A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Qual dos dois é o verdadeiro monstro? 1)Clonagem Um clone é um indivíduo derivado de outro e que possui o mesmo patrimônio genético do indivíduo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Qual dos dois é o verdadeiro monstro? 1)Clonagem Um clone é um indivíduo derivado de outro e que possui o mesmo patrimônio genético do indivíduo."— Transcrição da apresentação:

1

2 Qual dos dois é o verdadeiro monstro?

3

4

5 1)Clonagem Um clone é um indivíduo derivado de outro e que possui o mesmo patrimônio genético do indivíduo original, produzido por reprodução assexuada. a) Clonagem Natural – Ocorre reprodução assexuada naturalmente, ou divisão do embrioblasto formando organismos geneticamente idênticos.

6

7

8 Qual é o original e qual é o clone?

9 1)Clonagem a) Clonagem induzida artificial – É uma técnica da engenharia genética aplicada em vegetais e animais, que consiste na reprodução de clones (Clonagem Reprodutiva ).

10

11

12

13 1)Clonagem Clonagem Terapêutica Obtenção de células-tronco

14 1)Clonagem Clonagem Terapêutica Tratamento problemas cardíacos

15 1)Clonagem Clonagem em plantas

16

17 2) Células-Tronco Desenvolvimento Embrionário

18

19

20 2) Células-Tronco - Diferenciação Celular

21 2) Células-Tronco Células-Tronco Embrionárias (Pluripotentes) Células retiradas da massa celular interna de blastocistos (um dos estágios iniciais dos embriões). São células indiferenciadas, que por meio de estímulos químicos podem se diferenciar em qualquer um dos 200 tipos de células humanas.

22 2) Células-Tronco Células -Tronco Adultas (Multipotentes) São células indiferenciadas obtidas a partir da medula óssea, cordão umbilical, intestino e pele. São capazes de originar somente os tipos celulares que compõem o tecido ou órgão específico onde estão situadas.

23 As Células tronco embrionárias são: Pluripotentes São células capazes de se diferenciarem em quase todos os tecidos humanos, excluindo a placenta e anexos embrionários, ou seja, a partir de células, aproximadamente o 5° dia de vida, fase chamada de BLASTOCISTO. Totipotentes São células capazes de se diferenciarem em todos os 216 tecidos que formam o corpo humano, incluindo a placenta e anexos embrionários. Elas são encontrados nos embriões nas primeiras fases da divisão, isto é, quando o ele tem entre células correspondendo a 3 ou 4 dias de vida.

24

25

26 3) Tecnologia do DNA Recombinante Técnica que permite manipulação do DNA para diversos fins de estudo.

27 3)Tecnologia do DNA Recombinante Produção de insulina humana

28 3) Tecnologia do DNA Recombinante Organismos Transgênicos

29

30 Lobo Norte-AmericanoHusky Siberiano Lobo EuropeuFila Brasileiro

31 O que é um gene? Pedaço de DNA que controla a síntese de Proteínas DNA RNAmProteínas Transcrição Tradução

32 O que é um transgênico? Transgênico ou O rganismo G eneticamente M odificado é um ser vivo cuja estrutura genética a parte da célula onde está armazenado o código da vida foi alterada pela inserção de genes de outro organismo, de modo a atribuir ao receptor características não programadas pela natureza.

33 O que é um transgênico então? (Em português, por favor...) Você coloca parte do DNA de um organismo em outro organismo.

34 Organismo Frankenstein?

35 Como é feito um Organismo Geneticamente Modificado?

36 Ou...

37

38 Professor Ingo Potrykus (Instituto Federal de Tecnologia da Suíça) e Peter Beyer (Uni- versidade de Freiburg, Alemanha) arroz dourado Obtiveram um tipo de cereal muito mais rico em betacaroteno, o agente construtor da vitamina A. A vitamina A fortalece o organismo humano contra doenças infecciosas e previne contra a cegueira noturna, mal que aflige atualmente mais de crianças subnutridas ao redor do mundo. O arroz representa entre 50% e 80% da ingestão diária de calorias dos asiáticos.

39 Ou ainda...

40 Manipulação genética de vegetais, utilizando DNA de bactérias.

41 Por exemplo... A bactéria Bacillus thuringiensis, produz uma toxina que atua como pesticida, eliminando insetos e ervas daninhas. Cientistas da empresa suíça de biotecnologia Novartis produziram milho contendo o gene para a produção dessa toxina.

