A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OBSERVATÓRIO DO MUNDO CONTEMPORÂNEO Eleições 2010.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OBSERVATÓRIO DO MUNDO CONTEMPORÂNEO Eleições 2010."— Transcrição da apresentação:

1 OBSERVATÓRIO DO MUNDO CONTEMPORÂNEO Eleições 2010

2

3 LINEAMENTOS SOBRE O CONTEXTO QUE ENVOLVE O ATUAL PLEITO À PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA Maria José Castelano Segundo alguns especialistas em marketing eleitoral os fatores mais importante em uma eleição são: a aprovação do Presidente da República, o contexto econômico, o programa de governo, a identificação partidária.

4 Além desses fatores, a campanha de disputa a Presidência da República utilizam pesquisas de opinião para orientar suas mensagens eleitorais. Por isso, os estilos e a linguagem dos comerciais dos diversos candidatos ficam parecidos.(CASSIA BAVA, p. 03) Fala-se o que o “povo” quer ouvir. No primeiro turno das eleições, os principais candidatos à presidência não apresentaram aos eleitores propostas claras que pretendem por em prática se forem eleitos. Marcam o segundo turno uma agenda política despolitizada que não trata das questões que importam para o futuro do país: cambio, política externa, integração regional, projeto de desenvolvimento, etc. O papel da mídia : TVs e jornais (controlados por apenas 9 famílias)

5 É um renascer conservador que usa de todos os métodos, manipula, distorce, falseia, na tentativa de seduzir o eleitor sem dizer a que veio sem apresentar sequer um programa de governo. Temas como a crença em Deus, o aborto, a liberdade de imprensa, a corrupção, dominam a agenda eleitoral e, em si, já demonstram que não é o futuro do Brasil que os preocupa, mas desclassificar e derrotar seus adversários por quaisquer meios. E é tal a manipulação que, neste momento eleitoral, apresentam estes temas como se fossem da alçada de decisões da Presidência da República, o que não é verdade. Tais fatores, reforça um sentimento de rejeição pela política e pelos políticos de importantes setores da população, que desconfiam da falsidade das campanhas eleitorais e desta manipulação midiática. (ver votação tiririca)

6 Diante deste quadro, qual o contexto social, político e econômico que (de) marca as eleições neste pleito de 2010? Na década de 1980, uma grande crise assolou o país atingindo duramente os trabalhadores. Os salários foram corroídos pela inflação, empobrecendo ainda mais a as classes sociais historicamente menos favorecidas. Os ramos econômicos voltados para o mercado de consumo popular estagnaram-se. Em 1988, quase 30 % da população recebia menos de um salário mínimo e cerca de 12 milhões de pessoas não obtinha rendimento algum. Além disso, os investimentos estrangeiros diminuíram, sendo os recursos nacionais canalizados prioritariamente para a especulação e a produção destinada à exportação e ao consumo supérfluo das elites. (Sader, 1990, p. 72-3)

7 Na eleição ocorrida em 1989, dentre os eleitores que votaram para presidente, aproximadamente 70% não tinha o curso primário completo e cerca de 80% não lia os jornais habitualmente, demonstrando a ausência de condições mínimas de informação para o pleno exercício da cidadania. Assim, o monopólio de audiência exercido pela Rede Globo teve papel decisivo na eleição de Collor de Melo, que representava os interesses da direita, apesar do discurso de cunho popular. Já em fins de 1992, “o brasileiro estava quase 6% mais pobre do que em 1980, o desemprego alcançava milhões, o produto nacional decrescera em vários pontos percentuais e o estado, estruturalmente privatizado e falido porque privatizado, estava despedaçado em confusões...” (Chasin, 1989, p.89).

8 Os resultados dessa política econômica podem ser observados nos dados recentes da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD) divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), reveladores que os brasileiros passaram a possuir, cada vez mais, bens essenciais à vida doméstica. Em 2009, as estimativas apontaram para a quase universalização de alguns itens, como o fogão (98,5% dos domicílios), a geladeira (93,9%) e a televisão (96%). Ampliou-se, também, o acesso a microcomputador e internet, com destaque ao número de domicílios com telefone (móvel ou fixo), que saltou de 19% para 84,9%.

