A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estados Unidos. Aspectos Humanos Aspectos Naturais Quadro Economico Politica Atual.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estados Unidos. Aspectos Humanos Aspectos Naturais Quadro Economico Politica Atual."— Transcrição da apresentação:

1 Estados Unidos

2 Aspectos Humanos Aspectos Naturais Quadro Economico Politica Atual

3 ASPECTOS HUMANOS. (Cultura e Dados Sociais.) Idioma: inglês (oficial). Religião: cristianismo 85,3% (protestantes 57,9%, católicos 21%, outros cristãos 6,4%), judaísmo 2,1%, islamismo 1,9%, sem filiação 8,7%, outras 2% (em 1995). Taxa de Analfabetismo: menor do que 5% (censo de 2000). IDH: 0,956 (2008) Gini: 45.0 (ano de 2007)

4 O cinema dos Estados Unidos da América, além de uma forma de expressão cultural específica de um povo, é também uma das mais bem sucedidas indústrias de entretenimento do mundo. Apesar de nem todos os filmes dos Estados Unidos da América serem produzidos em Hollywood, a localidade tornou-se sinonimo desta indústria nacional. A influência do cinema norte-americano no resto do mundo é avassaladora e permanece, geralmente, como uma referência para o público que, em termos gerais, prefere esta cinematografia aos filmes do seu país vick. A literatura dos Estados Unidos da Américapode ser considerada como fazendo parte da Literatura inglesaou como um ramo literário distinto. A literatura norte-americana inicial deve muito às formas e estilos originários da Europa. por exemplo, "Wieland" e outros romances de Charles Brockden Brown( ) inspiram-se directamente nos romances góticos que então eram escritos na Inglaterra. O teatro nos Estados Unidos da America é baseado na tradição ocidental, na sua maioria emprestado dos estilos de performance que prevaleciam na Europa na época de sua introdução no país. Hoje em dia, está fortemente interligado com a literatura, filmes, televisão e música norte-americana e não é incomum uma mesma história ser recontada em todas estas formas. Regiões com cenários musicais significativos freqüentemente possuem fortes tradições teatrais e de comédia também. O teatro musical pode ser a forma mais popular: é certamente uma forma mais viva de teatro e as coreografias de sucesso dos palcos acabam indo para a televisão e filmes. Hoje em dia os teatros estão juntos com a musica.Os lugares de Teatro são muito cheio,pois são peças engraçadas,romanticas ou até mesmo de uma vida real.

5 As artes plásticas nos EUA são sobretudo contemporâneas, embora o país seja um dos que possuem um maior acervo de produções artísticas de vários períodos, fruto do seu crescimento econômico. Diversos museus, espalhados por todo o país, concentram importantes coleções de obras de arte, sobretudo na cidade de Nova Iorque. O desenho gráfico, por exemplo, conta com os criadores da História em quadrinhos, e isto influenciou o pintor e cineastra norte-americano Andy Warhol. Não existe uma culinária nacional, original do país - a atual culinária estadunidense é altamente diversificada, variando de região a região, dependendo da população e da cultura da região. Alimentos comuns do café da manhã norte americano são ovos batidos, bacon, panquecas, cereais e pães com pasta de amendoim, acompanhados com café ou suco,mufins ou hot chocolate e bagle na maioria das vezes, o suco é de laranja. O almoço dos norte americanos é leve - as razões são o pouco tempo disponível para almoço para os trabalhadores e estudantes. Um almoço pode ser simples ao ponto de ser constituído de apenas um único sanduíche, e só. O jantar é, na maioria das famílias estado-unidenses, o principal prato do dia. Os Estados Unidos são o maior consumidor de café do mundo. Muitos norte americanos tomam café logo pela manhã, e vários tomam café durante o trabalho. Além disso, os Estados Unidos também é o maior consumidor de refrigerantes do mundo. Os Estados Unidos são famosos mundialmente pelas suas redes de fast-foods. Os norte americanos almoçam muitas vezes em fast-foods, justamente por causa do pouco tempo disponível dos trabalhadores para almoço - bem por causa dos baixos preços dos produtos oferecidos.

