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CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA Faculdade de Tecnologia de Jundiaí TECNÓLOGO EM LOGÍSTICA E TRANSPORTES – GISELLE ROSATTI KRUMMRICH.

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1 CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA Faculdade de Tecnologia de Jundiaí TECNÓLOGO EM LOGÍSTICA E TRANSPORTES – GISELLE ROSATTI KRUMMRICH Prof. Jucelaine de Oliveira

2 Em poucas palavras, MOBILIDADE URBANA é o atributo das cidades referente à facilidade de deslocamento de pessoas e bens no espaço urbano, tanto por meios motorizados quanto não motorizados.

3 Mobilidade Urbana – Cenário Atual URBANIZAÇÃO CONCENTRAÇÃO DE EMPREGOS E OFERTA DOS SERVIÇOS NO CENTRO DAS CIDADES EXPULSA A POPULAÇÃO DOS CENTROS PARA A PERIFERIA AUMENTA A DEMANDA PELO USO DO TRANSPORTE PUBLICO

4 Mobilidade Urbana – Cenário Atual COM O AUMENTO DAS CIDADES, HOUVE O AUMENTO DAS FROTAS E A FACILIDADE DA COMPRA DE VEICULOS OCASIONANDO NA POUCA PROCURA PELO TRANSPORTE COLETIVO MENOS INVESTIMENTOS

5 Mobilidade Urbana – Cenário Atual  Transporte não supre a demanda adequadamente;  Condições de mobilidade precárias;  Pouco envolvimento da sociedade na busca de soluções;  Favorecimento do transporte individual motorizado;

6 Por que pensar na mobilidade urbana Governo alega que investir em rede de transporte coletivo é muito caro; Mobilidade urbana = Geração de desenvolvimento, renda, emprego, qualidade de vida e a inclusão social

7 O Império do Automóvel Possuímos uma frota com mais de 50 milhões de carros; Automóveis ocupam 80% do sistema viário; Quanto mais automóveis, menos gente utiliza o transporte coletivo, e quanto menos gente utiliza o transporte coletivo, mais cara é a tarifa cobrada.

8 Organizações que são a favor da mobilidade e Inclusão Social MDT – Movimento Nacional pelo direito ao transporte; FNRU – Fórum Nacional da reforma Urbana; SENGE – Sindicato dos Engenheiros da Bahia;

9 Necessidade urgente de: Disciplinar e restringir a circulação do transporte individual coletivo; Criar taxa sobre estacionamentos em vias, terrenos e imóveis públicos e privados; Redução de impactos ambientais; Barateamento das tarifas; Eliminação de estacionamentos nas vias públicas;

10 “Para termos cidades sustentáveis, econômica, social e ambientalmente, é necessário que o transporte publico coletivo seja a espinha dorsal da mobilidade urbana, com tarifas acessíveis, qualidade, menos poluente e que alcance todo o espaço urbano, promovendo assim a inclusão social e o direito a cidade, de modo que os usuários lhe dêem preferência”.

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