9 O Plano Real trouxe a estabilização econômica e o controle da inflação, que propiciou a permanência de Fernando Henrique Cardoso no poder por duas gestões, entre 1993 a 2000, apesar do seu caráter “anti-populista”. Quanto ao contexto que delineia as atuais eleições é preciso considerar os dois períodos de forte queda do nível de pobreza extrema, nos últimos quinze anos. O primeiro, entre 1993 e 1995, durante parte do mandato do então presidente Fernando Henrique Cardoso. A percentagem de brasileiros que viviam em extrema pobreza, em 1993, ano anterior ao Plano Real, era de 35,31%. O segundo período de recuo da situação de pobreza da população foi entre 2003 e 2006, no primeiro Governo Lula. O número de brasileiros que viviam na extrema pobreza caiu para 19, 31%. Em 2006, ainda havia 36,2 milhões de brasileiros vivendo com até R$125,00 por mês. Assim, os programas desenvolvidos ou ampliados pelo governo Lula (como o Bolsa- Família), os investimento em educação iniciados em Governos anteriores, o controle inflacionário e expressiva ampliação de crédito contribuíram, de fato, para o avanço na luta contra a pobreza.

10 As alianças do governo federal com setores conservadores do PMDB e com parcelas da burguesia nacional (é preciso considerar que o BNDES tem financiado os investimentos privados), assim como a manutenção de parte da plataforma do Governo de Fernando H. Cardoso, têm sido alvo de críticas de parte da intelectualidade vinculada a esquerda. Essas práticas, entre outras, denominada “Lulismo”, são identificadas a partir do referencial teórico da analítica paulista de “populismo". Lula, como “pai dos pobres”, projeta a candidatura de Dilma Rousseff e tenta fazê-la sua sucessora, como a futura “mãe dos pobres”.

11 Não há opção eleitoral à esquerda Como podemos avaliar as opções? Comparar os governos Escolhas devem se dar por meio da análise das possibilidades concretas

12 Nada de novo no front. Fagner Guglielmi Pereira Guilherme Dotti Grando

13 Segundo o Programa Nacional por Amostra de Domicilio (PNAD) os dados da pesquisa de 2009 revelam a quase universalização do acesso a televisão. As estimativas apontam para presença da TV em cerca de 96% dos domicílios brasileiros.

14

15 Nos dias 5, 6, 7 de Setembro, a Rede Globo de televisão priorizou três candidatos para os debates em rede nacional. Dilma Rousseff, José Serra e Marina Silva foram os três dos dez candidatos selecionados para essa empreitada. Embora as divergências conjunturais sejam explicitas nos debates, que mais parecem embates, os projetos políticos convergem no sentido de dar continuidade a um projeto que beneficia uma determinada fração da sociedade. Recentemente, temos visto neste tempo televisivo destinado a campanhas eleitorais, promessas e posicionamentos que tendem a ressaltar as debilidades da situação.

16

17 Essa situação alem de apontar para a dificuldade dos candidatos em definirem, com clareza, as suas propostas políticas, revelam que esse tempo de exposição na mídia é utilizado como tática para apresentarem as propostas de campanha que divergem apenas em conjunturas.

18

19 É interessante notar que aqueles ideários de direita têm perdido espaço e tem se afirmado um discurso “progressista”, quase em coro monocórdio, da toada da social democracia.A recente melhora ou ampliação de acesso a população brasileira das condições básicas de existência, como saúde, educação, habitação, bens de consumo duráveis e alimentação podem estar influenciando na mudança de tom das propostas dos candidatos mencionados. Após várias décadas milhares de brasileiros que foram duramente massacrados pelo “milagre econômico” tem conseguido sair das estatísticas de miseráveis sem, no entanto, haver qualquer sinalização para mudanças estruturais neste país.

20

21 O tempo destinado para os candidatos são díspares. Dilma Rousseff leva vantagem em termos de tempo obtendo mais de dez minutos em cada bloco contra cerca de sete minutos do adversário Serra e pouco mais de um minuto de Marina Silva. Esses minutos são preciosos para a campanha, tendo em vista que mais de 30% dos televisores brasileiros estão ligados no Jornal Nacional, veiculado a Rede Globo de telecomunicações. Porém, a má utilização desse recurso pode refletir em impopularidade como resultado de uma tática equivocada. Um exemplo disso foi a tática inicial de campanha de José Serra, em que quanto mais se preocupa em falar mal de Dilma Rousseff, mais esta candidata avançou nas pesquisas eleitorais.