42 Resultado? O milho preservou a sua aparência e as suas funções naturais, mas em suas células passou a fabricar o veneno da bactéria, tornando-se resistente à broca e a outros tipos de pragas. Surgiu assim o milho Bt, atualmente cultivado em 12 milhões de hectares no mundo.

43 E aí? Os transgênicos vão aumentar em 25% a produção de alimentos no mundo nos próximos anos Elíbio Rech, doutor em Genética Celular e coordenador de projetos para a produção de transgênicos da Embrapa. A Embrapa também tem um pé na terceira onda das pesquisas, da qual devem resultar os chamados nutracêuticos, alimentos provedores de hormônios e vacinas.

44 Pontos PositivosPontos Negativos Redução dos custos de produção.Efeitos colaterais ainda desco- nhecidos no organismo humano Menos despesas com agrotóxicos e adubos. Prejuízos ao ecossistema Produção de alimentos ricos em proteínas e vitaminas. Surgimento de superpragas Produção de alimentos pobres em gordura trans. Diminuição da biodiversidade Produção de alimentos contendo vacinas Monopólio da tecnologia nas mãos de empresas estrangeiras Produção de espécies resistentes à secas e geadas. Cobrança de royalties (patentes) Erradicação da fome no mundo.Eliminação dos pequenos produto- res agrícolas Aumento do desemprego

45 Exemplos... É o caso do estudo comandado pelo cientista John Losey na Universidade Cornell, nos Estados Unidos, sobre a mortalidade de borboletas Monarcas após serem alimentadas com o pólen do milho Bt. Losey diria, depois, que houve falhas de controle em sua experiência.

46 E o que mais? Em 1989, 37 americanos morreram ao ingerir alimentos com genes alterados. O produto foi recolhido. Hoje, nenhum alimento alterado é vendido sem testes rigorosos. Mas não sabemos que problemas podem surgir nas próximas décadas, diz Sezifredo Paz, coordenador do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec).

47 Arpad Pusztai, do Instituto de Pesquisa Rowett, especializado em nutrição, na cidade de Aberdeen, Escócia, em agosto de 1998, contou, num programa de televisão, que batatas transgênicas teriam causado anomalias em ratos.

48 1. Três grupos de ratos foram alimentados com batatas diferentes: O primeiro grupo comeu batatas sem qualquer alteração nutritiva. O segundo comeu batata injetada com lectina, uma proteína comum em legumes como o feijão. O terceiro comeu batata modificada para produzir a lectina dentro de suas células. 2. Depois de dez dias, os três grupos foram submetidos a exames. Segundo o autor da pesquisa, Arpad Pusztai, eles mostraram que: Os ratos que comeram a batata comum e a injetada com lectina continuavam saudáveis. Os alimentados com a batata modificada tiveram alterações no intestino, no fígado, no baço (responsável pela renovação das células vermelhas) e no timo (envolvido nos processos de defesa do corpo).

49

50

51

52 3)Tecnologia do DNA Recombinante Terapia Gênica

53

54

55 3) Tecnologia do DNA Recombinante Identificação de pessoas pelo DNA Aparelho de PCR Técnica de Eletroforese

56 3) Tecnologia do DNA Recombinante Identificação de pessoas pelo DNA Padrões de DNA de três suspeitos de um crime em que foi feito a técnica de eletroforese utilizando-se uma gota de sangue.

57 3) Tecnologia do DNA Recombinante

58 Identificação de pessoas pelo DNA Teste de paternidade

59 3) Tecnologia do DNA Recombinante Identificação de pessoas pelo DNA Teste de paternidade

60 4) Projeto Genoma Humano (PGH) Início: 1990 Objetivo I: Determinar a sequência de todos os nucleotídeos dos 24 cromossomos do genoma humano (22 autossomos e XY). Objetivo II: Identificar todos os genes humanos. (Mapeamento do genoma humano) Término: Fevereiro de 2001 I - Foram encontrados cerca de 3 bilhões de pares de nucleotídeos. II - Foram encontrados cerca de 30 mil genes, número bem menor do que se imaginava. III - Muitos de nossos genes são semelhantes aos de bactérias e de vírus; 40% dos nosso genes são semelhantes aos de vermes nematódeos e 90% semelhantes aos de camundongos.

