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AÇÕES PROJETO ATCRoteiro Projeto ATC VÍDEO Projeto ATC VÍDEO.

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Apresentação em tema: "AÇÕES PROJETO ATCRoteiro Projeto ATC VÍDEO Projeto ATC VÍDEO."— Transcrição da apresentação:

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2 AÇÕES PROJETO ATCRoteiro Projeto ATC

3 VÍDEO

4 Projeto ATC VÍDEO

5 Suporte Projeto ATC

6 Autorização de Tráfego Projeto ATC

7 Resultados apresentados em Agosto de 2010: CIRTRAF (30 de Outubro de 2009); Redução no numero de comunicações; Redução no tempo para cópia CLR; Redução no numero de chamadas fora do EOBT; Redução dos gastos com ligações telefônicas; Otimização na capacidade do sistema; Redução no nivel de stress; Redução na carga de trabalho; Redução das CHGs. Autorização de Tráfego Projeto ATC

8 Primeiro QSO x EOBT Projeto ATC

9 40% Número de Chamadas para Obtenção de Clearance Projeto ATC

10 76% Tempo entre 1º QSO e Obtenção de Autorização Projeto ATC

11 Controle de Solo/Torre Projeto ATC

12 Redução no tempo para liberação das pistas; Redução no tempo de reação; Redução no tempo de cruzamento de pista; Melhor aproveitamento das pistas quando VMC; Redução no tempo de espera para decolagem; Redução nos questionamentos; Redução nos custos operacionais dos usuários; Redução de emissão de monóxido de carbono; Outubro de 2011 – pico das operações em GRU; Ganhos na capacidade do aeroporto, entre outros. Resultados Projeto ATC

13 2010 x 2011 Projeto ATC Sustentabilidade

14 Economia total calculada: Economia de R$25.07 por tráfego em média. TempoCombustívelCarbono Valores TRIMESTRAL223:07: Kg652 Ton/CO2$387, ANUAL902:25: Kg2635 Ton/CO2$1,568, x 2011 Projeto ATC Sustentabilidade

15 Possibilidades Operacionais Aproximação Visual

16 Distância entre eixos - SFO: 230m x GRU: 375m Deslocamento entre cabeceiras - GRU: 500m Condições climáticas de Guarulhos. San Francisco/Guarulhos Aproximação Visual GRU SFO

17 Aeronaves sendo sequenciadas para uma mesma pista e separadas em função da esteira de turbulência. Separação por Esteira de Turbulência Aproximação Visual

18 3 NM 6 NM Aproximação Visual para Pista Paralela Aproximação Visual Ao orientar a aeronave que antecede para alinhar com a pista paralela, abre-se um gap, possibilitando assim a decolagem de outra aeronave. PLAY

19 ARREMETIDA 09L – EM FRENTE ARREMETIDA 09R A DIREITA Perfis de Arremetida Divergentes Aproximação Visual Aeronaves com pouso na pista 09R efetuarão arremetida com curva a direita. Aeronaves com pouso para 09L arremeterão em frente. PLAY

20  Será possível autorizar decolagens simultâneas em pistas paralelas. SID SURF SID CGO1 Decolagens Simultâneas Aproximação Visual Haverá a possibilidade de decolagens simultâneas, e de autorizações para iniciar a rolagem em uma mesma pista tão logo a aeronave precedente cruze a cabeceira oposta. PLAY VÍDEO

21  Aeronave a 4NM para pouso na 09R.  Aeronave autorizada a alinhar e decolar.  Aeronave autorizada a alinhar e decolar.  Esta aeronave poderá ser autorizada a decolar a qualquer momento, independente do tráfego em operação na pista paralela.  Esta aeronave poderá ser autorizada a decolar a qualquer momento, independente do tráfego em operação na pista paralela. Intervalo entre Decolagens Aproximação Visual A aeronave que decola de uma pista paralela, não mais terá de aguardar o pouso da aeronave em aproximação para a pista adjacente. PLAY

22 DEP 09R DEP 09L ARR 09R ARR 09L TOGA 09R TOGA 09L ILS 09R SIDESTEP 09L ARREMETIDAS 09L DECOLAGENS CGO1 ARREMETIDAS 09R DECOLAGENS SURF Decolagens Pousos Arremetidas PLAY  6 NM. Simulação da Operação Aproximação Visual

23 Aproximação Visual - Pista 27L Aproximação Visual Priorizando as aproximações para a pista 27R, teremos ganhos superiores aos apresentados para as pistas 09. Entretanto a principal melhoria será em relação à segurança.

24 Layout Favorável Aproximação Visual O layout do aeroporto de Guarulhos é favorável à estudos que viabilizem aproximações visuais com separações de até 1.5NM na diagonal, considerando ambos os ILSs operando. Layout Favorável Aproximação Visual A disposição das pistas do aeroporto de Guarulhos permite aproximações com separação de 1.5NM na diagonal.

25 Aproximação Visual Simultânea Aproximação Visual SFO quando VMC – 60 pousos/hora. SFO quando IMC – Redução de 50% nas operações de ARR. SFO PRM/SOIA – Ganho de 25% nas operações de ARR/IMC.

26 Melhorar o aproveitamento das pistas; Reduzir o consumo de combustível; Reduzir a emissão de monóxido de carbono; Reduzir a carga de trabalho dos CTA e Aviadores; Agilizar o fluxo de tráfego; Desafogar a terminal; Aeroporto de referência, dentre outras. Expectativas Projeto ATC

27 Confecção de AIC. Minuta aprovada pelo DECEA. Fase de revisão; Adequações das cartas; Treinamento/padronização dos ATCO; Treinamento/padronização dos pilotos. Ações Projeto ATC

28 Ações “Considero feliz aquele que quando fala de êxito busca a resposta em seu trabalho”. Ralph Valdo Emerson


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