A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROPAGANDA & PUBLICIDADE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROPAGANDA & PUBLICIDADE"— Transcrição da apresentação:

1 PROPAGANDA & PUBLICIDADE
O que é? Para que serve? Como se faz?

2 Conceito A palavra PROPAGANDA vem do latim propagare que quer dizer propagar, multiplicar, estender e difundir. Fazer PROPAGANDA é propagar ideias, crenças, princípios e doutrinas.

3 Conceito O termo PROPAGANDA foi usado primeiramente pela Igreja Católica, no século XVII, através da criação de uma Comissão de Propagação da Fé.

4 Exemplo Hitler disse: “A propaganda permitiu-nos conservar o poder, a propaganda nos possibilitará a conquista do mundo”.

5 Conceito Publicidade deriva de público (do latim publicus) e designa a qualidade do que é público. Significa o ato de vulgarizar, de tornar público um fato, uma ideia” (SANT’ANNA, 1998, p. 75)

6 O que distingue uma da outra?
Quando alguém pede um minuto da sua atenção para falar sobre a vinda de Jesus, ela está fazendo propaganda da sua religião. Se no meio desse discurso aparecer a marca de uma loja de artigos religiosos, transforma-se em publicidade.

7 O que distingue uma da outra?
Outro exemplo é a campanha de combate à dengue. Quando o Governo veicula peças mostrando as formas de prevenção ao mosquito, isso é propaganda. Se a Raid faz o mesmo, é publicidade.

8

9 Site Raid

10 Publicidade & Propaganda
No dia a dia, essa diferença é irrelevante, os publicitários trabalham com as duas formas de comunicação e em alguns momentos, elas se misturam.

11 Linha do tempo.... Tabuletas anunciavam os combates dos gladiadores, e as diversas casas de banho existentes em Pompéia. Propaganda oral – pregoeiros anunciavam a venda de escravos, gados e outros produtos

12 Linha do tempo.... Idade Média - Uso dos símbolos para identificar o local de trabalho. Com o passar do tempo, estes símbolos tornaram-se emblemas de marca e logotipos e serviam para identificar oficinas de artesões, de consertos, estabelecimentos de venda de produtos.

13 Primeiros anúncios publicitários

14 Revistas Femininas

15 Lançamentos ...

16 Linha do tempo... Linha do tempo
Advento da era industrial – produção em massa necessidade de aumentar o consumo > a técnica publicitária foi se aperfeiçoando e passa a ser mais persuasiva e perde o sentido informativo.

17 Comunicação de massa A publicidade serve para realizar a tarefas de comunicação de massa com economia, velocidade e volume maiores que os obtidos através de quais quer outros meios”. (SANT’ANNA, 1998, p. 76)

18 Meios de massa Rádio – atinge um maior número de pessoas de forma mais rápida e ao mesmo tempo. Jingles

19 Meios de massa TV – une o som e a imagem – depois dos anos 1960.
A televisão começou se transforma no meio publicitário mais poderoso para atingir as massas.

20 Concorrência A concorrência desenfreada entre as várias marcas, obrigou o aparecimento de uma propaganda mais agressiva, chamada de propaganda combativa, com a tentativa de impor um produto ao outro.

21 Para que serve a propaganda
Informar: busca criar conscientização e conhecimento e, também, tem a finalidade de informar sobre novos lançamentos, alterações no produto, modificações no preço, novas promoções, novos usos para o produto, explicar como funciona, entre outros.

22 Propaganda de varejo

23 Propaganda Varejo

24 Campanha Social

25 Para que serve... Persuadir: procura criar simpatia, preferência, convicção e a compra de um produto. Lembrar: estimula a repetição de compra e busca a fidelização. Reforçar: busca convencer os atuais compradores de que fizeram a compra certa.

26 Para que serve... A PROPAGANDA não tem como função vender um produto.
A venda é uma consequência do processo de comunicação persuasiva que envolve a propaganda.

27 FUNÇÃO SOCIAL e EDUCATIVA
Ajuda a promover entidades sem fins lucrativos; Campanhas de combate às drogas, alcoolismo e outras de caráter social Ensina e Educa – Campanhas de educação no trânsito, uso de preservativos, câncer de mama, prevenção da dengue.

28 Liberdade de imprensa Meios de comunicaçao de massa não existiriam sem a propaganda. É um dos pilares da liberdade de imprensa. O que sustenta os meios de comunicação é o faturamento arrecadado com a venda dos espaços publicitários.

29 Conteúdo dos programas
Programação e conteúdos de veículos de comunicação são totalmente pagos pela propaganda. Eventos culturais (peças de teatro, exposições e outros) são gratuitos por conta de patrocínios.

30 Propaganda: Direito do Consumidor
Permite que o consumidor conheça as características dos diferentes produtos e serviços, Faça comparações racionais e tome a decisão que melhor satisfaça as suas necessidades.

31 Movimenta a economia A publicidade estimula o mercado, gera produção e consumo e movimenta a economia. Gera empregos. Lançar novos produtos, ampliar vendas, promover concorrência que resulta em qualidade melhor e preço menor.

32 Antes de criar, levar em conta
O QUÊ? Qual o produto ou serviço que será divulgado? PORQUE ? Crescimento? Conquista de mercado? Manutenção da marca? Lançamento de um novo produto? COMO? Que argumento usar? (analisar a concorrência)

33 Antes de criar, levar em conta
QUANDO? Quando a campanha será veiculada e qual será a sua duração?(épocas do ano, sazonalidade). QUEM? Quem é o público alvo que se quer atingir? Quais são seus hábitos de consumo? Qual o seu comportamento em relação aos diferentes veículos?

34 ESTRATÉGIAS CRIATIVAS
Usar linguagem simples, clara e direta

35 Estratégias criativas
Imagem e texto = inusitado/ surpreender

36 Forte apelo visual

37 Unidade de tema

38 Apelo emocional

39 Apelo emocional

40 Humor

41 Crianças

42 Animais

43 Linguagem GTA

44 Testemunhal

45 Referências atuais Bancos: propaganda de serviço.

46 Referências atuais Bancos: propaganda de serviço.

47 Referências atuais Propaganda de serviço.

48 Referências atuais Propaganda de serviço.

49 Obrigada pela atenção!! Mara Kunzler Diretora Atendimento
ArtMeio Propaganda


Carregar ppt "PROPAGANDA & PUBLICIDADE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google