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O que é? Para que serve? Como se faz? O que é? Para que serve? Como se faz?

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Apresentação em tema: "O que é? Para que serve? Como se faz? O que é? Para que serve? Como se faz?"— Transcrição da apresentação:

1 O que é? Para que serve? Como se faz? O que é? Para que serve? Como se faz?

2 A palavra PROPAGANDA vem do latim propagare que quer dizer propagar, multiplicar, estender e difundir. Fazer PROPAGANDA é propagar ideias, crenças, princípios e doutrinas. A palavra PROPAGANDA vem do latim propagare que quer dizer propagar, multiplicar, estender e difundir. Fazer PROPAGANDA é propagar ideias, crenças, princípios e doutrinas.

3 O termo PROPAGANDA foi usado primeiramente pela Igreja Católica, no século XVII, através da criação de uma Comissão de Propagação da Fé.

4 Hitler disse: A propaganda permitiu-nos conservar o poder, a propaganda nos possibilitará a conquista do mundo.

5 Publicidade deriva de público (do latim publicus) e designa a qualidade do que é público. Significa o ato de vulgarizar, de tornar público um fato, uma ideia (SANTANNA, 1998, p. 75)

6 Quando alguém pede um minuto da sua atenção para falar sobre a vinda de Jesus, ela está fazendo propaganda da sua religião. Se no meio desse discurso aparecer a marca de uma loja de artigos religiosos, transforma-se em publicidade. Quando alguém pede um minuto da sua atenção para falar sobre a vinda de Jesus, ela está fazendo propaganda da sua religião. Se no meio desse discurso aparecer a marca de uma loja de artigos religiosos, transforma-se em publicidade.

7 Outro exemplo é a campanha de combate à dengue. Quando o Governo veicula peças mostrando as formas de prevenção ao mosquito, isso é propaganda. Se a Raid faz o mesmo, é publicidade. Outro exemplo é a campanha de combate à dengue. Quando o Governo veicula peças mostrando as formas de prevenção ao mosquito, isso é propaganda. Se a Raid faz o mesmo, é publicidade. O que distingue uma da outra ?

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9 Site Raid

10 No dia a dia, essa diferença é irrelevante, os publicitários trabalham com as duas formas de comunicação e em alguns momentos, elas se misturam.

11 Tabuletas anunciavam os combates dos gladiadores, e as diversas casas de banho existentes em Pompéia. Propaganda oral – pregoeiros anunciavam a venda de escravos, gados e outros produtos Tabuletas anunciavam os combates dos gladiadores, e as diversas casas de banho existentes em Pompéia. Propaganda oral – pregoeiros anunciavam a venda de escravos, gados e outros produtos

12 Idade Média - Uso dos símbolos para identificar o local de trabalho. Com o passar do tempo, estes símbolos tornaram-se emblemas de marca e logotipos e serviam para identificar oficinas de artesões, de consertos, estabelecimentos de venda de produtos. Idade Média - Uso dos símbolos para identificar o local de trabalho. Com o passar do tempo, estes símbolos tornaram-se emblemas de marca e logotipos e serviam para identificar oficinas de artesões, de consertos, estabelecimentos de venda de produtos.

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16 Advento da era industrial – produção em massa necessidade de aumentar o consumo > a técnica publicitária foi se aperfeiçoando e passa a ser mais persuasiva e perde o sentido informativo.

17 A publicidade serve para realizar a tarefas de comunicação de massa com economia, velocidade e volume maiores que os obtidos através de quais quer outros meios. (SANTANNA, 1998, p. 76)

18 Rádio – atinge um maior número de pessoas de forma mais rápida e ao mesmo tempo. Jingles Rádio – atinge um maior número de pessoas de forma mais rápida e ao mesmo tempo. Jingles

19 TV – une o som e a imagem – depois dos anos A televisão começou se transforma no meio publicitário mais poderoso para atingir as massas. TV – une o som e a imagem – depois dos anos A televisão começou se transforma no meio publicitário mais poderoso para atingir as massas.

