A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UMA INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA DA SAÚDE Odgen, J. Andréa B. Magalhães Pontifícia Universidade Católica de Goiás Psicologia da Saúde e Hospitalar.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UMA INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA DA SAÚDE Odgen, J. Andréa B. Magalhães Pontifícia Universidade Católica de Goiás Psicologia da Saúde e Hospitalar."— Transcrição da apresentação:

1 UMA INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA DA SAÚDE Odgen, J. Andréa B. Magalhães Pontifícia Universidade Católica de Goiás Psicologia da Saúde e Hospitalar

2 ANTECEDENTES O SÉCULO XIX – Início da Psicologia Moderna: O SÉCULO XIX – Início da Psicologia Moderna: –Homem estudado pela: a) dissecação b) Investigações físicas c) Exames médicos

3 A tese de Darwin (1856): –Incluiu o homem no Universo da Natureza: SER BIOLÓGICO O Modelo biomédico estuda os SERES VIVOS da mesma forma que estuda OUTROS ANIMAIS e/ou outros SERES DO MUNDO NATURAL.

4 O MODELO BIOMÉDICO 1. O QUE CAUSA A DOENÇA??? Advêm do exterior do corpo; Advêm do exterior do corpo; Mudanças físicas internas ou com origem em mudanças físicas internas involuntárias; Mudanças físicas internas ou com origem em mudanças físicas internas involuntárias; Desequilíbrios químicos, bactérias,vírus, predisposição genética; Desequilíbrios químicos, bactérias,vírus, predisposição genética;

5 2. QUEM É O RESPONSÁVEL PELA DOENÇA??? O indivíduo não é responsável pela sua doença: são vistos como vítimas de força externa que provoca mudanças internas. O indivíduo não é responsável pela sua doença: são vistos como vítimas de força externa que provoca mudanças internas.

6 3. COMO DEVEM SER TRATADAS AS DOENÇAS??? Vacinação; Vacinação; Cirurgia; Cirurgia; Quimioterapia; Quimioterapia; Radioterapia. Radioterapia.

7 4. QUEM É RESPONSÁVEL PELO TRATAMENTO??? Classe Médica Classe Médica

8 5. QUAL É A RELAÇÃO ENTRE SAÚDE E DOENÇA??? São qualitativamente diferentes; São qualitativamente diferentes; Ou se é doente; Ou se é doente; Ou se saudável; Ou se saudável;

9 6. QUAL É A RELAÇÃO ENTRE MENTE E CORPO??? Funcionam independentemente; Funcionam independentemente; Comparada ao modelo dualista tradicional da divisão mente-corpo; Comparada ao modelo dualista tradicional da divisão mente-corpo; A mente é incapaz de influenciar no corpo; A mente é incapaz de influenciar no corpo;

10 7. QUAL O PAPEL DA PSICOLOGIA NA SAÚDE E NA DOENÇA??? A doença traz consequências psicológicas para o doente, mas não são causas psicológicas. A doença traz consequências psicológicas para o doente, mas não são causas psicológicas.

11 O SÉCULO XX A Medicina Psicossomática A Medicina Psicossomática Saúde Comportamental Saúde Comportamental Medicina Comportamental Medicina Comportamental Modelos de mutação da relação entre a mente e o corpo

12 A Medicina Psicossomática Primeiro desafio ao modelo biomédico; Primeiro desafio ao modelo biomédico; Resposta à análise freudiana da relação entre mente e doença física: a paralisia histérica não apresentava uma causa física clara – reflexo do estado mental do indivíduo expressando sentimentos por meio de problemas físicos. Resposta à análise freudiana da relação entre mente e doença física: a paralisia histérica não apresentava uma causa física clara – reflexo do estado mental do indivíduo expressando sentimentos por meio de problemas físicos.

13 Saúde Comportamental Disciplina preocupada com a manutenção da saúde e a prevenção da doença em indivíduos normalmente saudáveis, por meio do uso de informações educativas para modificar comportamentos e estilos de vida. Disciplina preocupada com a manutenção da saúde e a prevenção da doença em indivíduos normalmente saudáveis, por meio do uso de informações educativas para modificar comportamentos e estilos de vida. INTERAÇÃO MENTE E CORPO

14 Medicina Comportamental Outra disciplina que incidia sobre: Outra disciplina que incidia sobre: - Os cuidados da saúde; - Tratamentos; - Prevenção da Saúde. Descrita em 1977 por Schwartz e Weiss – base de estudo era o comportamento, com as disciplinas Psicologia, Sociologia e Educação para a Saúde; Descrita em 1977 por Schwartz e Weiss – base de estudo era o comportamento, com as disciplinas Psicologia, Sociologia e Educação para a Saúde;

