A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Challenger Segurança e Ética Leonardo Cesar Schurt Nilo Leandro Juchem Tomazo Silva Burin Rodrigo Pantanal.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Challenger Segurança e Ética Leonardo Cesar Schurt Nilo Leandro Juchem Tomazo Silva Burin Rodrigo Pantanal."— Transcrição da apresentação:

1 Challenger Segurança e Ética Leonardo Cesar Schurt Nilo Leandro Juchem Tomazo Silva Burin Rodrigo Pantanal

2 Resumo da história Janeiro 1986: o ônibus espacial Challenger explode 73 segundos após o lançamento, matando 7 astrounautas.

3 Funcionamento de um ônibus espacial Basicamente constitui de: Um ônibus (avião); Um grande tanque externo (combustível líquido oxigênio e hidrogênio); Dois foguetes auxiliares.

4 Funcionamento de um ônibus espacial Quando o combustível dos foguetes se esgota eles são descartados, caem na terra e são reaproveitados. O grande tanque abastece os motores do onibus. Também é descartado após esgotar mas não vai ser reaproveitado.

5 Funcionamento de um ônibus espacial O ônibus entra em órbita, ao redor da Terra Realiza sua missão Retorna à Terra, pousando como um avião comum.

6 Causa da tragédia Há uma borracha que faz a vedação entre partes que formam o foguete auxiliar Altas pressões deformavam as paredes, deslocando os anéis de borracha Isso ocasionava vazamento de gases combustíveis

7 Causa da tragédia É necessário anéis de borracha com grande elasticidade para impedir os vazamentos Vazamentos mais intensos dos gases dos foguetes auxiliares provocaram a explosão do grande tanque de combustível líquido

8 Tragédia anunciada A NASA estava ciente dos problemas da borracha Testes tinham sido feitos com temperatura ambiente superior a 12ºC No dia do lancamento a temperatura estava em -2ºC Isto ocasionou a perda de elasticidade da borracha

9 A decisão do lançamento A NASA optou por uma decisão de gerência ao autorizar o lançamento, e não uma decisão de engenharia, já que era informada pela Thiokol dos riscos de se lançar o equipamento abaixo da temperatura de 53ºF (12ºC)

10 A decisão do lançamento Um gerente da NASA respondeu à decisão da Thiokol perguntando: My God, Thiokol, when do you want me to launch, next April? Era temida uma reação pública e política caso o lançamento fosse cancelado (muitos lançamentos haviam sido cancelados anteriormente)

11 Considerações éticas A decisão a favor do lançamento primou pela estratégia em detrimento da segurança As possíveis perdas em vidas humanas não foram levadas em conta As pessoas competentes deveriam ter contatado as autoridades cabíveis e evitado o lançamento que poria em risco as vidas dos astronautas

12 Considerações éticas A NASA demorou 7 horas, depois do acidente, para confirmar as mortes às famílias; A agência recusava-se a divulgar à imprensa a temperatura na hora do lançamento a qual teria sido a causa do rompimento das vedações; Mesmo com todos os problemas de segurança da frota de ônibus espaciais da NASA, o administrador da agência, Sean OKeefe, anunciou que os veículos têm de se manter ao serviço até 2015; Cortes no orçamento e redução de custos de projetos podem levar a futuros desastres.

13 Considerações Finais Será que o desastre com o Challenger foi o primeiro de muitos devido ao descaso com a segurança e a necessidade dos EUA de se mostrarem no topo de uma corrida espacial que não existe mais? Será que vale a pena manter, de qualquer maneira, projetos ultrapassados visando recuperar a confiança e o apoio da opinião pública??

14 Referências da Pesquisa usca%20da%20Lideranca.pdf BR&sl=en&u=http://onlineethics.org/essays/shuttle/&prev=/search%3F q%3Dhttp://onlineethics.org/essays/shuttle/index.html%26hl%3Dpt- BR%26lr%3D%26cr%3DcountryBR%26sa%3DG ed/challenger.html

15 Obrigado!

16


Carregar ppt "Challenger Segurança e Ética Leonardo Cesar Schurt Nilo Leandro Juchem Tomazo Silva Burin Rodrigo Pantanal."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google