20 A concorrência desenfreada entre as várias marcas, obrigou o aparecimento de uma propaganda mais agressiva, chamada de propaganda combativa, com a tentativa de impor um produto ao outro.

21 Informar: busca criar conscientização e conhecimento e, também, tem a finalidade de informar sobre novos lançamentos, alterações no produto, modificações no preço, novas promoções, novos usos para o produto, explicar como funciona, entre outros.

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25 Persuadir: procura criar simpatia, preferência, convicção e a compra de um produto. Lembrar: estimula a repetição de compra e busca a fidelização. Reforçar: busca convencer os atuais compradores de que fizeram a compra certa. Persuadir: procura criar simpatia, preferência, convicção e a compra de um produto. Lembrar: estimula a repetição de compra e busca a fidelização. Reforçar: busca convencer os atuais compradores de que fizeram a compra certa.

26 A PROPAGANDA não tem como função vender um produto. A venda é uma consequência do processo de comunicação persuasiva que envolve a propaganda. A PROPAGANDA não tem como função vender um produto. A venda é uma consequência do processo de comunicação persuasiva que envolve a propaganda.

27 Ajuda a promover entidades sem fins lucrativos; Campanhas de combate às drogas, alcoolismo e outras de caráter social Ensina e Educa – Campanhas de educação no trânsito, uso de preservativos, câncer de mama, prevenção da dengue. Ajuda a promover entidades sem fins lucrativos; Campanhas de combate às drogas, alcoolismo e outras de caráter social Ensina e Educa – Campanhas de educação no trânsito, uso de preservativos, câncer de mama, prevenção da dengue.

28 Meios de comunicaçao de massa não existiriam sem a propaganda. É um dos pilares da liberdade de imprensa. O que sustenta os meios de comunicação é o faturamento arrecadado com a venda dos espaços publicitários.

29 Programação e conteúdos de veículos de comunicação são totalmente pagos pela propaganda. Eventos culturais (peças de teatro, exposições e outros) são gratuitos por conta de patrocínios. Programação e conteúdos de veículos de comunicação são totalmente pagos pela propaganda. Eventos culturais (peças de teatro, exposições e outros) são gratuitos por conta de patrocínios.

30 Permite que o consumidor conheça as características dos diferentes produtos e serviços, Faça comparações racionais e tome a decisão que melhor satisfaça as suas necessidades. Permite que o consumidor conheça as características dos diferentes produtos e serviços, Faça comparações racionais e tome a decisão que melhor satisfaça as suas necessidades.

31 A publicidade estimula o mercado, gera produção e consumo e movimenta a economia. Gera empregos. Lançar novos produtos, ampliar vendas, promover concorrência que resulta em qualidade melhor e preço menor. A publicidade estimula o mercado, gera produção e consumo e movimenta a economia. Gera empregos. Lançar novos produtos, ampliar vendas, promover concorrência que resulta em qualidade melhor e preço menor.

32 O QUÊ? Qual o produto ou serviço que será divulgado? PORQUE ? Crescimento? Conquista de mercado? Manutenção da marca? Lançamento de um novo produto? COMO? Que argumento usar? (analisar a concorrência) O QUÊ? Qual o produto ou serviço que será divulgado? PORQUE ? Crescimento? Conquista de mercado? Manutenção da marca? Lançamento de um novo produto? COMO? Que argumento usar? (analisar a concorrência)

33 QUANDO? Quando a campanha será veiculada e qual será a sua duração?(épocas do ano, sazonalidade). QUEM? Quem é o público alvo que se quer atingir? Quais são seus hábitos de consumo? Qual o seu comportamento em relação aos diferentes veículos? QUANDO? Quando a campanha será veiculada e qual será a sua duração?(épocas do ano, sazonalidade). QUEM? Quem é o público alvo que se quer atingir? Quais são seus hábitos de consumo? Qual o seu comportamento em relação aos diferentes veículos?

34 Usar linguagem simples, clara e direta

35 Imagem e texto = inusitado/ surpreender

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45 Bancos: propaganda de serviço.

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47 Propaganda de serviço.

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49 Obrigada pela atenção!!


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