A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Rosa Maria dos Santos Diretora-presidente O papel do Cuidador de Idosos na sociedade moderna.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Rosa Maria dos Santos Diretora-presidente O papel do Cuidador de Idosos na sociedade moderna."— Transcrição da apresentação:

1 Rosa Maria dos Santos Diretora-presidente O papel do Cuidador de Idosos na sociedade moderna

2 Cooperativa dos Cuidadores de Idosos – o cuidado que eles precisam com o carinho que eles merecem. Três mulheres empreendedoras que conheciam a realidade de vários cursos de formação de cuidadores de idosos. Ao concluírem um dos cursos, questionaram-se: Nossa História Com este certificado, para onde vamos? O que podemos fazer?

3 10 anos no mercado, por meio do cooperativismo. Oferece oportunidade a outros profissionais da área para reinserção no mercado. Nossa História Cooperativa dos Cuidadores de Idosos – o cuidado que eles precisam com o carinho que eles merecem.

4 Previsão de ampliar em 2009 o quadro de associados para atender demanda crescente de clientes em atendimento domiciliar. Cuidadores do sexo masculino: 10% Cuidadores do sexo feminino: 90% Evolução do Quadro Social Cooperativa dos Cuidadores de Idosos – o cuidado que eles precisam com o carinho que eles merecem.

5 Rápido crescimento da população idosa brasileira. Faixa etária que mais cresce: a partir de 60 anos. Segundo a Organização Mundial de Saúde, o grupo de idosos no Brasil aumentará em 15 vezes, enquanto a população total, em 5 vezes. Previsão para o Brasil em 2015: 6º lugar no contingente de idosos. População Idosa Brasileira Cooperativa dos Cuidadores de Idosos – o cuidado que eles precisam com o carinho que eles merecem.

6 O aumento do índice da população idosa também está relacionado à queda da taxa de fecundidade no Brasil. Segundo o IBGE, 44% da população em idade reprodutiva têm menos de 2 filhos e, no máximo, até 4 filhos. População Idosa Brasileira Cooperativa dos Cuidadores de Idosos – o cuidado que eles precisam com o carinho que eles merecem. 44% 56%

7 Cuidar de um idoso dependente exige tempo e dedicação. Boa parte do tempo, que antes era dedicado ao lazer, volta-se quase exclusivamente para o cuidado com o idoso. A redução de atividades sociais do cuidador pode levar ao estresse, depressão, dores musculares, choro fácil e impaciência, podendo acarretar maus tratos ao idoso e desarmonia familiar. Cuidador Familiar Cooperativa dos Cuidadores de Idosos – o cuidado que eles precisam com o carinho que eles merecem.

8 O aumento do índice da população idosa e uma expectativa de vida maior levaram a uma reflexão ampla de como atender esta população. Como surgiu a profissão Cooperativa dos Cuidadores de Idosos – o cuidado que eles precisam com o carinho que eles merecem. Lei do Profissional Cuidador O Ministério do Trabalho e Emprego reconheceu a profissão de Cuidador em 2001, com a Lei 5.162, portaria 73. A partir daí, todas as pessoas que queiram seguir esta profissão, devem receber formação específica para tal. No Brasil, ainda persiste a informalidade sobre cuidados e cuidadores.

9 Curso com especialização nos cuidados com o idoso ou doentes dependentes, ética e comportamento etc... Que tipo de formação recebe o cuidador Cooperativa dos Cuidadores de Idosos – o cuidado que eles precisam com o carinho que eles merecem.

10 Associação da figura feminina: zelo, organização, proteção, paciência, carinho e dedicação. Mesmo que o idoso seja do sexo masculino a preferência é pelo sexo feminino, não fazendo qualquer distinção em relação aos cuidadores homens. 90% são do sexo feminino. Figuras femininas: consideradas excelentes cuidadoras Cooperativa dos Cuidadores de Idosos – o cuidado que eles precisam com o carinho que eles merecem.

11 Mulher no controle orçamentário familiar. Pesquisas comprovam que o ambiente familiar ajuda na recuperação parcial ou total do paciente. O cuidador será aquele profissional amigo que fará parte da vida do idoso. Papel fundamental na sociedade moderna Cooperativa dos Cuidadores de Idosos – o cuidado que eles precisam com o carinho que eles merecem.

12 A classe precisa ter visibilidade, ainda nos consideramos pouco conhecidos: Seminários Congressos Cooperação entre as instituições que trabalham com cuidadores de idosos. Integração com os gerontólogos, geriatras e médicos em geral. Visibilidade Cooperativa dos Cuidadores de Idosos – o cuidado que eles precisam com o carinho que eles merecem.

13 Cliente tem benefícios na contratação de cuidadores de idosos. Atendimento feito no sistema cooperativo. O cuidador somente é encaminhado após processo de avaliação, onde a família participa da seleção. Isso ajuda a elaborar um plano de atendimento adequado. Custo x Benefício Cooperativa dos Cuidadores de Idosos – o cuidado que eles precisam com o carinho que eles merecem.

14 Capacitação técnica e valorização profissional do cuidador de idosos. A profissão é reconhecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego, podendo ser contratados em regime de CLT ou pelo cooperativismo. Custo x Benefício Cooperativa dos Cuidadores de Idosos – o cuidado que eles precisam com o carinho que eles merecem.

15 Parceria que deu certo. Foi através do cooperativismo que a Coopidade pôde inserir no mercado esta modalidade de prestação de serviços, com um trabalho seguro, confiável e humanizado. Espaço no Cooperativismo Cooperativa dos Cuidadores de Idosos – o cuidado que eles precisam com o carinho que eles merecem.

16 O envelhecimento é protegido no Brasil, havendo diretrizes a serem seguidas e implementadas. A participação efetiva das pessoas idosas, mostrando sua força política, organizando-se, criando parcerias e alianças com representantes dos poderes legislativo, executivo e judiciário, ONGs, entre outros órgãos, poderá contribui de forma significativa em situações que, às vezes, são esquecidas. Notas Importantes Cooperativa dos Cuidadores de Idosos – o cuidado que eles precisam com o carinho que eles merecem.

17 Estatuto do Idoso – respeitar os direitos sociais do idoso. Aprovado em setembro de 2003, através do Projeto de Lei número 3561/1997, no Brasil. Notas Importantes Cooperativa dos Cuidadores de Idosos – o cuidado que eles precisam com o carinho que eles merecem.

18 Apesar do envelhecimento significativo da população brasileira, somente na década de 70 é que se pode notar um “interesse” e maior preocupação com e pela temática. Surgiram programas, eventos, projetos destinados aos idosos, com destaque para as universidades da terceira idade, grupos de convivência, programas de saúde, conselhos nacional, estadual e municipal, delegacia do idoso, associações, campanhas etc. Considerações Finais Cooperativa dos Cuidadores de Idosos – o cuidado que eles precisam com o carinho que eles merecem.

19 Marina da Cruz – janeiro de 2005 Processo de envelhecimento no Brasil: Desafios e perspectiva. Bibliografia Cooperativa dos Cuidadores de Idosos – o cuidado que eles precisam com o carinho que eles merecem.

20 O cuidado que eles precisam com o carinho que eles merecem. O cuidado que eles precisam com o carinho que eles merecem.


Carregar ppt "Rosa Maria dos Santos Diretora-presidente O papel do Cuidador de Idosos na sociedade moderna."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google