A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Observa esta imagem… Parece esquisita não é…. Já imaginaste o que seria de nós sem COR ?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Observa esta imagem… Parece esquisita não é…. Já imaginaste o que seria de nós sem COR ?"— Transcrição da apresentação:

1 Observa esta imagem… Parece esquisita não é…

2 Já imaginaste o que seria de nós sem COR ?

3 Assim está melhor…

4 SEM LUZ NÃO HÁ COR Ás escuras não conseguimos ver as cores e as formas O PRETO é a ausência da LUZ.

5 Da LUZ nasce a COR …

6 Para percebermos a COR, é necessário percebermos como a LUZ actua.

7 A LUZ propaga-se em linha recta. A parte iluminada de uma laranja absorve a maior parte da luz e reflecte a restante. Como a luz se propaga em linha recta, a outra face da laranja não recebe luz. Forma-se a sombra.

8 Há muitos anos atrás em 1676, Isaac Newton tentou perceber aquele fenómeno da natureza. Depois de muitas tentativas, conseguiu no seu laboratório fazer esta experiência:

9 A LUZ SOLAR é composta por um conjunto de radiações que é possível decompor. Isolando um raio de luz branca, e fazendo-o atravessar um prisma óptico, projectam-se num ecrã sete cores.

10 O mesmo acontece quando vês o arco-íris: as pequenas gotas de água funcionam como prisma óptico decompondo a LUZ BRANCA nas sete cores do arco-íris - vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta.

11 A COR é uma sensação visual quando existe LUZ.

12 Sabias que o mar não tem sempre a mesma cor? Se observarmos a diversas horas do dia, a intensidade harmoniosa é diferente.

13 Misturando todas as luzes MISTURA ADITIVA Obtemos o branco

14 Misturando todas as cores: MISTURA SUBTRACTIVA Obtemos o preto

15 COR-PIGMENTO A tinta é um pó a que chamamos PIGMENTO. Os primeiros pigmentos utilizados pelo Homem primitivo para decorar as suas cavernas eram obtidas a partir de plantas minerais, que eram esmagados e misturados com gorduras animais, conseguindo-se produzir uma grande gama de cores.

16 A cor pigmento é constituída por matérias colorantes com as quais podemos cobrir determinadas superfícies. Podem ser de origem natural ou artificial

17 CORES PRIMÁRIAS São consideradas as cores mais puras e que não se obtêm pela mistura de outras. É a partir delas que se fazem todas as outras. MAGENTAAZUL CIANO AMARELO

18 Óleo sobre tela 120x120cm ENRIQUE SÉNIS OLIVER (Valência, 1935)

19 CORES SECUNDÁRIAS Misturando as cores primárias duas a duas em igual quantidade, obtemos outras três cores: AmareloMagentaLaranja Azul cianoAmarelo Verde MagentaAzul ciano Violeta

20 Chamam-se CORES COMPLEMENTARES às cores primárias e secundárias que são opostas. CORES COMPLEMENTARES

21 A cor complementar de uma cor primária é a que resulta da mistura das outras duas cores primárias. CORES COMPLEMENTARES AMARELO – VIOLETA (Magenta+Azul Ciano) MAGENTA – VERDE (Amarelo+Azul Ciano) AZUL CIANO – LARANJA ( Magenta+Amarelo)

22 CORES INTERMÉDIAS As cores intermédias ou terciárias obtêm-se misturando cada cor secundária com uma primária. Resultam da combinação das cores primárias em diferentes proporções.

23 CORES INTERMÉDIAS Amarelo Magenta Ciano Verde Laranja Violeta Verde Laranja Violeta Verde Laranja Violeta

24

25 CONTRASTES claro- tons mais clarosmais escurosmesma cor Contraste claro-escuro – usando tons mais claros e mais escuros da mesma cor.

26 Contraste de quantidade – relação entre duas ou mais cores. (Muito com pouco; Grande com pequeno).

27 Dentro da mesma cor existem tons mais ou menos luminosos Contraste de qualidade – A luminosidade é uma qualidade da cor. Dentro da mesma cor existem tons mais ou menos luminosos.

28 GRADAÇÃO DAS CORES Para escurecermos uma cor devemos misturar preto a essa mesma cor.

29 GRADAÇÃO DAS CORES Para tornar uma cor mais clara, devemos juntar-lhe branco.

30 CORES QUENTES Transmitem sensações de alegria e parece que se aproximam de nós. São cores onde predominam os tons de vermelhos, amarelos e laranjas.

31 Caracterizam-se como cores vibrantes, alegres, agressivas, dando, inclusivé, a sensação de calor. São cores associadas à época do verão.

32 Matisse Turner

33 CORES FRIAS Transmitem-nos sensações de frescura e de repouso, parecem-nos distantes, são os: verdes, azuis e violetas.

34 Caracterizam-se como cores melancólicas e tristes, que proporcionam a sensação de calma. São cores associadas à época do inverno.

35 MONET DEGAS Blue dancers

36 MONOCROMIA A palavra “ Mono ” significa Uma, e “ Croma ” significa Cor. Os esquemas monocromáticos utilizam apenas uma cor e as suas variações. Vieira da Silva Paul Klee

37 CORES NEUTRAS As CORES NEUTRAS são:  O Branco  O Preto  Todos os Cinzentos

38 Misturando o branco e o preto em quantidades diferentes conseguirás vários tons de cinzento.

39 PABLO PICASSO Guernica,1937 Óleo sobre tela 350x782cm

40 Ron English

41 VIEIRA DA SILVA

42 A SIMBOLOGIA Consoante as diferentes culturas, as cores podem tomar diferentes significados, exprimir sentimentos ou estados de espírito, e ser usadas como símbolos.

43 Quando usares as cores lembra-te do que elas podem transmitir às outras pessoas e a ti próprio. Luz Paz Limpeza Pureza Tristeza Luto Noite Medo Riqueza Prudência Sol

44 Mar Calma Esperança Frescura Ecologia Inverno Frio Tristeza Alegria Paixão Calor/ Perigo Agressividade/ luta Tranquilidade

45 MARCIA VINHASCARMO SOA VAN GOGH

46 SALVADOR DALI VINCENT VAN GOGH AMADEO DE SOUZA CARDOSO

47 THAN MORGAN ( fauvista moderno)

48 A COR NO ENVOLVIMENTO Todas as actividades da vida humana, a roupa que se usa, as construções, o desporto, a publicidade, utilizam a cor.

49 A COR NO ENVOLVIMENTO Com ela, constrói-se o nosso envolvimento transmitindo diferentes tipos de sensações.

50

51

52 Cromoterapia (terapia colorida)


Carregar ppt "Observa esta imagem… Parece esquisita não é…. Já imaginaste o que seria de nós sem COR ?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google