6 ASPECTOS NATURAIS Mapa: Mapa do Estados Unidos Divisão Administrativa: 50 estados e uma capital federal (Washington DC) Localização: centro da América do Norte Fuso Horário: - 2 horas em relação à Brasília Clima dos Estados Unidos : temperado continental (L), subtropical (SE), de montanha (centro e Montanhas Rochosas), árido tropical (SO), mediterrâneo (costa O), árido frio (NO). Cidades dos Estados Unidos (principais): Nova Iorque, Los Angeles; Chicago, Houston, Filadélfia, Washington DC, São Francisco, Miami, Detroit, San Diego, Boston, Orlando, Dallas, Atlanta, New Orleans.

7 Estados dos Estados Unidos: Alabama, Alasca, Arizona, Arkansas, California,Carolina do Norte, Carolina do Sul, Colorado, Connecticut, Dacota do Norte, Dacota do Sul, Delaware, Flórida, Geórgia, Havaí, Idaho, Illinois, Indiana, Iowa, Kansas, Kentucky, Luisiana, Maine, Maryland, Massachusetts, Michigan, Minnesota, Mississípi, Missouri, Montana, Nebrasca, Nevada, Nova Hampshire, Nova Iorque, Nova Jérsei, Novo México, Ohio, Oklahoma, Oregon, Pensilvânia, Rhode Island, Tennessee, Texas, Utah, Vermont, Virgínia, Virgínia Ocidental, Washington, Wisconsin, Wyoming. Composição da População: euramericanos 84%, afro- americanos 12%, asiáticos 3%, ameríndios 1% (1996) (censo de 1996). Densidade Demográfica: 31 hab./km2. Crescimento Demográfico: 0,8% ao ano (1995 a 2000).

8 QUADRO ECONOMICO: Produtos Agrícolas: tabaco, milho, soja, sorgo, batata, beterraba, trigo, outros cereais. Pecuária: : bovinos, suínos, aves. Mineração: petróleo, gás natural, carvão, minério de ferro, minério de cobre, alumina, prata, urânio. Indústria: equipamentos de transporte, alimentícia, máquinas, química, metalúrgica, gráfica e editorial. Renda per capita: US$ ( estimativa 2009). PIB: US$ 14,256 trilhões (estimativa 2009)

9 A economia dos Estados Unidos é a maior economia nacional do mundo.Seu produto interno bruto nominal (PIB) foi estimado em 14,2 trihões dólares em 2009 que é aproximadamente três vezes maior do que a segunda maior economia nacional do mundo, o Japão. Seu PIB PPC é quase o dobro do segunda maior, a China. A economia estadunidense mantém um alto nível de produção per capita (PIB per capita de dólares em 2009, em torno da décima posição no mundo). Historicamente, a economia estadunidense tem mantido uma taxa de crescimento do PIB estável, uma baixa taxa de desemprego. Setor Primario: A Agricultura: É uma das maiores do mundo, produzindo grande quantidade de produtos vegetais que são suficientes para atender a demanda nacional. O Estados Unidos são um dos maiores exp0rtadores do mundo. (Trigo, soja, algodão...) A Pecuária: Possui o segundo maior rebanho de gado bovino comercial do mundo (103 milhões de cabeça de gado), também possuindo um grande rebanho de suínos e ovinos. A Pesca: Os Estados Unidos produzem anualmente mais de cinco milhões de toneladas de peixes e outros animais e vegetais marinhos e fluviais. O valor estimado destes produtos é de 3,4 bilhões de dólares. A maior parte da pesca é realizada no OceanoPacífico, embora a indústria da pesca também seja considerável no Golfo do México e no Oceano Atlântico. Outros locais onde a indústria possui importância razoável são em pequenas cidades ao longo do Rio Mississipp -Missouri,e nos Grandes Lagos.

10 A Silvicultura: Apesar das grandes reservas florestais, o grande consumo de madeira no país, ao longo da história americana, fizeram com que estas reservas lentamente diminuisem, ao mesmo tempo em que o desmatamento crescia gradualmente, por causa do gradual aumento da demanda. Os Estados Unidos são o maior importador mundial de madeira do mundo. Setor Secundário: A indústria de manufaturação dos Estados Unidos é a maior do mundo. As fábricas americanas produzem grandes quantidades tanto de produtos industriais - produtos que são usados por outras fábricas para a fabricação de outros produtos - e de produtos de consumo - produtos cujo destino final é o consumidor. O valor total dos produtos fabricados no país é de mais de 1,9 trilhão de dólares. A indústria de manufaturação está concentrada primariamente nos estados da região central e da região nordeste dos Estados Unidos. Atualmente, o crescimento industrial está concentrado no sul do país - especialmente no sudoeste americano

