A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

QUIZ SOBRE O VIH/ SIDA CLICA NA RESPOSTA CORRETA! 3. Se partilhar agulhas com outra pessoa, é possível que contraia o VIH VF VF 1. É possível contrair.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "QUIZ SOBRE O VIH/ SIDA CLICA NA RESPOSTA CORRETA! 3. Se partilhar agulhas com outra pessoa, é possível que contraia o VIH VF VF 1. É possível contrair."— Transcrição da apresentação:

1 QUIZ SOBRE O VIH/ SIDA CLICA NA RESPOSTA CORRETA! 3. Se partilhar agulhas com outra pessoa, é possível que contraia o VIH VF VF 1. É possível contrair o VIH em casas de banho públicas. VF 2. O VIH não é passado através da tosse ou espirros.

2 VF 4. É possível contrair o VIH se tiver relações sexuais com alguém que injeta drogas. VF 5. O VIH pode ser transmitido por picadas de mosquitos. VF 6. O VIH pode ser transmitido pela partilha de um copo de água com alguém infetado pelo vírus.

3 FV 7. É possível contrair o VIH ao fazer uma tatuagem FV 8. Uma mulher grávida com o VIH pode transmitir o vírus ao seu bebé antes dele nascer.

4 VF 9. O uso de preservativo pode impedir uma pessoa de contrair o VIH. VF 10. Tomar a pílula anti-concecional impede uma mulher de contrair o VIH. 11. Uma pessoa pode contrair o VIH mesmo se tiver relações sexuais com outra pessoa uma única vez. VF

5 VF 12. Uma pessoa pode contrair o VIH ao receber sangue durante uma operação cirúrgica. 13. Ter relações com mais de um parceiro pode aumentar a possibilidade de uma pessoa ser infectada pelo VIH. VF 14. Uma pessoa pode contrair o VIH através do contacto com saliva, lágrimas ou urina. VF

6 FIM

7 É POSSÍVEL CONTRAIR O VIH EM CASAS DE BANHO PÚBLICAS Tenta outra vez! V. Como o vírus não se transmite através de fezes, urina ou saliva não pode ser transmitido pela utilização de casas de banho, ainda que sejam públicas.

8 O VIH NÃO É PASSADO ATRAVÉS DA TOSSE OU ESPIRROS Tenta outra vez! F. O VIH não se transmite pelo ar e por isso não é disseminado pela tosse ou pelos espirros.

9 Tenta outra vez! F. Ao contrário do que pensas é o modo mais fácil de penetração do vírus dentro do organismo. Através da picada por agulhas contaminadas com o VIH este é colocado diretamente na corrente sanguínea, sendo por isso uma forma muito eficaz de transmissão. NUNCA devemos partilhar seringas ou agulhas!! SE PARTILHAR AGULHAS COM OUTRA PESSOA, É POSSÍVEL QUE CONTRAIA O VIH

10 É POSSÍVEL CONTRAIR O VIH SE TIVER RELAÇÕES SEXUAIS COM ALGUÉM QUE INJETA DROGAS Tenta outra vez! F. O VIH pode ser contraido através de relações sexuais não protegidas com qualquer pessoa.

11 O VIH PODE SER TRANSMITIDO POR PICADAS DE MOSQUITOS Tenta outra vez! V. Os insetos, incluindo mosquitos, percevejos, carraças, piolhos etc… ainda que se alimentem de sangue não transmitem os VIH porque a quantidade de sangue inoculada pelos insetos não é suficiente para conter uma dose infeciosa do vírus e os vírus quando existem morrem no estômago do inseto.

12 O VHI PODE SER TRANSMITIDO PELA PARTILHA DE UM COPO DE ÁGUA COM ALGUÉM INFETADO PELO VÍRUS Tenta outra vez! V. Uma pessoa não pode contrair o VIH ao partilhar um copo de água porque o VIH não se transmite pela louça, nem pelo telefone ou toalhas porque a saliva não tem a concentração necessária de vírus à sua transmissão.

