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DECISÕES SEM LIMITES Max H. Bazerman e Dolly Chugh Rodrigo Minneh José Aucimédio Denilson Rabelo Daniel Petenucci Alessandra Monteiro Robson Fonseca Celso.

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1 DECISÕES SEM LIMITES Max H. Bazerman e Dolly Chugh Rodrigo Minneh José Aucimédio Denilson Rabelo Daniel Petenucci Alessandra Monteiro Robson Fonseca Celso Scarcello JUN/2009

2 INTRODUÇÃO CASOS: Vioxx Challenger Coca-cola

3 VIOXX A dolorosa derrota de Vioxx ligada à 25 mil casos de infarto e derrame após 18 meses de utilização do produtos; 14,6% dos usuários de Vioxx haviam tido problemas cardiovasculares durante o uso; 2,5 % dos casos, tal problema fora sério; Responsáveis por tomadas de decisão ignora informações críticas; Indícios sugerem a falsificação dos fatos pelo pessoal de vendas; Outra área de cegueira de percepção está ligada à mudança gradativa;

4 MÍDIA NEGATIVA

5 CHALLENGER Lançado à menor de todas as temperaturas da história; Falha nos anéis de vedação e morte dos sete astronautas a bordo ; Nas sete ocasiões anteriores nas quais houvera falha no componente não surgiu conexão clara entre os anéis e a baixa temperatura, mesmo assim foi mantido o lançamento; Analises posteriores sugerem que, dado a baixa temperatura, a probabilidade de desastre era superior a 99%; Cientistas, limitaram a análise dos dados em mãos, em vez de buscar os mais relevantes;

6 COCA-COLA Meados de 1980, a Pepsi avançava sobre o terreno da Coca-Cola; Focando no sabor, a Pepsi lança o Desafio Pepsi, teste cego de degustação; Decisão da Coca em se voltar ao sabor – investimento pesado para reformular a receita da Coca, que já tinha 99 anos (hipótese básica); Falha em buscar indícios contraditórios e a falta da pergunta básica: Se substituirmos a Coca-Cola pela New-Coke, você aceitaria? Uma saída é atribuir a um membro do grupo o papel de inquisidor do diabo. Lançar perguntas/contestações ao invés de defender pontos de vista. O objetivo é buscar indícios fora dos limites da consciência agregando ao final do ciclo de decisão.

7 ENTENDIMENTO DO GRUPO Não existe decisão com alternativa única; Apenas as diferenças de alternativas são relevantes; Executivos podem não enxergar ou não buscar informações cruciais para tomada de decisão; Executivos podem se preparar para estar alerta à informações capazes de afetar diretamente a empresa; A Fantasia do sucesso Como o otimismo sabota decisões de executivos; Compartilhar informações pode ser crucial; Buscar informações de alguém que não esteja envolvido diretamente na situação pode ser fator chave de sucesso para uma tomada de decisão; Questionar é uma saída para enxergar aspectos obscuros; Eleja o advogado do diabo.

8 TEMA PARA DISCUSSÃO Como são tomadas as grandes decisões nas empresas onde atuam? Na maioria, são decisões assertivas?


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