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Ambiente uniforme de neg ó cios Acesso ao Cr é dito Acesso à Tecnologia e Compe- tências de Gestão Estado de Direito Infra-estruturas físicas e sociais.

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1 Ambiente uniforme de neg ó cios Acesso ao Cr é dito Acesso à Tecnologia e Compe- tências de Gestão Estado de Direito Infra-estruturas físicas e sociais Ambiente Macro-Econ. Nacional e Internacional Crescimento do sector privado Desencadeando o Empreendedorismo.... BASES PILARES

2 Missão: Promover a competitividade e o desenvolvimento das empresas privadas em todos os aspectos relevantes e em consonância com as políticas do Governo, trabalhando em estreita ligação com os parceiros nacionais e internacionais ligados ao sector

3 Como? Como? …sempre através de “Parceiros Institucionais” AGÊNCIA Parceiro: CCIASB Parceiro: P’ONG Parceiro: CCISS Parceiro: _______ Parceiro: IEFP Parceiro: UNOTUR Parceiro: ________ ……………. 1.Fixação de Objectivos 2.Organização 3.Fixação de Prazos 4.Direcção 5.Controlo/ Avaliação Competindo à ADEI:

4 Com Quem? Empresa ou associação com menos de 50 trabalhadores;  Regularmente constituídas;  Devidamente registadas, com situação regularizada com Fisco; Disponibilidade do empresário de 14 horas por mês para percorrer o itinerário de formação presencialmente com o Consultor Formador, na própria empresa ou em instalações exteriores; Disponibilidade do empresário para integrar na empresa, por um período determinado de meses, um jovem recém licenciado/ diplomado com formação superior e perfil adequado às características da empresa, com intenção de contratação subsequente; Disponibilidade para participar no ciclo formação em gestão; Disponibilidade do empresário para assegurar 50% ordenado ADE

5 Que processo de selecção / acção? Que processo de selecção / acção? Indicações dos Parceiros Institucionais (PI) Indicações dos consultores Outras 123 ADEI Consultor Contactos/ Visita à empresa / Recolha de dados Análise de elegibilidade Não Comunicação à empresa SIM Elaboração do Diagnóstico Plano de acção Implementação Controlo Coaching Processo de “ Coaching ” durante um período de 9/10 meses ou de 30/45 dias nos processos “ express ” (Informática ou outros) Selecção e Contratação do ADE (prog extenso)

6 No âmbito das parcerias público- privadas: 6 Projectos concretos: Nos próximos 12 meses…

7 Capacitação (Coaching) Tourism Linkage Knowledge Business Informática (Express) Especificamente, a agência concentrar-se-á nos próximo meses em 6 projectos-chave Incubadoras (Apoio) Finan- ciamento

8 Capacitação (Coaching) A agência pretende proporcionar apoio efectivo em regime de “coaching”, numa colaboração próxima com os Parceiros Institucionais (Câmaras e Associações) e os empresários. Apoio à gestão das PME no reforço da sua capacidade competitiva; competências organizacionaisFormação orientada para competências organizacionais; Acompanhamento do processo de consolidação das empresas; Apoio e acompanhamento nos processos de obtenção de financiamento Promoção do emprego qualificado, designadamente através da integração de jovens recém licenciados/diplomados com curso superior

9 Capacitação Capacitação através de “Parceiros Institucionais” Agência Capacitação Parceiro: CCIASB Parceiro: P’ONG Parceiro: CCISS Parceiro: ACAISA Parceiro: IEFP Parceiro: UNOTUR Parceiro: ________ Consultor Formador Consultor_ Formador Empresário EMPRESA ADE …………….

10 Tourism Linkage A agência pretende facilitar as ligações e os negócios entre os operadores/produtores e o sector do turismo. Apoio à ligação, produção, gestão e marketing de produtos destinados à hotelaria e ao turismo em geral; Acompanhamento do processo de consolidação das empresas; Apoio e acompanhamento nos processos de obtenção de financiamento Promoção de ligações com os complexos turísticos, amostras, iniciativas para melhoria e certificação da qualidade, etc.

11 Tourism Linkage Tourism Linkage através de “PI’s” Agência T Linkage Parceiro: CCIASB Parceiro: P’ONG Parceiro: CCISS Parceiro: ACAISA Parceiro: IEFP Parceiro: UNOTUR Parceiro: ________ Consultor Formador Consultor_ Formador Empresário EMPRESA …………….

12 Knowledge Business A agência pretende desenvolver um projecto para facilitar o desenvolvimento de negócios no sector das novas tecnologias; Actividades mais próximas: 1.Identificação das potencialidades do sector. 2.Seminário para trocas de ideias e experiências, identificar constrangimentos e formas que poderão fazer com que o sector avance; 3. Business Plan Competition; 4. Incubação

13 O MECC desde 2006 que tem estado envolvido num projecto de incubação de negócios: Incubadoras (Apoio) O projecto inclui já uma visita efectuada ao Brasil em 2007 e outras actividades de apoio e capacitação; ACTIVIDADES MAIS PRÓXIMAS: ___________________________________________________

14 O Programa Financiamento PME – Programa Quadro da Inovação Financeira para as PME do MECC – tem o objectivo principal de proporcionar às pequenas empresas uma efectiva vantagem no acesso ao financiamento; Acesso ao Financiamento A Agência disponibilizará um consultor para apoio às seguintes actividades: Execução de Planos de Negócio; Apoio ao acesso a capital de risco; Acesso a crédito com garantia (detalhes a ser preparados/concertados com BCV e M.Finanças;

15 Informática (Express) A Agência pretende efectuar apoios pontuais e de curta duração em áreas específicas; O projecto “Informática” pretenderá apoiar os empresários na criação de um posto de trabalho para uso diário e efectivo das ferramentas básicas e de gestão como forma de melhorar a sua produtividade; Contamos com o apoio do NOSI e eventuais patrocínios de parceiros nacionais e internacionais, fornecedores de material informático (hardware e software), incluindo treinamento adequado.

16 Prog “Express” Prog “Express” através de “PI’s” Agência Prog Express Parceiro: CCIASB Parceiro: P’ONG Parceiro: CCISS Parceiro: ACAISA Parceiro: IEFP Parceiro: UNOTUR Parceiro: ________ Consultor Formador Consultor_ Formador Empresário EMPRESA …………….


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