A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

E se um bloom de cianobactérias te batesse à porta?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "E se um bloom de cianobactérias te batesse à porta?"— Transcrição da apresentação:

1 E se um bloom de cianobactérias te batesse à porta?

2 Introdução O trabalho proposto pela Ciência Viva, com a duração de um mês e meio, teve como objectivo principal o estudo da evolução numérica de cianobactérias (Microcystis aeruginosa) num determinado meio, a toxicidade das substâncias produzidas pelas mesmas com uma espécie de alga verde (Chlorella vulgaris) e com larvas de um crustáceo (Artemia salina).

3 Parte Teórica Mas, afinal, o que são cianobactérias? As cianobactérias são organismos procarióticos fotossintécticos que se adaptam facilmente à maioria das condições ambientais. Reproduzem-se em ambientes onde a temperatura e elevada e ricos em nutrientes.

4 As cianobactérias são tóxicas ? Sim, estes organismos produzem toxinas que são prejudicais quando em excessivas quantidades para a maioria dos seres vivos, incluindo os seres humanos. Parte Teórica

5 Parte experimental Este trabalho experimental é constituído por três experiências: Cultura Microcystis Ensaio toxicidade Chlorella Ensaio toxicidade Artemia

6 Cultura Microcystis Começámos por preparar um meio de cultura Z8. Adicionámos 4 litros de água destilada num garrafão de 5 litros, juntamente com os 4 tubos com as soluções para o meio Z8. A cultura foi mantida aproximadamente a 25ºC (no aquário do laboratório) e com uma bomba de arejamento.

7 Cultura Microcystis De modo a efectuarmos a contagem das células, diariamente durante um mês, retirámos do respectivo meio de cultura 2 ml da solução, juntamente a este adicionámos 2 gotas de lugol, a fim de conservarmos as células.

8 Resultados

9 Interpretação dos resultados O nosso gráfico não ficou exactamente igual ao que era esperado pelo protocolo. Isto deve- se ao facto de: Não termos efectuado as contagens todos os dias à mesma hora. Pode ter ocorrido erros de contagem.

10 Ensaio toxicidade Chlorella Preparámos o extracto de Microcystis aeruginosa e adicionámos este ao meio Z8 em diversas diluições na placa de 24 poços. Efectuámos as contagens de cada poço e obtemos os seguintes resultados:

11 Resultados

12 Interpretação dos resultados Os resultados obtidos foram os previstos. À medida que a diluição aumenta o número de células vivas aumenta, ou seja, a percentagem de inibição do crescimento diminui.

13 Ensaio toxicidade Artémia Preparámos a suspensão de nauplios de artémias e inserimos 0,5 ml desta em cada poço juntamente com água do mar e extracto de Microcystis, estes dois últimos em diferentes quantidades.

14 Resultados Não efectuámos a contagem de larvas mortas, isto porque o número de larvas mortas em cada poço era bastante elevado, impossibilitando assim a contagem destas.


Carregar ppt "E se um bloom de cianobactérias te batesse à porta?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google