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PublicouRenato Mora Alterado mais de 9 anos atrás
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AÇÕES PROJETO ATCRoteiro Projeto ATC
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VÍDEO
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Projeto ATC VÍDEO
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Suporte Projeto ATC
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Autorização de Tráfego Projeto ATC
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Resultados apresentados em Agosto de 2010: CIRTRAF 100-32 (30 de Outubro de 2009); Redução no numero de comunicações; Redução no tempo para cópia CLR; Redução no numero de chamadas fora do EOBT; Redução dos gastos com ligações telefônicas; Otimização na capacidade do sistema; Redução no nivel de stress; Redução na carga de trabalho; Redução das CHGs. Autorização de Tráfego Projeto ATC
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Primeiro QSO x EOBT Projeto ATC
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40% Número de Chamadas para Obtenção de Clearance Projeto ATC
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76% Tempo entre 1º QSO e Obtenção de Autorização Projeto ATC
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Controle de Solo/Torre Projeto ATC
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Redução no tempo para liberação das pistas; Redução no tempo de reação; Redução no tempo de cruzamento de pista; Melhor aproveitamento das pistas quando VMC; Redução no tempo de espera para decolagem; Redução nos questionamentos; Redução nos custos operacionais dos usuários; Redução de emissão de monóxido de carbono; Outubro de 2011 – pico das operações em GRU; Ganhos na capacidade do aeroporto, entre outros. Resultados Projeto ATC
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2010 x 2011 Projeto ATC Sustentabilidade
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Economia total calculada: Economia de R$25.07 por tráfego em média. TempoCombustívelCarbono Valores TRIMESTRAL223:07:33206843 Kg652 Ton/CO2$387,896.04 ANUAL902:25:14836564 Kg2635 Ton/CO2$1,568,824.00 2010 x 2011 Projeto ATC Sustentabilidade
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Possibilidades Operacionais Aproximação Visual
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Distância entre eixos - SFO: 230m x GRU: 375m Deslocamento entre cabeceiras - GRU: 500m Condições climáticas de Guarulhos. San Francisco/Guarulhos Aproximação Visual GRU SFO
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Aeronaves sendo sequenciadas para uma mesma pista e separadas em função da esteira de turbulência. Separação por Esteira de Turbulência Aproximação Visual
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3 NM 6 NM Aproximação Visual para Pista Paralela Aproximação Visual Ao orientar a aeronave que antecede para alinhar com a pista paralela, abre-se um gap, possibilitando assim a decolagem de outra aeronave. PLAY
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ARREMETIDA 09L – EM FRENTE ARREMETIDA 09R A DIREITA Perfis de Arremetida Divergentes Aproximação Visual Aeronaves com pouso na pista 09R efetuarão arremetida com curva a direita. Aeronaves com pouso para 09L arremeterão em frente. PLAY
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Será possível autorizar decolagens simultâneas em pistas paralelas. SID SURF SID CGO1 Decolagens Simultâneas Aproximação Visual Haverá a possibilidade de decolagens simultâneas, e de autorizações para iniciar a rolagem em uma mesma pista tão logo a aeronave precedente cruze a cabeceira oposta. PLAY VÍDEO
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Aeronave a 4NM para pouso na 09R. Aeronave autorizada a alinhar e decolar. Aeronave autorizada a alinhar e decolar. Esta aeronave poderá ser autorizada a decolar a qualquer momento, independente do tráfego em operação na pista paralela. Esta aeronave poderá ser autorizada a decolar a qualquer momento, independente do tráfego em operação na pista paralela. Intervalo entre Decolagens Aproximação Visual A aeronave que decola de uma pista paralela, não mais terá de aguardar o pouso da aeronave em aproximação para a pista adjacente. PLAY
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DEP 09R DEP 09L ARR 09R ARR 09L TOGA 09R TOGA 09L ILS 09R SIDESTEP 09L ARREMETIDAS 09L DECOLAGENS CGO1 ARREMETIDAS 09R DECOLAGENS SURF Decolagens Pousos Arremetidas PLAY 6 NM. Simulação da Operação Aproximação Visual
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Aproximação Visual - Pista 27L Aproximação Visual Priorizando as aproximações para a pista 27R, teremos ganhos superiores aos apresentados para as pistas 09. Entretanto a principal melhoria será em relação à segurança.
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Layout Favorável Aproximação Visual O layout do aeroporto de Guarulhos é favorável à estudos que viabilizem aproximações visuais com separações de até 1.5NM na diagonal, considerando ambos os ILSs operando. Layout Favorável Aproximação Visual A disposição das pistas do aeroporto de Guarulhos permite aproximações com separação de 1.5NM na diagonal.
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Aproximação Visual Simultânea Aproximação Visual SFO quando VMC – 60 pousos/hora. SFO quando IMC – Redução de 50% nas operações de ARR. SFO PRM/SOIA – Ganho de 25% nas operações de ARR/IMC.
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Melhorar o aproveitamento das pistas; Reduzir o consumo de combustível; Reduzir a emissão de monóxido de carbono; Reduzir a carga de trabalho dos CTA e Aviadores; Agilizar o fluxo de tráfego; Desafogar a terminal; Aeroporto de referência, dentre outras. Expectativas Projeto ATC
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Confecção de AIC. Minuta aprovada pelo DECEA. Fase de revisão; Adequações das cartas; Treinamento/padronização dos ATCO; Treinamento/padronização dos pilotos. Ações Projeto ATC
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Ações “Considero feliz aquele que quando fala de êxito busca a resposta em seu trabalho”. Ralph Valdo Emerson
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