A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PÁSCOA FESTA RESSURREIÇÃO. PÁSCOA - ALELUIA No início era o nome da festa que os pastores faziam na entrada da primavera. Ofereciam a Deus um cordeiro.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PÁSCOA FESTA RESSURREIÇÃO. PÁSCOA - ALELUIA No início era o nome da festa que os pastores faziam na entrada da primavera. Ofereciam a Deus um cordeiro."— Transcrição da apresentação:

1 PÁSCOA FESTA RESSURREIÇÃO

2 PÁSCOA - ALELUIA No início era o nome da festa que os pastores faziam na entrada da primavera. Ofereciam a Deus um cordeiro para pedir a proteção sobre a fecundidade do rebanho. Mais tarde, ingressando em Canaã, aderiram à festa dos agricultores, denominada festa do Pães Ázimos. Estes ofertavam a Deus os primeiros grãos de trigo da colheita. Faziam um pão sem fermento para não contaminá-lo com o velho. As duas festas se assimilaram e tomaram o nome de PÀSCOA.

3 O QUE É PÁSCOA? Na verdade é muito mais do que um simples feriado, trata-se de uma data muito especial para o cristianismo e para o judaísmo. É nesse período que cada religião comemora algo muito importante que marcou a história.

4 PÁSCOA A palavra páscoa vem do hebreu PESSACH e significa "passagem". Era vivamente comemorada pelos judeus do antigo testamento. A Páscoa que eles comemoram é a passagem do mar Vermelho, que ocorreu muitos anos antes de Cristo, quando Moisés conduziu o povo hebreu para fora do Egito, onde era escravo.

5 Para entender como tudo começou, vamos ter que voltar um pouco no tempo. Há três mil e quinhentos anos aproximadamente, no Egito, os judeus eram escravos dos faraós. Revoltados com essa situação, resolveram fugir com Moisés até Canaã, a Terra Prometida.

6 Eles ficaram tão felizes que comemoraram sem parar e nomearam a data de PESSACH, que significa passagem em hebraico. No caso deles, foi uma passagem da escravidão para a liberdade. Na Bíblia encontramos a libertação do povo judeu do cativeiro, no Egito, e a passagem através do Mar Vermelho. de seus seguidores.

7 Chegando às margens do Mar Vermelho, os judeus, perseguidos pelos exércitos do faraó teriam de atravessá-lo às pressas. Guiado por Deus, Moisés levantou seu bastão e as ondas se abriram, formando duas paredes de água, que ladeavam um corredor enxuto, por onde o povo passou. Jesus também festejava a Páscoa.

8 Já os cristãos batizaram o Pessach de Páscoa e deram um sentido diferente para essa data. Eles comemoram a ressurreição de Cristo.

9 DOMINGO DE PÁSCOA Foi o que Ele fez ao cear com seus discípulos. Condenado à morte na cruz e sepultado, ressuscitou três dias após, num domingo, logo depois da Páscoa judaica. A ressurreição de Jesus Cristo é o ponto central e mais importante da fé cristã. Através da sua ressurreição, Jesus prova que a morte não é o fim e que Ele é, verdadeiramente, o Filho de Deus.

10 DOMINGO DE PÁSCOA O temor dos discípulos em razão da morte de Jesus na Sexta-Feira transforma-se em esperança e júbilo. É a partir deste momento que eles adquirem força para continuar anunciando a mensagem do Senhor.

11 Páscoa significa a passagem da escravidão para a liberdade. É a maior festa do cristianismo e, naturalmente, de todos os cristãos, pois nela se comemora a Passagem de Cristo deste mundo para o Pai, da morte para a vida, das trevas para a luz.

12 SÍMBOLOS DA PÁSCOA

13 CORDEIRO O cordeiro que os israelitas sacrificavam no templo no primeiro dia da páscoa como memorial da libertação do Egito, na qual o sangue do cordeiro foi o sinal que livrou os seus primogênitos. Este cordeiro era degolado no templo. Os sacerdotes derramavam seu sangue junto ao altar e a carne era comida na ceia pascal. Aquele cordeiro prefigurava a Cristo, ao qual Paulo chama "nossa páscoa" (Cor 5, 7).

14 CORDEIRO João Batista, quando está junto ao rio Jordão em companhia de alguns discípulos e vê Jesus passando, aponta- o em dois dias consecutivos dizendo: "Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo" (Jo 1, 29 e 36).

