A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UMA PARCERIA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UMA PARCERIA."— Transcrição da apresentação:

1 UMA PARCERIA

2 SUBPROJETO ABRINDO ESPAÇOS
O Abrindo Espaços é um Projeto que tem como aspecto fundamental a redefinição da função social da escola. Tem como principal estratégia a abertura das escolas aos finais de semana para a comunidade. Essa estratégia pretende modificar a visão da escola apenas como locus de transmissão de conhecimentos, para locus de desenvolvimento de competências sociais, possibilitando ao sujeito a vivência de novas experiências de formação, cultura, esporte, lazer e preparação para o mundo do trabalho.

3 OBJETIVO GERAL: Promover melhorias na qualidade das interações escola-comunidade orientadas por uma visão afirmativa da juventude e uma concepção de escola aberta e integrada com a comunidade, ampliando as oportunidades de novas experiências aos finais de semana.

4 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Apoiar a escola na elaboração do seu plano de abertura aos finais de semana. Incentivar o protagonismo juvenil Promover maior interação escola- comunidade visando a melhoria do processo educativo.

5 Coordenadores Operacionais
ESTRUTURA EM NÍVEL LOCAL Nível local ESCOLA Coordenador Local Equipe Operacional Coordenadores Operacionais Mobilizador Oficineiros Monitor

6 PERFIL E ATRIBUIÇÕES COORDENADOR LOCAL Perfil :
Servidor da escola, de confiança do Diretor, que conheça a comunidade e se interesse pelo Projeto. Atribuições : Responder pelo Projeto e apoiar sua execução na escola.

7 PERFIL E ATRIBUIÇÕES COORDENADOR OPERACIONAL ( 1 por escola) Perfil :
Pessoa da comunidade, disponível para trabalhar aos finais de semana, com habilidade para coordenar as oficinas. Que tenha empatia, criatividade, liderança e facilidade para comunicar. Atribuições : Responsabilizar pela operacionalização do Projeto e coordenação das atividades desenvolvidas aos finais de semana.

8 PERFIL E ATRIBUIÇÕES MOBILIZADOR (1 por escola) Perfil :
Pessoa da comunidade, com disponibilidade para trabalhar durante a semana, capaz de identificar talentos e mobilizar a comunidade a participar das oficinas nos finais de semana. Atribuições : Articular as oficinas em consonância com as demandas das comunidades onde se localizam as escolas.

9 PERFIL E ATRIBUIÇÕES MONITOR (1 por escola) Perfil :
Disponibilidade para trabalhar aos finais de semana, comprometido com a conservação do espaço escolar e com a comunidade. Atribuições : Manter a limpeza e preservação do espaço escolar.

10 REQUISITOS MÍNIMOS DE QUALIFICAÇÃO
MOBILIZADOR Formação: nível fundamental Experiência profissional Disponibilidade para trabalhar durante a semana Idoneidade moral e compromisso com a escola Capacidade de articular e mobilizar parceiros Capacidade de identificar talentos na comunidade Empatia e vocação para liderança

11 COORDENADOR Formação: nível médio. Experiência profissional. Disponibilidade para trabalhar aos finais de semana. Compromisso com a conservação do espaço escolar. Pessoa de confiança do(s) diretor(es). Habilidade de coordenação, empatia, criatividade e liderança. Capacidade de gestão das atividades. Capacidade de comunicar as atividades, a freqüência e a participação das pessoas.

12 Experiência profissional
MONITOR Formação: nível fundamental (séries iniciais) Experiência profissional Disponibilidade para trabalhar aos finais de semana Compromisso com a conservação do espaço escolar Pessoa de confiança do(s) diretor(es)

13 PLANOS DE AÇÃO A escola e os oficineiros deverão elaborar seu Plano de Ação, conforme orientação. Esses Planos deverão ser encaminhados à Coordenação do Projeto.

14

15

16

17

18 A escola deverá também preencher os seguintes formulários:
Ficha de Cadastro de Pessoal; Ficha de Inscrição para Oficina; Cronograma de Atividades. Esses formulários deverão ser encaminhados à coordenação do Projeto

19

20

21 O controle da freqüência, será realizado por meio de lista de presença no início e no fim de cada aula. A escola poderá emitir um certificado de participação para cada participante. Só deverá receber o certificado aquele que tiver freqüência de no mínimo 85%. Cada oficina poderá ter um período de existência diferenciado, conforme justificado no Plano de Ação do Oficineiro. Parte do material confeccionado nas oficinas deverá ficar no acervo da escola.

22 RECURSOS Será disponibilizado para cada escola Termo de Compromisso no valor de: R$ 1.900,00 para Material de Consumo e Prestação de Serviços. Se a escola precisar de recurso para Material Permanente, poderá encaminhar planilha para a Coordenação do Projeto no valor máximo de R$ 300,00.

23 CONTRATAÇÕES Deverão ser contratados: 1 Mobilizador;
1 Coordenador Operacional; Essas contratações poderão ser realizadas por meio de ONGs ou Cooperativas. O Monitor ( Auxiliar de Serviços Gerais) será designado e atenderá o “Abrindo Espaços” e o “Aluno de Tempo Integral” Os valores dessas contratações devem seguir a Tabela anexa

24 PRESTAÇÃO DE CONTAS A Prestação de Contas deverá seguir as normas da SEE, conforme orientação. Os formulários de: Cadastro de Aquisições/Compras; Cadastro de Pagamento de Recursos Humanos; Consolidado de Recursos Financeiros; deverão ser preenchidos e enviados à Coordenação do Projeto

25 COORDENAÇÃO CENTRAL Superintendência de Desenvolvimento de Educação:
Raquel Elizabete de Souza Santos. Coordenadora Executiva do Projeto Escola Viva, Comunidade Ativa. Maria Cristina P. machado.

26 Coordenadora Executiva do Projeto do Abrindo Espaços
Claudia Rodrigues Fernandes Contato: tel:


Carregar ppt "UMA PARCERIA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google