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ANÁLISE DE PAVIMENTOS PARA PASSAGENS DE NÍVEL

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Apresentação em tema: "ANÁLISE DE PAVIMENTOS PARA PASSAGENS DE NÍVEL"— Transcrição da apresentação:

1 ANÁLISE DE PAVIMENTOS PARA PASSAGENS DE NÍVEL
RENATA CRISTINA DO CARMO MRS Logística VÂNIA BARCELLOS GOUVÊA CAMPOS Instituto Militar de Engenharia São Paulo Julho

2 Passagem de Nível (PN):
INTRODUÇÃO Passagem de Nível (PN): Cruzamentos de dois importantes modais de transporte: o rodoviário e o ferroviário. A PN tem que ser revestida para trânsito rodoviário, pelo menos nas faixas destinadas aos veículos e nos trechos mínimos em tangente e nível. (NB 114) Um pavimento em estado de conservação inadequado pode provocar redução de velocidade nos veículos e até paradas indevidas sobre a via férrea, desviando a atenção do usuário sobre a sinalização existente na PN e sobre a aproximação de trens, podendo causar um abalroamento. SEGURANÇA!

3 INTRODUÇÃO Pavimento asfáltico
Deteriora nas regiões próximas ao trilho. Torna a manutenção da PN demorada. Risco para os usuários. Impacto para a comunidade.

4 PISOS ALTERNATIVOS Placas de borracha:
Sistema modular composto por placas de borracha conectadas por tirantes em toda a extensão da PN. Placas de Concreto Pré-moldadas: placas de concreto armado, pré-moldadas instaladas entre os trilhos e nas laterais, podendo ser removidas individualmente para substituição ou manutenção. Placas de Borracha São placas de borracha reciclada que podem ser instaladas e removidas individualmente para manutenção da passagem de nível ou até mesmo para pequenos reparos. Trata-se de um sistema modular, composto por placas de borracha que são conectadas por tirantes em toda a extensão da passagem de nível proporcionando uma superfície contínua. As placas são dispostas entre os trilhos e na parte externa a eles, conforme pode ser visto na Figura 02. A superfície das placas é resistente à abrasão e, de acordo com o fabricante, passa por um processo de otimização para aumentar a segurança em condições molhadas. Suas dimensões variam de acordo com a bitola e tipo de local de utilização. Pelo baixo peso unitário, a instalação e a remoção são rápidas. Os painéis de borracha são fabricados a partir de pneus reciclados e podem também ser reciclados ao final da sua vida útil. Concreto: As placas internas são apoiadas sobre os dormentes e fixadas a eles por quatro parafusos. As placas externas são apoiadas de um lado sobre os dormentes e, do outro, sobre uma base de concreto nivelada. As placas internas e externas têm a mesma dimensão e pesam cerca de uma tonelada cada. Para a instalação necessariamente são utilizados equipamentos. Nos Estados Unidos, pode-se comprar painéis de concreto customizados, com cores e padrões específicos para cada ferrovia. No Brasil estas opções ainda não estão disponíveis.Fornecedores internacionais oferecem também painéis com uma luz LED incorporada, embora o projeto inicial mantenha-se inalterado.

