A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Docente: Enf. Herton Gomes. Turma: R8N – 18 de Setembro de 2013.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Docente: Enf. Herton Gomes. Turma: R8N – 18 de Setembro de 2013."— Transcrição da apresentação:

1 Docente: Enf. Herton Gomes. Turma: R8N – 18 de Setembro de 2013.

2  Estamos num século denominado por muitos de ¨Biotecnológico¨, no qual as máquinas e os avanços científicos na área biológica são, muitas vezes, as estrelas no grande palco da vida é o nosso mundo...Perdemos um pouco nossas intenções humanitárias em detrimento da corrida contra o tempo para novas descobertas.

3  Sabemos que a ciência e os aparatos tecnológicos são muito úteis e importantes, que através deles, ao longo dos anos, estamos conseguindo exterminar antigas doenças, prevenir outras, expandir nosso universo de conhecimentos e melhorar a qualidade de vida de muitas pessoas.

4  Porém, nossa preocupação está centrada no distanciamento entre os seres humanos que esse tipo de interesses está criando. Conceitos cada vez mais tecnológicos são divulgados e técnicas cada vez mais apuradas e específicas são ensinadas, fazendo com que percamos a noção de totalidade do ser humano e sua ligação com o Cosmo. Criam-se cada vez mais especialistas que seguem o padrão cartesiano da fragmentação e da compartimentalização dos saberes, conhecendo cada vez mais sobre cada vez menos, ou seja, conhecendo a parte e se esquecendo de todo.

5  A Bioética é hoje um chamado a refletir eticamente sobre os avanços tecnológicos emergentes no campo da vida e saúde. O termo apareceu em 1970, em um artigo do cancerologista americano Van Rensselaer Potter, intitulado Bioethics. Espantado com o desenvolvimento exponencial do conhecimento científico, em especial na Biologia.

6  Criação de uma nova ciência da sobrevivência, que se baseia na aliança do saber biológico – BIO – com os valores humanos –Ética.  Muitos foram os fatores estimulantes para o desenvolvimento da Bioética, a saber:  O desenvolvimento tecnocientífico com a técnica de hemodiálise, questões a respeito dos transplantes e junto a elas os critérios de determinação da morte, sendo que a partir da morte, a morte cerebral, rapidamente adotada pelos meios científicos e jurídicos.

7  As técnicas de reanimação por respiração artificial conhecem progressos espetaculares, porém, deixa certas pessoas indefinidamente em um estado entre a vida e a morte e suscitam questões éticas como retirar ou não respirador...

8  Em 1953, a descoberta da estrutura do DNA por Watson e Crick, seguida da decodificação do código genético e ao desenvolvimento da técnica do DNA recombinante.

9  Nos anos 1970 – 1975, o destaque para o aborto ou interrupção voluntária da gravidez e as tecnologias de reprodução. Proteção dos direitos da pessoa, diretamente ligadas à ética em pesquisa, com o processo de Nuremberg, onde o mundo tomou conhecimento das autoridades cometidas nos campos de concentração alemães durante a 2ª Guerra Mundial, especificamente pelos médicos nazistas.

10  Este código foi o 1º a suscitar uma conscientização sobre os perigos dos progressos da ciência, desejados a qualquer custo e sobre a necessidade de uma reflexão ética e humanista. Um ano após a elaboração do Código de Nuremberg é proclamada a Declaração Universal dos Direitos Humanos 1948.

11  Os desenvolvimentos tecnobiológicos trouxeram novos poderes, ao mesmo tempo fascinantes e inquietantes, nos quais a relação dos profissionais da saúde com os pacientes passa de familiar e interpessoal, para impessoal e organizacional, prejudicando o sentimento de confiança e de entrega que a população sempre havia manifestado em relação aos médicos e profissionais da saúde. Isso implicou maior responsabilidade pessoal do doente.

12  É a condição humana viver e morrer, isso é fato...independente da vontade própria de cada um. A partir daqui, adentra-se no campo dos valores religiosos. Assim, qualquer atitude que interfira neste processo é questionada, causando polêmica em função das crenças individuais. Eis alguns casos:

13  Homicídio: é a morte de uma pessoa por outro, de forma direta ou indireta. É o assassinato.  São várias as razões que levam o indivíduo a praticar tal ato: amor, ódio, medo, vingança, inveja, angustia, etc..razões que porém não o justificam.  Segundo a legislação brasileira (Código Penal), constitui crime esta prática, variando a penalidade de acordo com o tipo de homicídio praticado (simples, qualificado, necessário,etc.).

14  Suicídio: Significa por fim à própria vida por livre vontade ou por falta de discernimento, reconhecidamente incurável.

15  Eutanásia: é a prática que visa abreviar, sem sofrimento físico, a vida e um doente, reconhecimento incurável. Esta pode ocorrer por uma ação ou por omissão de quem a pratica. No Brasil é considerada crime tanto profissional como social.

16  O Art. 29 do código de ética do profissional de enfermagem diz que o profissional é proibido “Promover a eutanásia ou participar em prática destinada a antecipar a morte do cliente/paciente

17  Esterilização: é a cirurgia que se realiza, no homem e na mulher, com finalidade de evitar a gravidez.  Esterilidade é a incapacidade de gerar vida. Assim, a esterilização determinada a esterilidade. Denomina- se VASECTOMIA a cirurgia masculina e LAQUEADURA, a feminina.  A laqueadura deve ser realizada apenas nos casos em que há risco de morte para a mãe ou para o filho. A indicação terapêutica deve ser feita após criteriosa avaliação, mediante documento assinado por três médicos aprovando a necessidade de operação e, também, mediante a assinatura da mulher concordando com a cirurgia.

18  Agora com poucas palavras façam um resumo breve, no máximo em 10 linhas o que vocês entendem ou entenderam sobre: Ética Profissional E BIOÉTICA.


Carregar ppt "Docente: Enf. Herton Gomes. Turma: R8N – 18 de Setembro de 2013."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google