A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PSICOLOGIA DA SAÚDE Andréa Diniz

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PSICOLOGIA DA SAÚDE Andréa Diniz"— Transcrição da apresentação:

1 PSICOLOGIA DA SAÚDE Andréa Diniz

2 Uma Introdução à Psicologia da Saúde Os antecedentes da Psicologia da Saúde O que é o modelo biomédico? Quais os objetivos da Psicologia da Saúde?

3 Antecedentes da Psicologia da Saúde O séc XIX: A medicina moderna – homem estudado através das dissecações, investigações físicas e exames médicos. Darwin – a origem das espécies (1856) – homem como ser biológico (= modelo biomédico).

4 O modelo biomédico Causa exógenas das doenças ou endógenas involuntárias. Doenças causadas por desequilíbrios físicos, bactérias, vírus e predisposição genética. Os indivíduos não são considerados responsáveis pela sua doença, são vítimas de uma força externa que provoca mudanças internas. O tratamento visa mudar o estado físico do corpo: vacinação, cirurgia, quimioterapia, radioterapia... A responsabilidade pelo tratamento cabe á classe médica.

5 O modelo biomédico A saúde e a doença são qualitativamente diferentes. Mente e corpo funcionam independentemente. A doença pode ter consequências psicológicas, mas não causas psicológicas

6 O séc. XX O modelo biomédico foi posto em causa. Emergência da Medicina Psicossomática, Saúde Comportamental, Medicina Comportamental e, mais recentemente, da Psicologia da Saúde.

7 A Medicina Psicossomática Surge no início do século como resposta a análise freudiana da relação entre mente e doença física (HISTERIA).

8 Saúde Comportamental Disciplina preocupada com a manutenção da saúde e a prevenção da doença através do uso de informações educativas para modificar comportamentos e estilos de vida. O papel desempenhado pelo comportamento na determinação do estado de saúde do indivíduo é indicador da integração entre mente e corpo.

9 Medicina Comportamental Schwartz e Weiss (1977): uma amálgama de elementos das disciplinas científicas que estudam o comportamento (Psicologia, Sociologia e Educação para a Saúde) – insidia sobre os cuidados de saúde, tratamento e prevenção da doença. Pormeleau e Brady (1979): consistia em métodos derivados da análise comportamental do comportamento, como a terapia comportamental e a modificação do comportamento, estando envolvida na avaliação, tratamento e prevenção das doenças físicas ou disfunções fisiológicas (por ex: hipertensão essencial, sem causa aparente; comportamentos de dependência e obesidade). Neuroses e psicoses não poderiam ser incluídos na medicina comportamental, a não ser que contribuíssem para o desenvolvimento da doença física.

10 Psicologia da Saúde Mtarazzo (1980): o conjunto das contribuições específicas, educacionais, científicas e práticas da Psicologia, para a promoção e manutenção da saúde, prevenção e tratamento da doença e disfunções relacionadas. Mente presente na causa e no tratamento da doença.

11 Psicologia da Saúde Os seres humanos devem ser vistos como sistemas complexos e a doença é causada por uma multiplicidade de fatores. A doença pode ter origem numa combinação de fatores biológicos, psicológicos e sociais – modelo biopsicossocial de saúde e doença.

12 Modelo biopsicossocial BIO: Vírus; bactérias, lesões, genética. PSICO: Comportamento, crenças, coping, stress, dor. SOCIAL: Classe; emprego, etnia.

13 Psicologia da Saúde O indivíduo é responsável pelo seu estado de saúde/doença. A pessoa no seu todo deve ser tratada: mudanças de comportamento, crenças, estratégias de coping e adesão ao tratamento. O doente é responsabilizado pelo seu tratamento. Saúde e doença são situados num continuum. Interação mente/corpo.

14 Objetivos da Psicologia da Saúde Ênfase ao papel desempenhado pelos fatores psicológicos nas causas, progressão e consequências da saúde e da doença. Objetivos: compreender, explicar, desenvolver e testar teorias e colocar em práticas essas mesmas teorias: Avalia o papel do comportamento na etiologia da doença; Faz o prognóstico dos comportamentos prejudiciais para a saúde; Estuda o papel da psicologia na vivencia da doença; Avalia o papel da psicologia no tratamento da doença.


Carregar ppt "PSICOLOGIA DA SAÚDE Andréa Diniz"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google