5 CARACTERÍSTICAS AVALIADAS
Tempo de instalação Material utilizado Capacidade de adaptação Tempo de remoção Vida útil Acabamento final Tempo de instalação: a manutenção de PN deve realizada no menor prazo possível. A instalação das placas deve ser rápida. Considerar o tempo necessário para a instalação dos painéis internos e externos (especificamente para aplicação das placas até que o movimento rodoviário possa ser restabelecido). Tempo de remoção: No caso de uma manutenção, as placas utilizadas deverão ser removidas para que o serviço possa ser realizado. O tempo de remoção será o tempo gasto entre a interrupção do tráfego rodoviário e a total remoção das placas. Vida útil: avaliar a vida útil esperada de cada uma das soluções analisadas. Necessidade de equipamentos: Avaliar durante a instalação os equipamentos que serão necessários. Se é possível fazer a instalação sem equipamentos e se o tráfego ferroviário também precisa ser interditado. Interferências com outras áreas: avaliado se o material aplicado pode influenciar negativamente na manutenção da VP ou da EE. Se pode haver interferência com os sistemas existentes na PN. Em linha sinalizada, os trilhos devem ser mantidos isolados um do outro. Material utilizado: Se há dificuldade ou facilidade para compra do material, se há algum tipo de ganho ambiental, se o material pode ser produzido com facilidade. Capacidade de adaptação: avaliar a adaptação do material às imperfeições existentes na superestrutura da via, como diferenças nos espaçamentos dos dormentes, variação nas dimensões dos dormentes e pequenas falhas no nivelamento. Acabamento final: A rugosidade e o aspecto final da superfície do piso e a forma como a travessia é feita sobre ele são itens importantes sob o ponto de vista dos usuários. Custos Segurança: PN = local seguro para o cruzamento da via férrea. A superfície deve ser uniforme de forma a permitir que veículos, pedestres, ciclistas e outros usuários possam cruzar a PN com a velocidade normal e sem conseqüências. Assim, o piso da PN deve ser estável quando houver aceleração ou frenagem sobre ele, não sendo aceitáveis deslocamentos verticais ou movimentos horizontais. A superfície deve ser resistente e não permitir a derrapagem. Necessidade de equipamentos Custos Segurança Interferência com outras áreas

6 ANÁLISE COMPARATIVA Os dois tipos de piso foram instalados na cidade de Juiz de Fora, MG, na ferrovia MRS Logística S. A.. Os pisos foram aplicados na mesma linha ferroviária, em dois cruzamentos rodoviários seqüenciais no centro da cidade que têm características físicas semelhantes. Como foram instalados na mesma linha férrea, o fluxo ferroviário é exatamente o mesmo para as duas PNs, desta forma, garante-se que os dois pisos estarão expostos às mesmas solicitações. Para que a intervenção fosse possível, foi programada a manutenção das duas passagens de nível pela companhia ferroviária, em que seriam realizados os serviços de substituição de trilhos, lastro, dormentes e fixações assim como a correção geométrica da linha. Foi negociado com a Prefeitura Municipal local a interrupção do fluxo rodoviário nos dois cruzamentos durante o período de manutenção das PNs e instalação dos pisos alternativos. PN R. Benjamin Constant PN R. Pinto de Moura

7 ANÁLISE COMPARATIVA

8 ANÁLISE COMPARATIVA

9 ANÁLISE COMPARATIVA

10 ANÁLISE COMPARATIVA Instalação - Piso de borracha

11 ANÁLISE COMPARATIVA Instalação - Piso de concreto

12 CONCLUSÕES As condições do pavimento são muito importantes no que diz respeito à segurança dos usuários de uma PN. O estado de conservação inadequado do pavimento pode provocar redução de velocidade nos veículos e até paradas indevidas sobre a via férrea, podendo causar um acidente. O pavimento asfáltico apresenta baixa vida útil e se deteriora nas regiões mais próximas aos trilhos. Dois tipos de piso foram instalados e seu comportamento foi avaliado por um período de seis meses.

13 CONCLUSÕES A literatura mostra que os pisos têm vida útil semelhante, sendo que o piso de concreto supera o piso de borracha em algumas circunstâncias. Na experiência realizada o comportamento das placas de concreto não foi satisfatório. Seis meses após a instalação do piso de concreto ele foi totalmente removido e substituído pelo pavimento asfáltico. O piso de borracha, durante o período de avaliação, não necessitou de nenhum tipo de manutenção.

14 CONCLUSÕES Os custos de aquisição são semelhantes. No curto prazo comparados aos custos da pavimentação asfáltica, os custos são superiores. Contudo, há ganhos com a instalação de pisos alternativos que não são mensuráveis, como: aumento da segurança, baixa necessidade de manutenção, diminuição do impacto para a população, melhoria da imagem da companhia ferroviária perante a comunidade.

15 CONCLUSÕES O piso de borracha se mostrou uma alternativa ao uso do pavimento asfáltico em passagens de nível, pois é um piso de alta performance e segurança, com maior vida útil, livre de manutenção, possibilita uma manutenção na PN mais ágil e, acima de tudo, com menor impacto para a comunidade.

16 FIM OBRIGADA!


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