A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

"Ciência que dispõe de processos apropriados para recolher, organizar, classificar, apresentar e interpretar conjuntos de dados" A estatística fornece-nos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: ""Ciência que dispõe de processos apropriados para recolher, organizar, classificar, apresentar e interpretar conjuntos de dados" A estatística fornece-nos."— Transcrição da apresentação:

1

2 "Ciência que dispõe de processos apropriados para recolher, organizar, classificar, apresentar e interpretar conjuntos de dados" A estatística fornece-nos as técnicas para extrair informação de dados, os quais são muitas vezes incompletos, na medida em que nos dão informação útil sobre o problema em estudo, não realçando, no entanto, aspectos importantes.

3 População e Amostra Uma noção fundamental em Estatística é a de conjunto ou agregado, conceito para o qual se usam, indiferentemente, os termos População ou universo. População Coleção de unidades individuais, que podem ser pessoas ou resultados experimentais, com uma ou mais características comuns, que se pretendem estudar.

4 Exemplo 1: Relativamente à população constituída pelos alunos do 7º ano matriculados na Escola Felicidade, podemos estar interessados em estudar as seguintes características populacionais: - Altura (em cm) dos alunos: Depois de medir a altura de cada aluno, obteríamos um conjunto de dados com o seguinte aspecto: 145, 161, 158, 156, 146,...,140, 139, Notas obtidas na disciplina de Português, no 1º trimestre: 10, 15, 13, 16, 9, 11, 10,..., 18, 11, 13, 8

5 Exemplo 2: Conjunto das temperaturas (em graus), num determinado dia às 9h, em todas as cidades do rio Grande do Sul: - 2,8, 15, 4, 10, 11, 0, 13, 12,..., 14, 12, 10, 11

6 Portanto, identifica-se a População com a característica populacional que se pretende estudar. No exemplo 1, falamos da - População das alturas dos alunos do... - População das notas em Português no 1º... No exemplo 2, falamos da - População das temperaturas às 9h...

7 Exemplo 1: Estudos de mercado O gerente de uma fábrica de detergentes pretende lançar um novo produto para lavar a louça, pelo que, encarrega uma empresa especialista em estudos de mercado de "estimar" a percentagem de potenciais compradores desse produto. População: conjunto de todos os agregados familiares do País Amostra: conjunto de alguns agregados familiares, inquiridos pela empresa Problema: pretende-se, a partir da percentagem de respostas afirmativas, obter uma estimativa do número de compradores na População. Aplicações "Os campos de aplicação da Estatística são muitos e os mais variados."

8 Exemplo 2: Medicina Pretende-se estudar o efeito de um novo medicamento para curar determinada doença. É selecionado um grupo de 20 doentes, administrando-se o novo medicamento a 10 desses doentes escolhidos ao acaso e o medicamento habitual aos restantes. População: conjunto de todos os doentes com a doença que o medicamento a estudar pretende tratar. Amostra: conjunto dos 20 doentes selecionados Problema: pretende-se, a partir dos resultados obtidos, realizar um "teste de hipóteses" para tomar uma decisão sobre qual dos medicamentos é melhor.

9 Exemplo 3: Controle de Qualidade O administrador de uma fábrica de parafusos pretende assegurar-se de que a percentagem de peças defeituosas não excede um determinado valor, a partir do qual determinada encomenda poderia ser rejeitada. População: conjunto de todos os parafusos fabricados ou a fabricar pela fábrica, utilizando o mesmo processo. Amostra: conjunto de parafusos escolhidos ao acaso de entre o lote de produzidos. Problema: pretende-se, a partir da percentagem de parafusos defeituosos presentes na amostra, "estimar" a percentagem de defeituosos em toda a produção.

10 Exemplo 4: Pedagogia Um conjunto de pedagogos desenvolveu uma técnica nova para a aprendizagem da leitura, na escola, a qual, segundo dizem, encurta o tempo de aprendizagem relativamente ao método tradicional. População: conjunto de todos os alunos que entram para a escola, sem saber ler. Amostra: conjunto de alunos de algumas escolas selecionadas para este estudo. Os alunos foram separados em dois grupos para se aplicarem as duas técnicas em confronto. Problema: do estudo da amostra, decidir qual a técnica melhor.

11 Quadros e tabelas Os quadros, as tabelas e os gráficos são instrumentos que facilitam a interpretação dos dados coletados. Por meio deles, podemos representar graficamente uma distribuição de frequência e ter uma visualização mais ampla. Então, vamos desenvolver algumas atividades envolvendo a representação gráfica e a interpretação de dados relacionados aos resultados finais do Campeonato Brasileiro de 1999! Poderia colocar do Campeonato Gaúcho, mas as torcidas são diversas...

