A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Roedores Muitas vezes nossa família está em casa tranqüila, sem saber que está em companhia de ratos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Roedores Muitas vezes nossa família está em casa tranqüila, sem saber que está em companhia de ratos."— Transcrição da apresentação:

1 Roedores Muitas vezes nossa família está em casa tranqüila, sem saber que está em companhia de ratos.

2 QUEM SÃO ELES? REINO ANIMALIA RAMO CHORDATA CLASSE MAMMALIA
ORDEM RODENTIA SUB-ORDEM MYOMORPHA FAMÍLIA MURIDAE (Roedores urbano) FAMÍLIA CRICETIDAE (Roedores silvestres)

3 PRINCIPAIS ESPÉCIES URBANAS
Ratazana ou Rato de Esgoto - Rattus norvegicus Rato de Telhado ou Rato Preto - Rattus rattus Camundongo - Mus musculus

4 Características em Comum
Andam sempre pelos mesmos caminhos (TRILHAS); Filhotes nascem vulneráveis; Baixa acuidade visual; Não conseguem vomitar; Animais onívoros (comem de tudo); Lambem o corpo diariamente; Possuem dois pares de dentes incisivos; Pêlos táteis espalhados pelo corpo; Vibrissas ou bigodes (tato - orientação); Presença de diástema (espaçamento dentário);

5 Hábitos noturnos; Ratos e ratazanas – neofóbicos; Colônias (dominantes e dominados) - ratazanas e ratos; Neofílicos (vivem em família) - camundongos; Olfato apurado (não estranham odor humano); Paladar bem apurado (memorizam diferentes gostos e não consomem comida estragada); Podem saltar verticalmente; Excelente capacidade de adaptação; Ouvem muito bem, inclusive vibrações de ultra-som.

6 Rattus norvegicus Ratazana ou Rato de Esgoto
Habita o solo (terrestre) com característica extradomiciliar. É dotado de habilidades para escavar, nadar e roer, podendo girar em torno de seu ninho - a procura de água e comida - até 40 metros. Abriga tocas e galerias no subsolo, na beira de rios e córregos, esgotos e lixões. Alimenta-se até 30g/dia de lixo orgânico, cereais, raízes e carne e consome água até 30ml/dia.

7 Rattus norvegicus Ratazana ou Rato de Esgoto
Sedentária e agressiva; Abriga-se em tocas e galerias; Onívoras; Apresenta neofobia (medo do novo); Excelente nadadora; Gestação de 22 dias – até 10 filhotes por ninhada; Presença de calos lisos e membranas interdigitais; As fezes são grandes, cilíndricas e com extremidades rombudas (1,2 a 1,9 cm).

8 Rattus norvegicus Ratazana ou Rato de Esgoto

9 Rato de Telhado ou Rato Preto
Rattus rattus Rato de Telhado ou Rato Preto Habita acima do solo, com característica intra e extra-domiciliar. Dotado de habilidades para escalar, equilibrar-se e roer, podendo explorar em torno de seu ninho até 60 metros. Habita o forro das casas, depósitos e armazéns. Costuma ser encontrado nas proximidades de áreas portuárias. Alimenta-se até 30g/dia de legumes, frutas, cereais, raízes e pequenos insetos e consome água até 30ml/dia.

10 Rattus rattus Rato de Telhado ou Rato Preto
Corpo leve e delgado (agilidade); A coloração varia entre o preto e o cinza escuro; Apresenta neofobia (medo do novo); A cauda é mais longa que a cabeça + corpo (dá equilíbrio ao animal); Orelhas grandes e proeminentes; Olhos grandes e focinho afilado;

11 Rattus rattus Rato de Telhado ou Rato Preto
O abrigo é quase sempre acima do nível do solo; São excelentes escaladores; Presença de calos estriados; Trilhas próximas ao teto; As fezes são fusiformes (0,8 a 1,5 cm; Gestação: 22 dias – 8 filhotes por ninhadas.

12 Rattus rattus Rato de Telhado ou Rato Preto

13 Mus musculus Camundongo
Habita o solo e também partes superiores, com característica intradomiciliar. Dotado de habilidades como escalar e roer, pode explorar em torno de seu ninho até 9 metros. Constrói o mesmo em móveis, despensas, gabinetes de cozinha e qualquer orifício capaz de acomodá-lo. Alimenta-se até 3g/dia de cereais, pão, queijo e seu consumo de água é inexpressivo.                

14 Mus musculus Camundongo
Corpo pequeno e delicado; A coloração dos pêlos é acinzentada; A cauda tem o tamanho do corpo; Cabeça pequena e orelhas proeminentes; Olhos vivos e salientes; Pés pequenos; Fezes pequenas e finas com pontas afiladas;

15 Mus musculus Camundongo
Formam casais por toda vida; São errantes; Apresenta neofilia (curiosidade); Gestação de 19 dias com 8 filhotes por ninhada; Onívoros mas preferem cereais; São intra-domiciliares.

16 Mus musculus Camundongo

17 Como Identificar a Presença
Ninheiras Normalmente é um conjunto de galerias oblíquas em relação ao nível do solo, com 2 ou 3 acessos; A ninheira ativa apresenta a terra revolvida e até restos de alimentos.

