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Aprendizagem com as TIC

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Apresentação em tema: "Aprendizagem com as TIC"— Transcrição da apresentação:

1 Aprendizagem com as TIC
Guião Multimédia de uma subunidade curricular para ser ministrada em regime totalmente a distância (e.learning). Trabalho realizado por: Fernando Manuel Ferreira Miranda Docente: Professora Doutora Guilhermina Lobato Miranda Mestrado em TIC e Educação Instituto da Educação da Universidade de Lisboa 2011

2 Sistemas de Gestão de Bases de dados

3 Índice Introdução 6 Objectivos da Subunidade de Formação 7 Conteúdos 8
Metodologia 9 Sessões 10 1ª Sessão 11 2ª Sessão 12 3ª Sessão 13 4ª Sessão 14 5ª Sessão 15 6ª Sessão 15 Recursos/Competências 16 Avaliação 17 Listagem de documentos 18 Referências 19

4 Introdução No âmbito da disciplina de Aprendizagem com as TIC do Mestrado em TIC e Educação foi criado este guião multimédia para uma subunidade de aprendizagem. Esta subunidade faz parte da unidade de formação 3, Sistemas de Gestão de Bases de Dados, do Curso de Educação e Formação de Instalação e Operação de Sistemas Informáticos da área de formação de Ciências Informáticas. A duração total da unidade tem 140 horas, no entanto a subunidade terá aproximadamente 50 horas. Os cursos CEF são sempre feitos em regime presencial. Aqui, neste caso, foi feita uma abordagem diferente pelo desafio que poderia significar adaptar uma parte desta unidade a um regime e-learning, com todas as vantagens que traria aos alunos se eventualmente este fosse dado neste regime e quem sabe um passo a tentar no futuro. Pode entrar no curso em:

5 Objectivos da Subunidade de Formação
Utilização de um sistema de gestão de base de dados. Planificar, criar e manter uma base de dados. Executar tarefas de automatização de manutenção de base de dados. Formular objectivos operativos centrados no desempenho dos estudantes/formandos e não no conteúdo ou no professor;

6 Conteúdos Tabelas Consultas Criação de formulários automáticos
Atributos dos campos Validação prévia Mensagens de erro Máscaras de edição Ligação a outras tabelas Tabelas de sistema Múltiplas tabelas Relação entre tabelas Preenchimento e visualização da informação Criação de formulários automáticos Pesquisa sobre tabelas Consultas Parametrização simples Parametrização múltipla Consulta cruzada Fórmulas Totais Actualização Eliminação Adição

7 Conteúdos (2) Formulários Macros Relatórios Alteração de relatórios
Barra de ferramentas Tipos de controlos Interligação de formulários Menus de aplicação Relatórios Diferentes tipos de relatório Criação automática de relatórios Alteração de relatórios Relatórios sobre tabelas Relatórios sobre consultas Macros Conceito Criação de macros Macros de acção única Macros de acções múltiplas

8 Metodologia O curso contém todos os materiais num site na Internet e está disponível a partir desta em Foi adoptada esta metodologia de ensino total a distância (e- learning) porque permite aos formandos uma certa flexibilidade, tanto no tempo como no espaço, assim como, uma poupança em meios técnicos para a escola, onde basta apenas ter um computador para o formador, sendo, além disto, muito fácil para todos colocar materiais online. Neste curso será abordada a teoria construtivista, o que significa que os alunos não são meros receptores de informação antes constroem activamente o conhecimento (saber e saberes-fazer). Construir o conhecimento de modo activo significa que o aluno deve estar cognitiva e afectivamente envolvido no processamento da informação (Miranda, 1996)

9 Metodologia Instrutivismo Construtivismo
Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimédia Teoria da Carga Cognitiva

10 Metodologia formular objectivos operativos centrados no desempenho dos estudantes/formandos e não no conteúdo ou no professor; sugerir actividades que sejam apropriadas para atingir os objectivos formulados (quer para serem realizadas individualmente quer em grupo); sugerir formas de acompanhar o trabalho dos estudantes/formandos e modos de avaliar e dar feedback…

11 Sessões Sessão nº 1 Sessão nº 2 Sessão nº 3 Sessão nº 4 Sessão nº 5
Criação da base de dados e criação de Tabelas. Sessão nº 2 Criação de Consultas. Sessão nº 3 Criação de Formulários. Sessão nº 4 Criação de Relatórios. Sessão nº 5 Criação de Macros. Sessão nº 6 Avaliação.

