A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Capitulo 1- Povos e Nações Turma: M1 Professor: João Cláudio Alcantara dos Santos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Capitulo 1- Povos e Nações Turma: M1 Professor: João Cláudio Alcantara dos Santos."— Transcrição da apresentação:

1 Capitulo 1- Povos e Nações Turma: M1 Professor: João Cláudio Alcantara dos Santos

2 O que levar em consideração sobre povos e nações?? O Brasil pela sua diversidade racial tem problemas de conflitos entre povos? Aonde ocorre os maiores conflitos entre povos no mundo???

3 Um exemplo de conflitos entre povos e o Oriente Médio, em que a divergência de interesse e antigos ressentimentos resultam em constantes atritos entre árabes e israelenses (judeus)

4 No século XIX surge o sionismo, movimento politico pela criação de um estado judeu, cujo objetivo foi propor a liberdade, a proteção e a autodeterminação dos povos judaicos. Com a ocupação das terras pelos palestinos, as quais eram controladas pelo governo britânico, paulatinamente os judeus foram superando os árabe sem numero.

5 Em 1948 com a determinação da ONU, os judeus criaram o estado de Israel, aumentando mais ainda o fluxo de judeus na região. Com o apoio dos EUA Israel superou diversos conflitos no Oriente Médio, conquifortaleceu as suas fronteiras stando domínio militar.

6

7 Um dos conflitos mais marcantes na região do Oriente Médio foram a Guerra dos seis dias Entre 2008 e 2009 dezenas de israelenses morreram devido a ataques de misseis disparados da Faixa de Gaza.

8

9 Conceitos Espaço Geográfico : superfície terrestre modificada pela dinâmica da paisagem e das relações sociais. Estado Nacional: organização administrativa de um território nacional. Fronteira: limite que separa dois ou mais países, estados ou territórios. Nação: sociedade organizada, cujo possui identidade, laços culturais, étnico, politico e histórico. Povo: população que cultiva identidades comuns.

10 Formação Étnica e cultural Quando se analisa as populações, é sempre importante lembrarmos que elas possuem uma identidade comum, apesar de em alguns casos estarem distribuídas em territórios separados. Etnia : Grupo de pessoas que são identificadas com base em semelhança biológicas ou culturais.

11 Nem todos os grupos populacionais que surgiram no decorrer da historia conseguiram formar os próprios Estados ou países. Ex: palestinos. Um exemplo também são vários povos na Itália que até o presente momento não chegaram a formar um pais. Ex: napolitanos, calabreses, toscanos entre outros.

12 Povo basco O povo Basco é o grupo étnico mais antigo da Europa, acredita-se que eles tenham se instalado na península Ibérica em 2000 a.c. Estão distribuídos entre os territórios da Espanha e da França. Foram duramente atacados especialmente na Espanha durante a Guerra Civil Espanhola e durante a Ditadura do General Franco.

13

14 Foi no cenário de conflito que surgiu o grupo terrorista basco ETA (Euskadi Ta Askatasuna) – Pátria Basca e Liberdade (1959). Mesmo com uma nova constituição dando autonomia aos bascos como próprio parlamento, sua própria policia e educação, o ETA rejeitou o Estatuto e se manteve na luta armada terrorista.

15 Povo Curdo O povo curdo é um grupo étnico que se julga nativo de uma região do Oriente Médio chamada de Curdistão, que abrange parte dos territórios do Irã, Iraque, Síria e Turquia. Esse grupo étnico é formado por aproximadamente 25 milhões de pessoas. O povo curdo aspira conquistar independência política e territorial do Irã, Iraque, Síria e Turquia. A luta pela autonomia desse povo vem sendo combatida de maneira violenta, especialmente pelo Iraque e Turquia.

16 Atualmente é considerada remota a possibilidade de vermos a criação de um Curdistão livre. O Iraque é um pais cada vez mais conturbado e a Turquia não pensa em ceder parte de seu território nacional ao povo curdo.

17


Carregar ppt "Capitulo 1- Povos e Nações Turma: M1 Professor: João Cláudio Alcantara dos Santos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google