18 Como Identificar a Presença
Roeduras: Em objetos que servem de obstáculo. Trilhas: No ambiente externo as trilhas são estreitas, sem vegetação e sem detritos; No ambiente fechado as trilhas são escuras e gordurosas, estendendo-se ao longo das paredes e teto.

19 Como Identificar a Presença
Fezes: Escuras, brilhantes e úmidas = presença recente; Opacas, esbranquiçadas e quebradiças= infestação anterior. Rastros: Pegadas ou marcas no solo úmido ou areia; Excitação de cães e gatos; Observação visual.

20 Doenças Transmitidas Triquinose – alimento contaminado com o verme Trichinella spiralis; Febre de mordedura – causa um processo infeccioso; Peste bubônica – picada da pulga-do-rato contaminada pela bactéria Yersínia pestis; Hantavirose – inalação de aerossóis de fezes secas contaminadas com o vírus Hantaan;

21 Doenças Transmitidas Leptospirose – alimento ou água contaminados com a urina que apresentem a bactéria do grupo Interrogans, chamada Leptospira; Tifo murino – pela picada da pulga-do-rato contaminada com a bactéria Rickettsia mooseri; Salmonelose – alimentos contaminados com a bactéria do grupo salmonela; Vários tipos de micoses.

22 Medidas Preventivas Não jogar lixo, entulhos e restos de obra em terrenos baldios, córregos, bueiros, rios e quintal; Guardar alimentos em vasilhames de vidro ou metal e bem vedados; Limpar diariamente os refeitórios, antes do anoitecer; Recolher , ao entardecer, restos de alimentos e água dos animais domésticos.

23 Medidas preventivas para o controle de roedores sem uso de raticidas
Inspecionar periodicamente armários, depósitos e gavetas (camundongos); Hábitos de higiene, constantes; Estocar os alimentos em pallets (estrados) com 40cm de altura, afastados das paredes e uns dos outros para que uma pessoa possa inspecionar;

24 Medidas preventivas para o controle de roedores sem uso de raticidas
As tampas dos ralos devem ser pesadas (metal); Utilizar rateiras, 70 cm acima do chão, para dificultar a entrada dos roedores. Vedar buracos em paredes, calçadas, rodapés, telhados, etc; O material de obra não deve ficar encostado no muro ou na paredes; Promover o entelamento com telas metálicas com a trama de no máximo 6 mm.

25 Todas as medidas empregadas para a eliminação dos roedores:
Desratização Todas as medidas empregadas para a eliminação dos roedores: Métodos mecânicos - ratoeiras e gaiolas; Métodos biológicos – gatos outros predadores e bactérias letais; Métodos químicos – uso de raticida. Obs: A desratização deve ser acompanhada de medidas de saneamento, a fim de evitar a disseminação da população de roedores.

26 Métodos Mecânicos Incruentos – capturam o animal vivo (gaiolas);
Cruentos – Produzem a morte do animal durante a captura (“ratoeiras quebra-costas”). São ótimas para camundongos, mas de baixa eficiência para ratazanas e ratos de telhado. Obs: Ultra-som também é considerado método mecânico.

27  Métodos Biológicos O uso de cães e gatos parece não representar perigo contra os roedores, pois convivem com os mesmos alimentando-se dos restos de comida; Na área rural, aves, carnívoros e ofídios exercem atuação no controle de roedores.

28 Métodos Químicos São compostos químicos especialmente desenvolvidos para causar morte do animal; Os raticidas podem ser classificados em agudos ou crônicos.

29 Raticidas Agudos Causam a morte do roedor nas primeiras 24 horas após a ingestão; São raticidas agudos a estricnina, o arsênico, o 1080 (monofluoracetato de sódio), 1081 (fluoracetamida), sulfato de tálio, piridinil uréia, sil vermelha, fosfeto de zinco, norbomida, castrix e antú. Obs: Foram proibidos no Brasil porque são inespecíficos, alguns deles não tem antídoto e podiam induzir tolerância no caso de ingestão de sub-doses.

30 Raticidas Crônicos São os que provocam a morte do roedor alguns dias após a ingestão do mesmo; São largamente utilizados no mundo devido à sua grande margem de segurança e existência de antídoto altamente confiável, a vitamina K1 injetável.

31 Raticida Mais Utilizado no Combate Aos Roedores
MAKI – BROMADIOLONE Ação Anticoagulante de ação lenta; Age no mecanismo de coagulação sanguínea, causando hemorragias internas (periotonite aguda); Efeito crônico; Antídoto: vitamina K1 injetável. Composição Blocos Impermeáveis; Bromadiolone; Benzoato de Denatonium; Corante; Veículo/Atrativo. OBS: Não use o produto Chumbinho como raticida, pois trata-se de um produto muito perigoso, à base de Aldicarb. Sua ingestão pode ser fatal.

32 Referências SAÚDE, Ministério da. Roedores, disponível em, NILÓPOLIS, Secretaria de Saúde de, Equipe IEC – Agravos em Saúde


Carregar ppt "Roedores Muitas vezes nossa família está em casa tranqüila, sem saber que está em companhia de ratos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google