11 A indústria de construção consiste na construção e manutenção de estruturas tais como arranha-céus, casas, prédios, vias públicas e torres. Por ser uma indústria indispensável, está espalhada em todo o país. Mas esta indústria é mais forte na Califórnia (especialmente Los Angeles e San Francisco), Texas (Dallas e Houston), Illinois (Chicago) e Nova Iorque (Cidade de Nova Iorque). A Mineração: Os Estados Unidos é um grande país. Como tal, o país possui grandes e vários depósitos de numerosos recursos naturais dentro de seus limites territoriais. O valor dos recursos naturais minerados ou extraídos nos Estados Unidos é o segundo mais alto do mundoOs principais recursos naturais extraídos nos Estados Unidos são petróleo, gás natural e carvão. Setor Terciário O turismo é uma das principais fontes de renda dos Estados Unidos. Estima-se que o número de turistas domésticos - isto é, turistas de um dado país que visitam outro lugar neste mesmo dado país - esteja em torno de 1,5 bilhão anualmente. Os Estados Unidos são o terceiro país mais visitado por turistas estrangeiros

12 Finanças: Os Estados Unidos são o maior pólo financeiro do mundo. Existem cerca de 800 mil instituições financeiras. Aqui, estão incluidas bancos, seguradoras e imobiliárias. O setor financeiro emprega mais de 13 milhões de pessoas nos Estados Unidos - 7,8% da força de trabalho nacional - e é responsável por cerca de 19% do PIB nacional. Existem cerca de empresas financeiras nos Estados Unidos, mais 1,7 mil empresas de poupança e empréstimo, que são direcionadas primariamente para o financiamento da adquisição da casa própria. Nova Iorque, Chicago, Houston, Los Angeles, San Francisco e Filadélfia destacam-se como os principais centros financeiros do país.

13 O Estados Unidos são o maior produtor e consumidor de energia elétrica do mundo. O país consume cerca de um quarto de toda a energia elétrica produzida anualmente no mundo inteiro - apesar de concentrar apenas 5% da população mundial. O consumo de energia elétrica per capita do Estados Unidos é a segunda mais alta do mundo, atrás somente do Canadá. Combustíveis fósseis geram no total 39% da eletricidade produzida nos Estados Unidos. O carvão gera 57% da eletricidade consumida no país, o gás natural gera 9%, e petróleo gera 2%. O extensivo uso de combustíveis fósseis como combustível para geração de eletricidade, aliado à maior frota automobilística em atividade do planeta, fazem com que o Estados Unidos seja responsável sozinho por um quinto de toda a emissão de gases provocadores do efeito estufa. Eletricidade

14 Os Estados Unidos possuem uma extensiva malha rodoviária, ferroviária e hidroviária. De fato, a quilometragem destas malhas são as maiores do mundo em suas respectivas categoria. Existem cerca de 75 mil quilometros de rodovias e vias expressas de alta capacidade. Para cada 100 habitantes, existem cerca de 75 carros. Enquanto isto, caminhões transportam cerca de um quarto de toda a carga transportada no país. Trens transportam cerca de 35% de toda a carga transportada no país, enquanto respondem por apenas 1% dos passageiros movimentados. O contrário acontece com as linhas aéreas americanas, que transportam 18% dos passageiros mas menos de 1% da carga no país. O mercado norte americano de passageiros no setor aéreo é a maior do mundo. Transportes e telecomunicações Os Estados Unidos, tendo uma das economias mais poderosas e influentes do mundo, possui tratados comerciais com diversos países ao redor do mundo. Os Estados Unidos é um membro do NAFTA (Tratado de Livre Comércio da América do Norte), do qual o México e o Canadá fazem parte. O Canadá é indiscutivelmente o maior parceiro comercial dos Estados Unidos, seguido pelo Japão e pelo México. Os Estados Unidos faz parte da Cooperação Económica da Ásia e do Pacífico, um bloco econômico que tem por objetivo transformar a região do Pacífico em uma área de livre comércio e que engloba países da Ásia, América e da Oceania. O país faz parte da G8, grupo político-econômico que reúne os sete países mais poderosos economicamente do mundo mais a Rússia. Tratados Comerciais

15 RELAÇÕES EXTERIORES ONU (Organização das Nações Unidas), FMI (Fundo Monetário Internacional), Banco Mundial, OMC (Organização Mundial do Comércio), G-8, OEA (Organização dos Estados Americanos), Nafta (Tratado Norte-Americano de Livre Comércio), OCDE (Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Econômicos), OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte)

