em um campo com 5000 plantas são necessárias para alimentar 300 gafanhotos, que servirão de alimento para apenas uma ave.

16 Pirâmides ecológicas 2° - Pirâmide de biomassa : É expressa em termos de quantidade de matéria orgânica por unidade de área, em um dado momento. 3° - Pirâmide de energia : indica a biomassa acumulada em calorias(Kcal). A energia não é acumulada, a medida que vai passando de um consumidor para o outro diminui, sendo perdida.

17 Fluxo Unidirecional de Energia

18 A ENERGIA FLUI DE PRODUTORES PARA DECOMPOSITORES UNIDIRECIONAL A ENERGIA DECRESCE A CADA NÍVEL TRÓFICO POR ISSO: AS CADEIAS ALIMENTARES SÃO NORMALMENTE COMPOSTA DE POUCOS NÍVEIS TRÓFICOS

19 Biogeoquímica Ciência que estuda a troca de materiais entre os componentes bióticos e abióticos dos ecossistemas. Todos os elementos químicos naturais apresentam um movimento dinâmico nos ecossistemas transitando constantemente entre o meio físico e os organismos.


Carregar ppt "Ecologia Introdução, Cadeias alimentares, Matéria e Energia no Ecossistema. Prof. Magrão."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google