13 É POSSÍVEL CONTRAIR O VIH AO FAZER UMA TATUAGEM Tenta outra vez! V. Possível é, mas só no caso dos materiais não terem sido devidamente esterilizados ou desinfectados. A transmissão do VIH pelo sangue pode ocorrer através de tatuagens, acupunctura, colocação de brincos, tratamentos em manicuras e pedicuras e tratamentos dentários, e por isso deves assegurar-te que os materiais são devidamente esterilizados ou desinfectados..

14 UMA MULHER GRÁVIDA COM O VIH PODE TRANSMITIR O VÍRUS AO SEU BEBÉ ANTES DELE NASCER Tenta outra vez! F. Uma mulher pode infetar a criança “in utero” durante a gravidez ou durante o parto, sendo a probabilidade de infeção de 25 a 35%. Esta probabilidade pode ser reduzida se durante a gravidez a mulher tomar um medicamento designado AZT, o qual reduz para aproximadamente 5% a probabilidade da criança ficar infetada. A cesariana e não alimentar o bebé com o próprio leite também reduzem a probabilidade de infeção do vírus quando a mulher está infetada.

15 O USO DE PRESERVATIVO PODE IMPEDIR UMA PESSOA DE CONTRAIR O VIH Tenta outra vez! F. Os preservativos de látex são barreiras eficazes à entrada do vírus no nosso organismo. O VIH não consegue atravessar a espessura do preservativo. No entanto, o preservativo tem de ser utilizado corretamente para proteger da infeção.

16 TOMAR A PÍLULA ANTI-CONCEPCIONAL IMPEDE UMA MULHER DE CONTRAIR O VIH Tenta outra vez! V. Não é verdade. A pílula protege da gravidez, mas não protege absolutamente nada contra a infecção pelo VIH.

17 UMA PESSOA PODE CONTRAIR O VIH MESMO SE TIVER RELAÇÕES SEXUAIS COM OUTRA PESSOA UMA ÚNICA VEZ Tenta outra vez! F. Estás enganado(a). Para ficar infetado basta ter relações sexuais não protegidas uma única vez. Mas quanto mais vezes isto acontecer mais aumenta a probabilidade de contágio, por isso deves usar sempre preservativo mesmo que tenhas tido uma relação sexual não protegida.

18 UMA PESSOA PODE CONTRAIR O VIH AO RECEBER SANGUE DURANTE UMA OPERAÇÃO CIRÚRGICA Tenta outra vez! F. Realmente a partir de 1985 começou a recorrer-se a processos de inacivação do vírus, o que elimina quase totalmente a existência de VIH no sangue recebido num hospital em Portugal e nos países industrializados.

19 TER RELAÇÕES COM MAIS DE UM PARCEIRO PODE AUMENTAR A POSSIBILIDADE DE UMA PESSOA SER INFETADA PELO VIH Tenta outra vez! F. A probabilidade de encontrarmos um parceiro infetado aumenta com o número de parceiros. Mas tens razão se pensas que o mais importante para evitar a infeção é usar sempre preservativo.

20 UMA PESSOA PODE CONTRAIR O VIH ATRAVÉS DE CONTATO COM SALIVA, LÁGRIMAS OU URINA Tenta outra vez! V. A quantidade de vírus nestes líquidos é insignificante e não há provas de que transmitam a infeção.

21 COMO ESTÃO OS TEUS CONHECIMENTOS? RESPOSTAS ERRADAS: Zero: Estás de PARABÉNS, sabes quase tudo o que tens a saber. Menos de metade: Nada mal, mas mesmo assim há alguma informação que precisas saber! Mais de metade: Pois é! Há muitas Procura informação no nosso site Não deixes de pesquisar informações!! Reiniciar o quiz

22 PARABÉNS!!! A tua resposta está correta

23 PARABÉNS!!! A tua resposta está correta

24 PARABÉNS!!! A tua resposta está correta

25 PARABÉNS!!! A tua resposta está correta

26 PARABÉNS!!! A tua resposta está correta


Carregar ppt "QUIZ SOBRE O VIH/ SIDA CLICA NA RESPOSTA CORRETA! 3. Se partilhar agulhas com outra pessoa, é possível que contraia o VIH VF VF 1. É possível contrair."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google