16 Os Estados Unidos da América são uma República Federal Presidencialista. Em nível federal, o poder executivo é exercido pelo Presidente, eleito por um colégio eleitoral, o poder legislativo pertence ao Congresso e o poder judiciário pertence aos tribunais. Cada estado elege ainda o seu próprio governador (chefe do executivo) e um congresso. Ainda há a possibilidade de, durante o pleito presidencial, os eleitores de um Estado aprovarem ou não projetos de lei relativos a diversas questões. Embora a Constituição americana curiosamente sequer mencione a existência de partidos políticos, toda e qualquer decisão política no país, desde a votação de uma emenda no Congresso até a eleição de um presidente, está vinculada ou ao Partido Republicano ou ao Partido Democrata. Os primeiros são mais conservadores do ponto de vista político, institucional e da moral e dos costumes, ao passo que os segundos possuem maior preocupação em relação aos problemas sociais e aos direitos humanos. Politica Atual

17 Sistema de eleição do Presidente Se o congresso e o Presidente são de cores diferentes, o sistema pode bloquear devido ao enorme poder do congresso. O Presidente não é eleito pelo povo, devido ao fato de quando a constituição foi feita, o poder executivo foi entregue a uma pessoa, mas o órgão central era o congresso, esse sim eleito pelo povo. O Presidente deveria seguir as políticas do congresso, e devido à importância do Presidente este não deve ser escolhido pelo povo, a eleição deve ser feita por patamares. A eleição indireta demonstra a desconfiança dos constitucionalistas no povo, estes devem eleger grandes eleitores e estes elegem o Presidente.

18 A candidatura presidencial é totalmente partidária, assumida, onde o Presidente é formalmente apresentado pelo Partido. Antes de ser candidato a Presidente dos EUA, tem de ganhar as eleições primárias (eleições de candidato ao Partido) onde todos os americanos votam. Só depois é que votam para os grandes eleitores. Este processo demora cerca de 7/9 meses, as campanhas começam muito tempo antes, pois têm de convencer o partido a escolherem- no como candidato. Nas primárias, nos 50 Estados, cada um tem direito a eleger um número de delegados ao Congresso partidário, que depois elegem a nomeação presidencial. Os eleitores são os cidadãos que quiserem participar. Em 2/3 dos Estados são só os CAUCUS (filiados no partido). Esta convenção partidária serve para aprovar o programa político-eleitoral, mas também para escolha do candidato a Vice-Presidente, que é também Presidente do Senado.

19 O Partido Democrata Características do Partido Democrata Caricatura « A live Jackass Kicking a Dead Lion »O seu símbolo é um burro, geralmente representado em cores vermelha e azul. Esta última é considerada a cor oficial do Partido Democrata, já que é a cor com a qual aparecem os estados donde vence este partido político. Localmente, o Partido Democrata tem vindo a aproximar-se do conservadorismo do seu adversário Republicano, em especial na região oeste, no centro e no sul do país. O Partido Democrata costuma ser tradicionalmente apoiado pelos trabalhadores, sindicados, assalariados, pela maioria das profissões intelectuais (professores, jornalistas, artistas) e por algumas das minorias étnicas (afro-americanos, hispânicos) e religiosas (católicos, judeus), enquanto o seu adversário Republicano costuma ser associado à população dita "Branca, Anglo-Saxônica e Protestante", mais próxima dos meios dos negócios e financeiros, profissões liberais, empreendedores e também das correntes religiosas protestantes maioritárias no país.

20 Animal-símbolo: elefante (elephant em inglês) Principais características: prega a redução dos impostos, para favorecer o crescimento da economia; é bastante conservador com relação à moral e aos costumes, bem como do ponto de vista religioso. Alega ser o partido dos patriotas, defende os "valores tradicionais americanos". Aborto: contrário, a não ser quando há risco de morte para a mãe; Pena de morte: geralmente, a favor. Regiões de sustentáculo: Sul e Meio-Oeste. Presidentes mais conhecidos: Abraham Lincoln, Dwight D. Eisenhower, Richard Milhous Nixon, Ronald Reagan, George H. W. Bush. Partido Republicano

21


Carregar ppt "Estados Unidos. Aspectos Humanos Aspectos Naturais Quadro Economico Politica Atual."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google