15 CORDEIRO Jesus Cristo é o Cordeiro de Deus, oferecido como o único sacrifício capaz de nos reconciliar com Deus, uma vez que desde o primeiro pecado cometido por Adão e Eva, somos todos pecadores e estamos afastados de Deus. Graças ao sacrifício de Cristo, somos novamente chamados de amigos de Deus.

16 OVO O costume e tradição dos ovos estão associados com a Páscoa há séculos. Símbolo da fertilidade e nova vida. A existência da vida está intimamente ligada ao ovo, que simboliza o nascimento. O sepulcro de Jesus ocultava uma vida nova que irrompeu na noite pascal. Ofertar ovos significa desejar que a vida se renove em nós.

17 Simboliza fertilidade e nova vida. Dá- lo de presente significa desejar que a vida se renove para a pessoa homenageada. No início do cristianismo, presenteava-se com alimentos. A partir do século 18, a Igreja adotou o ovo oficialmente como símbolo da Páscoa. Assim, os ovos tornaram-se o símbolo da ressurreição e da nova vida. OVO

18 Aparentemente morto, o ovo contêm dentro de si uma Vida Nova; é símbolo da vida em gestação, daquele que está por nascer. Assim também, o Sepulcro de Cristo ocultava a Vida Nova que irrompeu na madrugada da Páscoa: Jesus Cristo que, divino e glorioso, é "a Luz para iluminar as Nações, a Glória do povo de Israel" (Lc 2, 32). OVO

19 COELHO Por serem animais capazes de gerar grandes ninhadas e reproduzirem-se várias vezes ao ano, sua imagem simboliza a capacidade da Igreja de produzir novos discípulos de Jesus, Filho de Deus. A UVA: Da uva se faz o vinho. Vinho que Jesus transformou em seu sangue, na Santa Ceia, como alimento se tornou. Da uva se faz o vinho que Jesus abençoou, pois em sangue divino Jesus Cristo o transformou.

20 UVA Da uva se faz o vinho. Vinho que Jesus transformou em seu sangue, na Santa Ceia, como alimento se tornou. Da uva se faz o vinho que Jesus abençoou, pois em sangue divino Jesus Cristo o transformou.

21 TRIGO Do trigo se faz o pão – O pão que Jesus transformou em seu corpo, alimentando as nossas almas e fortalecendo- as de Paz, Amor e Esperança. Do trigo se faz o pão que o nosso corpo alimenta, e Jesus é a Hóstia Santa que a nossa alma sustenta.

22 PÃO E VINHO Na ceia do senhor, Jesus escolheu o pão e o vinho para dar razão ao seu amor. Representando o seu corpo e sangue, eles são dados aos seus discípulos para celebrar a vida eterna.

23 CÍRIO PASCAL É uma grande vela que é acesa no fogo novo, no Sábado Santo, logo no início da celebração da Vigília Pascal. Assim como o fogo destrói as trevas, a luz que é Jesus Cristo afugenta toda a treva do erro, da morte, do pecado. É o símbolo de Jesus ressuscitado, a luz dos Povos. Após a bênção do fogo acende-se, nele, o Círio.

24 GIRASSOL O girassol é uma flor que está sempre voltada para o sol. Representa as nossas vidas que devem estar sempre voltadas para Cristo Ressuscitado. Quero ser como você, oh! Bonito girassol quero estar sempre voltado para Jesus – o nosso sol.

25 PEIXE Na era das perseguições, os cristãos não podiam falar publicamente o nome do Senhor Jesus. Recorrem, então,a palavra Peixe, que escrito em grego, cada letra corresponde a inicial da afirmativa: Jesus Cristo, de Deus Filho, Salvador. Em suas casas e roupas, pintavam a figura de um peixe como profissão de Fé em Jesus Cristo.

26 PEIXE O Peixe também indica renovação, troca, purificação e ilustra o milagre da multiplicação dos pães e dos peixes, mostrando Cristo como fonte de nova vida. O peixe vive na água que, continuamente se renova. Assim a Páscoa é a renovação do Batismo.

27 SINO –Representa o anúncio da Ressurreição de Jesus. O seu repicar festivo convida a todos para louvarem com ele o Cristo que é nosso irmão. –O badalar dos sinos nas torres das igrejas, durante a missa de domingo de Páscoa, mostra como os fiéis estão contentes com a ressurreição de Cristo e por isso também cantam Aleluia.

28 Irmã Maria Helena OLiveira da Silva Congregação das Irmãs de São Carlos de Lyon


Carregar ppt "PÁSCOA FESTA RESSURREIÇÃO. PÁSCOA - ALELUIA No início era o nome da festa que os pastores faziam na entrada da primavera. Ofereciam a Deus um cordeiro."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google