12

13 O Campeonato Brasileiro de Futebol de 1999 foi vencido pelo Corinthians que, além de conquistar o seu terceiro título nacional (os anteriores tinham sido em 1990 e 1998), chegou a um raro bicampeonato consecutivo. A final foi decidida em três jogos e o campeão entrou em campo no dia 23 de dezembro de 1999 para a disputa que lhe daria o título de Campeão Brasileiro. Já no dia 05 de janeiro de 2000, o Corinthians entrava em campo para a disputa do Primeiro Mundial de Clubes, com essa mesma equipe, que mesclava jovens promessas do time campeão da Copa SP de Juniors de 99, com grandes astros do futebol mundial, como Rincon e Gamarra. Sem dúvida o maior time que o Corinthians já montou.

14 Veja, a seguir, a tabela com a classificação final do Campeonato Brasileiro de 1999.

15 Sua tarefa consiste em: 1) Calcular a média aritmética de gols feitos (GP) pelos 12 primeiros colocados. 2) Calcular a média relativa ao: número de empates (E) ocorridos com os 13 primeiros colocados; número de derrotas (D) ocorridas com os 16 primeiros colocados; número de vitórias (V) ocorridas com os 20 primeiros colocados. 3) Calcular a média de gols dos times do Rio Grande do Sul. 4) Construir uma tabela somente com os times gaúchos. 5) Com os dados dessa tabela, construir um gráfico, conforme exemplos do livro didático.

16 As atividades propostas nesta WebQuest deverão ser realizadas no prazo de uma semana e entregues até o dia 11/06/2012. Não serão aceitos trabalhos depois desta data. Os alunos podem se organizar em duplas ou trios. As tarefas devem ser desenvolvidas em folhas de papel almaço. O trabalho deve conter Capa, com o nome da Escola, data e identificação dos componentes da dupla ou trio, e Referências, caso sejam realizadas pesquisas em outros sites.

17 Para auxiliá-los na organização das tarefas, proponho o seguinte roteiro: 1º Passo: Naveguem pelos sites correspondentes aos anos dos Campeonatos Brasileiros, escolha UM, imprima ou copie a tabela com o resultado final. 2º Passo: Desenvolva as questões propostas na guia TAREFAS. 3º Passo: Para o desenvolvimento das tarefas propostas, segue abaixo, algumas dicas.

18

19

20 Terceira dica: Média aritmética A média aritmética é considerada uma medida de tendência central e é muito utilizada no cotidiano. Surge do resultado da divisão do somatório dos números dados pela quantidade de números somados. Por exemplo, determinar a média dos números 3, 12, 23, 15, 2. M = ( ) / 5 M = 55 : 5 M = 11 A média dos números é igual a 11. Esse tipo de cálculo é muito utilizado em campeonatos de futebol no intuito de determinar a média de gols da rodada, nas escolas calculando a média final dos alunos, também é utilizado nas pesquisas estatísticas, pois a média dos resultados determina o direcionamento das ideias expressas pelas pessoas pesquisadas.

21  CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO BRASILEIRO 2001 CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO BRASILEIRO 2001  CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO BRASILEIRO 2002 CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO BRASILEIRO 2002  CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO BRASILEIRO 2003 CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO BRASILEIRO 2003  CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO BRASILEIRO 2004 CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO BRASILEIRO 2004  CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO BRASILEIRO 2005 CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO BRASILEIRO 2005  CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO BRASILEIRO 2006 CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO BRASILEIRO 2006  CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO BRASILEIRO 2007 CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO BRASILEIRO 2007  CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO BRASILEIRO 2008 CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO BRASILEIRO 2008  CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO BRASILEIRO 2009 CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO BRASILEIRO 2009 Muito bem!!! Agora que você já sabe exatamente o que fazer para realizar as tarefas propostas, mãos à obra e boa sorte!

22 A avaliação das tarefas de 1 a 5 ocorrerá da seguinte forma: Questão 1: 0,5 pontos Questão 2: 1,5 pontos Questão 3: 1 pontos Questão 4: 1 pontos Questão 5: 1 pontos Total: 5 pontos Muita atenção e vamos lá!!!

23 Realizando este trabalho, além de ampliar seus conhecimentos acerca de conceitos relacionados à Estatística, você estará realizando uma revisão dos assuntos que foram e serão avaliados em prova do 2° trimestre. Boa sorte!!!

24 Referências Bibliográficas Castruci,B., Giovani, J. A Conquista da Matemática. São Paulo: FTD, Dante, LR. Tduo é Matemática. São Paulo: Ática, 2010.


Carregar ppt ""Ciência que dispõe de processos apropriados para recolher, organizar, classificar, apresentar e interpretar conjuntos de dados" A estatística fornece-nos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google