A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Análise do Sermão da Sexagésima de Pe. Antônio Vieira.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Análise do Sermão da Sexagésima de Pe. Antônio Vieira."— Transcrição da apresentação:

1 Análise do Sermão da Sexagésima de Pe. Antônio Vieira

2 Sobre o autor... Português ingresso na escola dos Português ingresso na escola dosjesuítas. Recebeu formação católica e Recebeu formação católica ehumanista. Excelente orador. Excelente orador. Atuou na Companhia de Jesus após sua Atuou na Companhia de Jesus após suaordenação. Simpático a classe dominante e Simpático a classe dominante e perseguido, outrora pelos mesmos. Contra a escravização dos índios. Contra a escravização dos índios.

3 Sobre a época... A Igreja Católica, através de grupos A Igreja Católica, através de grupos como a Companhia de Jesus, pretendia firmar-se como religião universal. Dualismo: tentativa de conciliar Dualismo: tentativa de conciliar valores opostos (fé e razão; carne e espírito). Correntes: Cultismo (jogo de Correntes: Cultismo (jogo de palavras); Conceptismo jogo de idéias)

4 Sobre a obra Censura aos oradores daquela Censura aos oradores daquelaépoca; Exposição do método “correto” de pregação; Exposição do método “correto” de pregação; Metalingüístico: o sermão Metalingüístico: o sermão falando deste próprio ato e dos pregadores.

5 Sobre a obra e a oratória... Arte do bem dizer Objetivo: convencer para uma determinada idéia = promover mudanças de atitude. Etapas: Linha argumentativa, adequação vocabular, discurso efetivo (incluindo seus componentes gestuais e visuais)longa, política, religiosa e científica.

6 Partes de um sermão... Exórdio: apresentação do tema (I e II) Argumento: desenvolvimento da idéia e emprego de exemplos. (III à IX). Epílogo: conclusão do discurso (X).

7 I Qual é a função do pregador? Há dois tipos: pároco e os missionários. O 2º é mais valorizado. Leva a palavra ao mundo. É importante explicar o texto bíblico, este ato confere autoridade ao pregador.

8 I Pe.Vieira= sermões duros = crítica política e social = Perseguição e ódio por parte da nobreza.

9 II Retorno a parábola do semeador... Incoerência: 1º à 3º = sem frutos; somente o 4º = frutos. Pregação ineficaz; não produz os mesmos resultados do passado. Qual é o motivo?

10 III Conversão= ação do pregador (espelho) + compreensão do ouvinte (olhos) + iluminação divina (luz)

11 III Aproveita as lacunas do texto bíblico para inserir proposições que induzam e confirmem suas idéias, conferindo- lhes valor, credibilidade e coesão. Exemplo: a responsabilidade das poucas conversões não estão no poder divino.

12 III Tipos de ouvintes: 1º: bom = produz frutos em abundância, converte. 2º: mau = não converte, mas causa algum efeito. (Divide-se em dois outros tipos: Espinhos, cínicos pois pervertem e ironizam a palavra; e as Pedras, insensíveis, ateus pois ignoram a palavra).

13 IV Ineficácia da conversão é responsabilidade dos pregadores

14 IV Análise do pregador 5 características básicas dos pregadores: a pessoa, a ciência, a matéria, o estilo e a voz. “A pessoa que é, e ciência que tem, a matéria que trata, o estilo que segue, a voz com que fala.”

15 IV As ações do pregador definem sua pessoa. Vinda de Cristo = a humanidade se converte na personificação de Deus. Houveram muitos pregadores: Moisés, Josué e Noé. Em todos os casos a comoção deu-se por manifestação divina. Conversão não pelo espírito, mas pelo material.

16 IV Atitudes convencem mais que palavras. Bom exemplo: leitura e teatro versus o cinema.

17 V Atitudes tem valor, palavras não = Cultismo desvalorizado: deixa o texto escuro, impossível de compreensão. Metalinguagem: o estilo condena a prática do Cultismo apesar de valer-se de suas ferramentas. Exemplo confirma crítica ao Cultismo e enaltece o Conceptismo: Céu = pregador + estrelas = palavras = iluminam e cobrem todo o espaço.

18 V Estratégias peculiares de Vieira: Apresentar um fato inusitado, diferente, poético para cativar/emocionar o público. Usar figuras de linguagem (cultismo) para desenvolvê-la posteriormente, afim de prender a concentração e persuadir a platéia.

19 VI “O sermão há-de ter um só assunto e uma só matéria”. Pregações que discorrem sobre vários assuntos trazem resultados inconsistentes e diferentes do objetivo proposto.

20 VI Método de Vieira: Definição do assunto. Divisão do assunto em idéias menores. Reforço pela Escritura. Confirmação com a Razão. Ampliação, refutação e exemplificação. Conclusão, persuasão e conclamação.

21 VII Critica: A falta de conhecimento dos A falta de conhecimento dospregadores; O plágio e cópia de pregações alheias, O plágio e cópia de pregações alheias, Disseminação da ilegitimidade. Disseminação da ilegitimidade.= não efetiva o entendimento e convencimento dos ouvintes

22 VII Exemplos: Davi não luta com as armas de Saul, mas com suas próprias ferramentas (funda). Conversão eficiente = esforço do pregador de seu conhecimento e experiências autênticas: “O que sai da boca pára nos ouvidos; o que nasce do juízo (mente) penetra e convence o entendimento”. Valor = diferença de conhecimentos (como cada apóstolo que recebeu uma língua do Espírito)

23 VIII Voz do pregador = brado “Pregador-nuvem” = raio (alcance limitado); relâmpago (maior alcance,mas ainda limitado) e trovão (alcance ilimitado). Persuasão passa pela altura da pregação = reforça a imponência. Obs.: Vieira também emprega o abrandamento da voz em seus sermões.

24 IX Ineficácia da conversão é responsabilidade dos pregadores = Discurso do pregador não é a palavra de Deus

25 X Predador das palavras de Deus versus Pregador da palavra de Deus 1º pregador: interpreta o texto bíblico de forma tendenciosa, distorcendo-o para adequar-se a suas idéias; quer agradar os ouvintes; transforma o púlpito em palco e estimula a prática de vícios e pecados em seus exemplos. 2º pregador transmite fielmente a mensagem das escrituras, não se preocupa se sua palavra causa bem estar aos ouvintes = o compromisso do pregador deve ser com a transmissão fiel da palavra do evangelho.


Carregar ppt "Análise do Sermão da Sexagésima de Pe. Antônio Vieira."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google