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PublicouMarianne Perreira Alterado mais de 9 anos atrás
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Requisitos Iniciais Aeronave de Transporte Comercial Base de certificação FAR 25 Propor Família de Aeronaves: 50 a 120 passageiros Alcance máximo 8000 km (reserva de combustível: 6%) Velocidade de Cruzeiro Mach 0.7 a 0.9 2
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Metas estabelecidas Conquistar Mercado Baixo custo operacional Fácil manutenção Partes comuns Aeronaves leves Compósitos Motores eficientes Consumo combustível Menor emissão sonoraQualidadeConfortoAlcanceDesignInternoExterno 3
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Análise de mercado Concorrentes Embraer (EMB 170, EMB 175, EMB 190, EMB 195) Bombardier (CRJ 700, CRJ 705, CRJ 900, CRJ 1000, CS100) Mitsubishi (MRJ 70) Sukhoi (Superjet) Airbus (A318) Boeing (B 737-600) ACAC - China (ARJ 21-900) 4
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Análise de mercado Futuros clientes Renovação de frota: a partir de 5 anos Novas rotas Mais de 140 empresas de linhas aéreas Tendência: descentralização de rotas Rotas regionais: de 1000 a 2500 km Long range: 3500 km 5
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Análise de mercado 1000 km 2500 Km 3500 km 6
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Análise de mercado 7 Número de assentos Maior crescimento relativo: 70 a 110 passageiros Estimativa da categoria: 5000 aeronaves em serviço 2026 2006
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Missão 8
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Conceito 9 Asa baixa Empenagem convencional Posição motores (Provavelmente vai ter uma figura que vai aparecendo a fuselagem, a asa, os motores, a empenagem e o trem de pouso conforme for falando de cada parte.)
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Conceito 9 Winglets
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Conceito 10 Uso de materiais compósitos Diminuição de peso da aeronave Liberdade nas formas: aerodinâmica Maior eficiência estrutural Métodos de reparos inovadores Necessidade de desenvolvimento de conhecimento nesta área Dificuldade de homologação Aumento de demanda por compósitos.
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Conceito 10 Uso de materiais compósitos - Análise Boeing 787 20% de economia de combustível em relação aos concorrentes 10% mais barato a milha por passageiro que os aviões da mesma categoria Diminuir 1% no peso do avião diminui em 0,75%-1% o consumo de combustível
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Conceito 10 Uso compósitos (Colocar gráficos do Diego ou figura de onde vai usar os materiais compósitos no nosso avião) – discutir com o resto do grupo
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Conceito 10 Uso compósitos Reparabilidade e Manutenção: Utilização de NDT para verificação de fadiga, trincas, etc. -Ultrasom baixa freqüência -CT scan -Termografia Projetar visando simplicidade no reparo. Tecnicas mais comuns de reparo: -non-patch repairs: adequado para pequenos danos -bonded external patch repairs: reparos de laminados compósitos com menos de 2 mm de espessura -bonded scarf repairs: adequado para seções de compósito espessas
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Conceito 11 Partes comuns
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Conceito 13 Acréscimo de seções de fuselagem: 76, 92 e 108 assentos (Figura layout interno) Descarte da aeronave de 76 assentos
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Estimativa de Peso 13 Método Raymer – banco de dados Estimativa de W fuel :16,5% Calculo de W payload : Passageiro=77,3 kg Bagagem=26 kg Banco de dados Iterações Número de Assentos10892 MTOW (W 0 ) [Kg]5670047900
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Estimativa de Peso 13 Método Torenbeek Estimativa de W eng Estimativa de W fuel (Banco de Dados) Calculo de W payload Passageiro=77,3 kg Bagagem=26 kg Iterações Número de Assentos10892 MTOW (W 0 ) [Kg]5230048500
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Estimativa de Carga Alar 13 Banco de dados Número de Assentos10892 W/S [Kg/m 2 ]484,2484,8
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Carga de Potência 13 Método Raymer AtitudeT/W Cruzeiro0,06 Subida0,28 Decolagem0,26
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Constraint Analysis 13 Método Mattingly Região de Solução
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Constraint Analysis 13 Comparação
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Área de Asa 13 Torenbeek S ≥ W 0 / (0,5. ρ.V TO 2. C Lmax ) C Lmax = 2,4 (Torenbeek: double sloted flap) V TO = 140 mph = 225 km/h S = 111,3 m 2 Carga alar do banco de dados S ≥ W 0 / (W/S) W/S = 484,2 kg/m 2 W 0 = 52300 kg S = 108 m 2 Alongamento inicial: 9 Afilamento inicial: 0,5 Envergadura: 31,5 m Corda média aerodinâmica: 3,5 m Corda da ponta: 2,3 m Corda da raiz: 4,7 m
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Comprimento das fuselagens 13 Método Raymer High Density Pitch poltronas: XX pol
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Aerodinâmica 13 Aerofólio – Banco de dados Aeronave Aerofólio RAIZPONTA Boeing 737-100BAC449/450/451BAC442B Douglas DC-9-30DSMA-433A/434-ADSMA435A/436A Fairchild Dornier 428Do A-5 Embraer ERJ-145Embraer Supercritical YAK-42TsAGI-Sr9 8,5%TSAGI-SR9 6,5% Fokker 100Fokker 12,3%Fokker 9,6% B737 10015,37%10,80% Jane’s e UIUC
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Aerodinâmica 13 Aerofólio - Critérios estabelecidos C l max > 1,8 t ≈ 12% M crit ≈ 0,75 C m > -0,15 C d minimizado C l cruz ≈ 0,5
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Aerodinâmica 13 Aerofólio - Supercrítico Salomon 1 t15% M crit 0,65
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Aerodinâmica 13 Aerofólio -Transônico: Isake 8386
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Aerodinâmica 13 Aerofólio -Dispositivos de Hiper-Sustentação: Double Slotted Flap
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Aerodinâmica 13 Aerofólio do Leme: Laminar Simétrico Objetivo: Cd → mín
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Aerodinâmica 13 Distribuição de Sustentação XXXXXXXXXX
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Aerodinâmica 13 Análises futuras Estol de ponta de asa Interferência da esteira da asa na empenagem Melhorar o aerofólio
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Desempenho 13 Arrasto XXXXXXXXXX
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Desempenho 13 Potência requerida XXXXXXXXXX
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Desempenho 13 Escolha de motores XXXXXXXXXX
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Desempenho 13 Cálculo de alcance XXXXXXXXXX
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Desempenho 13 Cálculo de decolagem e pouco XXXXXXXXXX
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Desempenho 13 Mais coisas feitas pelo Bomba XXXXXXXXXX
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Desempenho 13 Calculos futuros XXXXXXXXXX
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Estruturas 13 Pneus XXXXXXXXXX
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Estruturas 13 Calculos futuros XXXXXXXXXX
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Estabilidade 13 Volume de cauda XXXXXXXXXX
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Estabilidade 13 Calculo de CG XXXXXXXXXX
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Estabilidade 13 Passeio CG e outras coisitas mais XXXXXXXXXX
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Sistemas 13 Piloto XXXXXXXXXX
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Sistemas 13 Piloto XXXXXXXXXX
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Horus Aircraft 13 Gráfico de Constrains Analysis
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Horus Aircraft 13 Figura do avião Aeronave com boa aceitação do consumidor final: passageiro Motor ecologicamente correto, baixo ruído, baixo consumo Winglets Tecnologia agregada: uso de compósitos Baixo custo operacional Aeronave confiável Etc etc etc
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Horus Aircraft 13 Figura três vistas renderizada FIM!
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