61 Próximos objetivos do PGH Caracterizar a função de cada gene. Utilizar as informações obtidas para: o Melhorar e simplificar o diagnótico de doenças genéticas (câncer). o Prevenção de doenças genéticas. Problemas relacionados ao PGH Discriminação genética o Seguradoras o Seleção de empregos o Forças armadas o Escolas

62 ?

63 Um pouco de História... Código de Nuremberg (1947) - estabeleceu-se recomendação internacional sobre os aspectos éticos envolvidos na pesquisa em seres humanos. 4. O experimento deve ser conduzido de maneira a evitar todo sofrimento e danos desnecessários, quer físicos, quer materiais. 5. Não deve ser conduzido qualquer experimento quando existirem razões para acreditar que pode ocorrer morte ou invalidez permanente; exceto, talvez, quando o próprio médico pesquisador se submeter ao experimento.

64 E se a Bioética não existir? 1984 – Caso Baby DOE Menina com Síndrome de Down e portadora de uma comunicação entre a traquéia e o esôfago (cirurgia simples). Os pais optaram pela morte da menina por inanição, alegando que já tinham dois filhos e não queriam uma criança com Síndrome de Down. Os médicos foram à justiça e tiveram seu pedido de tratamento da menina negado. Ela morreu antes do julgamento da apelação. Os pais foram acusados de homicídio doloso.

65 E se a Bioética não existir? 1984 – Caso Baby Fae Uma paciente pediátrica, em estado terminal, por problemas cardíacos, recebeu um transplante de coração de um babuíno no Loma Linda University Medical Center/EUA. Os cientistas sabiam que o coração transplantado não poderia ajudá-la mais que alguns poucos dias. A paciente sobreviveu apenas 20 dias.

66 E se a Bioética não existir? Caso Tuskegee De 1932 até 1972 um estudo sobre a sífilis usou pessoas negras de Tuskegee, no estado do Alabama, como cobaias humanas na inoculação e desenvolvimento da sífilis, SEM QUE OS INDIVÍDUOS TESTADOS SOUBESSEM DO QUE SE TRATAVA. Mais de pessoas foram contaminadas e muitas morreram.

67 Juramento do Médico No momento de me tornar um profissional médico: Prometo solenemente dedicar a minha vida a serviço da Humanidade. Darei aos meus Mestres o respeito e o reconhecimento que lhes são devidos. Exercerei a minha arte com consciência e dignidade. A saúde do meu paciente será minha primeira preocupação. Mesmo após a morte do paciente, respeitarei os segredos que a mim foram confiados. Manterei, por todos os meios ao meu alcance, a honra da profissão médica. Os meus colegas médicos serão meus irmãos. Não deixarei de exercer meu dever de tratar o paciente em função de idade, doença, deficiência, crença religiosa, origem étnica, sexo, nacionalidade, filiação político-partidária, raça, orientação sexual, condições sociais ou econômicas. Terei respeito absoluto pela vida humana e jamais farei uso dos meus conhecimentos médicos contra as leis da Humanidade. Faço essas promessas solenemente, livremente e sob a minha honra.

68 Juramento do Enfermeiro Juro dedicar minha vida profissional a serviço da humanidade, respeitando a dignidade e os direitos da pessoa humana, exercendo a Enfermagem com consciência e dedicação, guardando sem desfalecimento os segredos que me forem confiados. Respeitando a vida desde a concepção até a morte, não participando voluntariamente de atos que coloquem em risco a integridade física e psíquica do ser humano, mantendo elevados os ideais da minha profissão, obedecendo os preceitos da ética e da moral, preservando sua honra, seu prestígio e suas tradições.

69 Juramento do Biólogo JURO, PELA MINHA FÉ E PELA MINHA HONRA E DE ACORDO COM OS PRINCÍPIOS ÉTICOS DO BIÓLOGO, EXERCER AS MINHAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS COM HONESTIDADE, EM DEFESA DA VIDA, ESTIMULANDO O DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO, TECNOLÓGICO E HUMANÍSTICO COM JUSTIÇA E PAZ".

70

71 Que a Estrada se abra à sua frente. Que o Vento sopre levemente às suas costas. Que o Sol brilhe morno e suave em sua face. Que a chuva caia de mansinho em seus campos. E, até que nos encontremos de novo, Que Deus lhe guarde na palma de Suas mãos! Muito Obrigado pela atenção!


Carregar ppt "Qual dos dois é o verdadeiro monstro? 1)Clonagem Um clone é um indivíduo derivado de outro e que possui o mesmo patrimônio genético do indivíduo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google