15 Em 1979, Pomerleau e Brady, descreve a Medicina Comportamental como a Análise experimental do comportamento, como a terapia comportamental e a modificação do comportamento. Em 1979, Pomerleau e Brady, descreve a Medicina Comportamental como a Análise experimental do comportamento, como a terapia comportamental e a modificação do comportamento. Compreende: Compreende: – Avaliação; – Tratamento; – Prevenção das doenças físicas ou disfunções fisiológicas (hipertensão, obesidade); Incluiu a Psicologia no estudo da Saúde. Incluiu a Psicologia no estudo da Saúde.

16 PSICOLOGIA DA SAÚDE O Conjunto das contribuições específicas, educacionais, científicas e práxicas da disciplina Psicologia, para a promoção e manutenção da saúde, prevenção e tratamento da doença e disfunções relacionadasO Conjunto das contribuições específicas, educacionais, científicas e práxicas da disciplina Psicologia, para a promoção e manutenção da saúde, prevenção e tratamento da doença e disfunções relacionadas (Matarazzo, 1980).

17 1. O QUE CAUSA A DOENÇA??? Causada por uma multiplicidade de fatores e não por um único fator causal; Causada por uma multiplicidade de fatores e não por um único fator causal; Origem sustentada em uma combinação de fatores biológicos, psicológicos e sociais Origem sustentada em uma combinação de fatores biológicos, psicológicos e sociais –MODELO BIOPSICOSSOCIAL DE SAÚDE E DOENÇA (Engel, 1977, 1980).

18 BIO Vírus Vírus Bactérias Bactérias Lesões LesõesPSICO Comportamento Comportamento Crenças Crenças Coping Coping Stress Stress Dor DorSOCIAL Classe Classe Emprego Emprego Etnia Etnia Condições Culturais Condições Culturais

19 2. QUEM É O RESPONSÁVEL PELA DOENÇA??? Os indivíduos são os próprios responsáveis pelo seu estado de saúde e pelas suas doenças; Os indivíduos são os próprios responsáveis pelo seu estado de saúde e pelas suas doenças; Não é mais uma vítima passiva. Não é mais uma vítima passiva.

20 3. COMO DEVEM SER TRATADAS AS DOENÇAS??? O indivíduo deve ser tratado com um todo e não apenas a sua doença; O indivíduo deve ser tratado com um todo e não apenas a sua doença; Mudanças de comportamento, estratégias de enfrentamento e adesão às recomendações médicas. Mudanças de comportamento, estratégias de enfrentamento e adesão às recomendações médicas.

21 4. QUEM É RESPONSÁVEL PELO TRATAMENTO??? O doente é, em parte, responsável pelo seu tratamento; O doente é, em parte, responsável pelo seu tratamento; Não são vítimas. Não são vítimas.

22 5. QUAL É A RELAÇÃO ENTRE SAÚDE E DOENÇA??? Ambas são situadas num continuum; Ambas são situadas num continuum; Os indivíduos progridem da saúde para a doença e viceversa. Os indivíduos progridem da saúde para a doença e viceversa.

23 6. QUAL É A RELAÇÃO ENTRE MENTE E CORPO??? Mente e corpo se interagem; Mente e corpo se interagem; –Entidades vistas numa perspectiva de influencias mútuas categorizadas como separadas.

24 7. QUAL O PAPEL DA PSICOLOGIA NA SAÚDE E NA DOENÇA??? Os fatores psicológicos são vistos como contributo para a sua etiologia e não apenas como possíveis consequências. Os fatores psicológicos são vistos como contributo para a sua etiologia e não apenas como possíveis consequências.

25 OBJETIVOS DA PSICOLOGIA DA SAÚDE 1. Compreender, explicar desenvolver e testar teorias: a) Avalia o papel do comportamento na etiologia da doença; b) Fazendo o prognóstico dos comportamentos prejudiciais para a saúde; c) Estudando o papel da Psicologia na vivência da doença; d) Avaliando o papel da Psicologia no tratamento da doença.

26 2. Pôr em prática a teoria: a) Promovendo um comportamento saudável; b) Prevenindo o aparecimento da doença.


Carregar ppt "UMA INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA DA SAÚDE Odgen, J. Andréa B. Magalhães Pontifícia Universidade Católica de Goiás Psicologia da Saúde e Hospitalar."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google