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Nome: João Carlos Ferreira Borges Turma: 12.3 Número: 6

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1 Nome: João Carlos Ferreira Borges Turma: 12.3 Número: 6
Psicologia 12º Nome: João Carlos Ferreira Borges Turma: 12.3 Número: 6 A Complexidade do ser Humano e o seu Inacabamento Biológico

2 A complexidade do ser humano e o seu inacabamento biológico
Pág.44 A complexidade do ser humano e o seu inacabamento biológico Seres humanos – condutas originais e diversificadas; O Homem como um resultado histórico; Evolução Complexidade Fisiológica Psicológica

3

4 Filogénese e Ontogénese
Pág.44 Filogénese e Ontogénese Aquisição de Estruturas Adopção de Formas de Conduta Evolução Humana Evolução: Sentido Filogenético; Sentido Ontogenético;

5 Filogénese e Ontogénese
Pág.44 Filogénese e Ontogénese Evolução A Evolução da Espécie Sentido Filogénese Selecção Natural O Desenvolvimento Individual Sentido Ontogénese

6 Filogénese e Ontogénese
Pág.44/45 Filogénese e Ontogénese A Evolução da Espécie: Sentido Filogénico: Progresso da espécie humana; Conjunto de progressos que se modificam; Mutações Genéticas; Charles Darwin - Selecção Natural; Sentido Ontogenético: Desenvolvimento do Indivíduo; Alterações internas; Estádios evolutivos – Jean Piaget;

7 Filogénese – Charles Darwin
Pág.44 Filogénese – Charles Darwin 12/Fevereiro/1809 - 19/Abril/1882; “A Origem das Espécies”; Teoria da Selecção Natural;

8 Teoria da Evolução

9 Lei da Recapitulação Ontofilogenética
Pág.46 Lei da Recapitulação Ontofilogenética Ernst Haeckel – 1866 Ontogénese como reprodução da filogénese; Fases embrionárias semelhantes; Teria ultrapassada;

10 Peixe Salamandra Tartaruga Galinha Coelho Humano Peixe Coelho Humano Tartaruga Salamandra Galinha

11 Lei da Recapitulação Ontofilogenética
Pág.46 Lei da Recapitulação Ontofilogenética Stephan Jay Gould – inversão da lei da recapitulação; Ontogénese determina a filogénese; Forma de garantir a sobrevivência; Progresso individual – evolução da espécie;

12 Programa Fechado e Programa Aberto
Pág.47 Programa Fechado e Programa Aberto Programa Fechado:  refere-se à sequência organizada de comportamentos rígidos predefinidos no património genético da espécie e actualizados por mecanismos inatos; Programa Aberto: refere-se à sequência de comportamentos a definir pelo homem na interacção do património genético com o meio ambiente e com aquilo que aprendeu;

13 Programa Fechado e Programa Aberto
Pág.47 Programa Fechado e Programa Aberto Animais: Instinto; Código Genético de cada espécie; Condutas Estáveis e Uniformes; Seres Humanos: Necessitam de aprender; Capacidade de Inovar;

14 Programa Fechado e Programa Aberto
Pág.48 Programa Fechado e Programa Aberto Seres Humanos Estrutura Biológica Previsíveis Orgânicos Comportamentos Livres Apreendidos Únicos Programa Aberto

15 Prematuridade e Neotenia
Pág.49 Prematuridade e Neotenia Animais em oposição aos seres humanos – comportamentos diferentes à nascença; Completam-se de forma precoce enquanto a criança depende dos adultos para a sobrevivência nos primeiros anos; Bebé nasce prematuro - destituído de capacidades desenvolvidas; Eterna perpetuação da infância de que proveio;

16 Prematuridade e Neotenia
Pág.50 Prematuridade e Neotenia Esta prematuridade remete-nos para uma característica própria da espécie humana que é a neotenia. Carácter neoténico significa: a) Desenvolvimento lento - atrasos na maturação de competências fundamentais; b) Maturação interminável - a pessoa não se apresenta tão hábil e especialista nas condutas como os animais; c) Que ao chegar à idade adulta a pessoa continua aberta a aprendizagens com o fim de ultrapassar os variados obstáculos;

17 Teste de Einstein


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