12 1ª Sessão OBJECTIVO: Criar uma base de dados em Access e dentro desta criar Tabelas. DURAÇÃO: Uma Semana ACTIVIDADES: 1 º Visionar o filme Criação de Tabelas em Access. 2º Visionar o slide Criação de Base de dados e criação de Tabelas e fazer alguns exercícios nele contidos. 3º Fazer o exercício Nº 1. 4º Enviar a base de dados. RECURSOS: Computador, Internet, Slide, filme e ficha de trabalho prático ENVIO DO TRABALHO: Envio através da ferramenta de anexos.

13 2ª Sessão OBJECTIVO: Criação de Consultas em Access. DURAÇÃO: Uma Semana ACTIVIDADES: 1 º Visionar o filme Criação de Consultas em Access. 2º Visionar o slide criação de Consultas e fazer alguns exercícios nele contidos. 3º Fazer o exercício Nº 2 na continuação do anterior. 4º Enviar a base de dados. RECURSOS: Computador, Internet, Slide, filme e ficha de trabalho prático ENVIO DO TRABALHO: Envio através da ferramenta de anexos.

14 3ª Sessão OBJECTIVO: Criação de Formulários em Access. DURAÇÃO: Uma Semana ACTIVIDADES: 1 º Visionar o filme Criação de Formulários em Access. 2º Visionar o slide criação de Formulários e fazer alguns exercícios nele contidos. 3º Fazer o exercício Nº 3 na continuação do anterior. 4º Enviar a base de dados. RECURSOS: Computador, Internet, Slide, filme e ficha de trabalho prático ENVIO DO TRABALHO: Envio através da ferramenta de anexos.

15 4ª Sessão OBJECTIVO: Criação de Relatórios em Access. DURAÇÃO: Uma Semana ACTIVIDADES: 1 º Visionar o filme Criação de Relatórios em Access. 2º Visionar o slide criação de Relatórios e fazer alguns exercícios nele contidos. 3º Fazer o exercício Nº 4 na continuação do anterior. 4º Enviar a base de dados. RECURSOS: Computador, Internet, Slide, filme e ficha de trabalho prático ENVIO DO TRABALHO: Envio através da ferramenta de anexos.

16 5ª Sessão OBJECTIVO: Criação de Macros em Access. DURAÇÃO: Uma Semana ACTIVIDADES: 1 º Visionar o filme Criação de Macros em Access. 2º Visionar o slide criação de Macros e fazer alguns exercícios nele contidos. 3º Fazer o exercício Nº 5 na continuação do anterior. 4º Enviar a base de dados. RECURSOS: Computador, Internet, Slide, filme e ficha de trabalho prático ENVIO DO TRABALHO: Envio através da ferramenta de anexos.

17 6ª Sessão OBJECTIVO: Avaliação da subunidade. DURAÇÃO: Três dias ACTIVIDADES: 1º fazer uma base de dados como avaliação 2º Enviar por para o formador. RECURSOS: Computador, Internet e enunciado. ENVIO DO TRABALHO: Entrega da avaliação no do formador.

18 Recursos/Competências
Para os formandos realizarem esta subunidade em regime de e-learning têm que: Ter computador com acesso à Internet com o Internet Explorer ou o Firefox; Ter instalado no computador um programa de base de dados. Dá-se preferência ao Access ou ao OpenOffice Base; Saber aceder e navegar na Internet; Saber pesquisar na Internet; Saber usar conteúdos multimédia; Saber utilizar Fóruns e Chats disponíveis na Internet; Conhecimentos num editor de texto e um programa de apresentações. Como exemplo nomeia-se o Word e o PowerPoint ou o OpenOffice Writer e o Impress.

19 Avaliação Os formandos serão avaliados pelos trabalhos que fizerem ao longo da subunidade, nomeadamente se tiveram alguma pertinência na tira de dúvidas e se entregaram os trabalhos todos a horas. Estes serão todos comentados pelo formador. Terão uma avaliação final que é a construção de uma base de dados sem ajuda de ninguém.

20 Listagem de documentos

21 Referências Coutinho, C. P. (2006). Aspectos metodológicos da investigação em tecnologia educativa em Portugal ( ), Retrieved January 20, 2011, from Miranda, G. (1996). A Ciência Psicológica no Sistemas de Formação (1996) Retrieved January 20, 2011, from


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