A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado"— Transcrição da apresentação:

1 Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado
Projecto aLeR+ “Imagine como tudo seria diferente se todas as crianças gostassem de ler…”

2 Apresentação do projecto
O projecto aLer+ é uma iniciativa do PNL e da RBE destinada a apoiar as escolas que se disponham a desenvolver um ambienta integral de leitura. “Envolver os alunos na prática de leitura, usando estratégias diversificadas, é um dos meios mais eficazes para promover a mudança social” “Para uma criança se tornar leitora precisa de apoio motivacional e cognitivo.” “A motivação pela leitura é fomentada com livros interessantes, com respeito pela autonomia de cada um e com actividades que envolvem interacção e colaboração com os seus iguais.” in Reading for Change, relatório Pisa da OCDE(2002)

3 Linhas orientadoras A escola deve colocar o prazer de ler
no centro do Projecto Educativo e trabalhar com as famílias para encorajarem a leitura autónoma e nos tempos livres. Colocar o prazer de ler no centro dos esforços da escola para elevar os níveis de aprendizagem e o sucesso dos alunos. Envolver na promoção da leitura todos os elementos da comunidade escolar: professores, funcionários, pais, animadores, autarcas, instituições, etc... Trabalhar em parceria com as famílias para estimular a leitura em casa. Estabelecer relações com a comunidade local e com outras escolas, articulando esforços na promoção do prazer de ler. Assegurar o máximo de visibilidade à leitura em contexto escolar. Partilhar boas práticas com as escolas e bibliotecas do projecto aLeR+.

4 Outras Orientações Ao aderir ao projecto aLeR+,
a escola reconhece a importância de construir uma cultura integrada de leitura. Criar uma cultura de leitura de escola na qual os alunos são encorajados a ser leitores entusiastas e tornar as práticas de leitura um hábito consistente. Desenvolver a leitura nas várias áreas curriculares elaborando listagens de materiais de leitura ( livros, revistas, sites )para determinado tema. Ter em conta diferentes percursos de leitura dos alunos, consultando - os sobre as suas preferências de leitura e envolvendo-os na organização de actividades da biblioteca e na construção de materiais relacionados com a leitura. Organizar eventos para elevar os níveis de leitura. Desenvolver a biblioteca escolar.

5 Objectivos/metas Com base na auto-avaliação sobre leitura
e literacia realizado no ano lectivo de , a CAI propõe os seguintes objectivos para o próximo ano lectivo: Aumentar em 10% o fundo documental; Promover maior articulação entre os docentes e a BE (ao nível de uma planificação prévia, ao nível da realização de actividades e ao nível do envolvimento da comunidade na melhoria das competências de leitura e literacia); Melhorar em 25% a participação dos alunos em fóruns, blogues, concursos e actividades de leitura; Aumentar em 100% a requisição domiciliária nas interrupções lectivas; Diminuir em 10% o número de docentes que ainda não utiliza a BE para o desenvolvimento da actividade docente.

6 Acções de melhoria Tendo em conta os aspectos apontados como menos positivos, entende a CAI que o Plano de Acção deverá ter em conta os seguintes pressupostos: Calendarizar reuniões com as estruturas intermédias e com os responsáveis pelas ACND, no sentido de planificar projectos e actividade conjuntas, nomeadamente: Projecto 1- A elaboração por cada conselho de turma, no âmbito do PCT, de um projecto de leitura (selecção de obras de leitura orientada, exploração de obras, trabalhos de pesquisa, leituras digitais, …) que promovam a utilização da BE no desenvolvimento das competências de leitura e literacia;

7 Acções de melhoria Projecto 2 – No início do ano, A BE deverá criar semanas de divulgação do fundo documental, por grupo disciplinar, destacando obras relacionadas com as áreas curriculares. Projecto 3 – Incentivar cada docente a utilizar, pelo menos uma vez no ano lectivo, um tempo lectivo da sua disciplina no desenvolvimento de actividades de promoção de leitura na BE (sessão de leitura, pesquisas, participação em fóruns de leitura, participação em blogues, visionamento de filmes temáticos/educativos); Projecto 4 – Envolver os 6 departamentos na promoção da leitura e incentivar os alunos a fazerem requisições domiciliárias nas interrupções lectivas.

8 Referências bibliográficas
Azevedo, Fernando (coord.).( 2007). Formar leitores - Das Teorias às Práticas, Lisboa: Lidel Edicões Técnicas Lda Materiais do Projecto aLER+ Rede de Bibliotecas Escolares, disponível em edu.pt/np4/57 acedido em


Carregar ppt "Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google