A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

20/9/2014FACENS1 Desenvolvimento de Jogos na Plataforma XNA: Introdução Fábio Lopes Caversan.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "20/9/2014FACENS1 Desenvolvimento de Jogos na Plataforma XNA: Introdução Fábio Lopes Caversan."— Transcrição da apresentação:

1 20/9/2014FACENS1 Desenvolvimento de Jogos na Plataforma XNA: Introdução Fábio Lopes Caversan

2 20/9/2014FACENS2 Programa do Curso Aula 1: –Introdução ao curso e plataforma XNA. –Componentes primários de um jogo desenvolvido em XNA. –Utilizando Sprites, Textures e seus derivados. –Movimentação e animação. Aula 2: –Tratando entrada do usuário. –Escrevendo mensagens. –Controle de colisão. Aula 3: –Utilizando persistência com XML. –Inserindo sons no jogo. –Próximos passos: Jogos isométricos e 3D.

3 20/9/2014FACENS3 Desenvolvimento de Jogos Características importantes: –Mercado: investimentos na casa dos bilhões a cada ano, no exterior, que o Brasil começa a atrair. –Tecnologia: utiliza o que há de mais avançado em arquitetura de computadores, computação gráfica, redes, inteligência artificial, entre outras.

4 20/9/2014FACENS4 Desenvolvimento de Jogos Características importantes: –Associações: Gamenet (www.gamenetpr.com.br)www.gamenetpr.com.br Abragames (www.abragames.org)www.abragames.org –Empresas brasileiras: TechFront (www.techfront.com.br) South Logic Studios (www.southlogic.com)www.southlogic.com Devworks (www.devworks.com.br)www.devworks.com.br Hoplon (www.hoplon.com.br)www.hoplon.com.br Jynx Playware (www.jynx.locaweb.com.br )www.jynx.locaweb.com.br

5 20/9/2014FACENS5 Desenvolvimento de Jogos Necessita de equipes multidisciplinares. Na parte conceitual: –Produtores: organização geral, garantir a jogabilidade, produzir fases, etc –Escritores: escrever enredo, história, etc. –Artistas: criar personagens, ambientes, sons, etc. –Modeladores: transformar a arte em modelos digitais (ponte entre conceito e desenvolvimento).

6 20/9/2014FACENS6 Desenvolvimento de Jogos No desenvolvimento: –Arquitetos: hierarquia de classes, tecnologia de comunicação e persistência. –Desenvolvedores (geral): construir a lógica do jogo, as classes, etc. –Desenvolvedores (computação gráfica): classes e lógica para carregar os modelos no jogo. –Desenvolvedores (IA): projeto e implementação da inteligência de personagens. –Desenvolvedores (persistência): projeto e implementação de classes persistentes (ou banco de dados). –Desenvolvedores (redes): protocolos e comunicação em jogos em rede.

7 20/9/2014FACENS7 Plataforma XNA Nova plataforma da Microsoft para desenvolvimento de jogos Principais características: –Lançada versão 1.0 em janeiro de 2007 –Código gerenciado utilizando.NET Framework 2.0 (linguagem C#) –Gerenciamento automáticos dos recursos multimídia dos jogos. –Jogos multiplataforma: rodam em PC e no XBOX 360 –Deve substituir (pelo menos em parte) o DirectX SDK (plataforma anterior).

8 20/9/2014FACENS8 Projeto Prático: Arkanoid O foco do curso é o desenvolvimento e não o conceito. Serão utilizados, portanto, figuras e sons prontos, disponíveis no site do curso.

9 20/9/2014FACENS9 Sites e referências Site da Plataforma XNA: –http://msdn.microsoft.com/xna/ Site do curso: –http://www.li.facens.br/~fcaversan/XNA


Carregar ppt "20/9/2014FACENS1 Desenvolvimento de Jogos na Plataforma XNA: Introdução Fábio Lopes Caversan."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google