22

23 Deste modo, caminha para o fim mais uma campanha eleitoral. As estruturas continuam as mesmas, mantendo em uma zona confortabilíssima os candidatos a presidência, em que se eliminam as contradições, divisões e conflitos de classe. Mais uma vez nos é oferecido, de forma rasteira, uma única possibilidade de projeto social. Um grupo de candidatos, financiados por banqueiros, industriais, latifundiários compra um tempo privilegiado nos veículos de comunicação. Não se procura viabilizar nos debates uma reflexão que paute a superação dos grandes problemas sociais. Para que o modelo burocrático atual continue, o uso da televisão tem exercido um papel fundamental. A proposta é nos apresentar um pouco mais do mesmo. O mesmo projeto social monopolista. O mesmo descompromisso com a realidade. Os mesmos métodos de tentar escamotear as contradições sociais.

24 O uso da internet na campanha eleitoral de 2010

25 A internet e os políticos Inspiração: o sucesso norte-americano nas eleições presidenciais de 2008; Uso de blogs, redes sociais e sites de mensagens instantâneas pelos candidatos para divulgarem suas propostas, ter contato direto com os eleitores, e até mesmo arrecadar dinheiro para a campanha.

26

27 A influência sofrida pelos eleitores Todos os meios de comunicação (televisão, jornais, rádio, internet) possuem um posicionamento político, difundindo suas ideias ao público que não condizem com a realidade vivida tanto pelos eleitores como pelos candidatos;

28 Não somente a mídia exerce influência sobre as pessoas, existem outros fatores como: amigos, familiares, identificações ideológico-partidárias, entre outros.

29 Algumas possibilidades da Internet A internet não está sob o controle de um grupo de pessoas, todos podem escrever e vincular informações da maneira que quiserem; Para os Candidatos = divulgação de suas campanhas e aproximação com o público eleitor; Para os Eleitores = pesquisa de informações sobre os candidatos, informações que não estão sob o controle dos candidatos.

30 Qual o impacto que a internet trará às Eleições de 2010?

31 Reflexões sobre algumas propostas eleitorais Fabíola Waiss Farherr Lucas Blank Fano

32 Diariamente somos bombardeados pelos telejornais com notícias acerca das eleições no país. Temos a impressão de estar sendo informados de tudo o que se passa nos bastidores, o que de fato não se confirma. Diariamente somos bombardeados pelos telejornais com notícias acerca das eleições no país. Temos a impressão de estar sendo informados de tudo o que se passa nos bastidores, o que de fato não se confirma.

33 Quando os candidatos se voltam aos eleitores, as propostas dizem respeito a temas como saúde, segurança, educação e geração de empregos. Quando os candidatos se voltam aos eleitores, as propostas dizem respeito a temas como saúde, segurança, educação e geração de empregos. As reformas de base exigidas pelos movimentos sociais pré-1964 ainda precisam ser retomadas: reforma política, reforma agrária, reforma da educação, além de tantas outras. As reformas de base exigidas pelos movimentos sociais pré-1964 ainda precisam ser retomadas: reforma política, reforma agrária, reforma da educação, além de tantas outras.

34 Os programas eleitorais dos candidatos Serra e Dilma defendem a expansão das escolas técnicas de nível médio. Os programas eleitorais dos candidatos Serra e Dilma defendem a expansão das escolas técnicas de nível médio. Para esses candidatos, a expansão do ensino técnico iria integrar mais rapidamente o jovem ao “mundo do trabalho”, livrando assim os adolescentes dos males da marginalidade e do consumo das drogas. Para esses candidatos, a expansão do ensino técnico iria integrar mais rapidamente o jovem ao “mundo do trabalho”, livrando assim os adolescentes dos males da marginalidade e do consumo das drogas.

35 Marina quer implantar o que, segundo ela, seria a “economia do século XXI”, com o desenvolvimento sustentável. Marina quer implantar o que, segundo ela, seria a “economia do século XXI”, com o desenvolvimento sustentável. A sua candidatura tem recebido maior adesão da classe média e de universitários, tendo dificuldades e poucos recursos para chegar às pessoas mais simples. A sua candidatura tem recebido maior adesão da classe média e de universitários, tendo dificuldades e poucos recursos para chegar às pessoas mais simples.

36 Embora a imprensa apresente os candidatos Marina, Serra, Dilma e Plínio como únicas opções possíveis... Embora a imprensa apresente os candidatos Marina, Serra, Dilma e Plínio como únicas opções possíveis...

37 Temos outras opções que a Mídia nada fala...

38

39 Propostas como as do PSOL de estatizar empresas privadas, ou como as do PCO e do PSTU que visam reduzir a atual jornada de trabalho de 44 horas para 36 horas semanais, sem, no entanto, reduzir os salários, viriam beneficiar a maior parte da população brasileira. Propostas como as do PSOL de estatizar empresas privadas, ou como as do PCO e do PSTU que visam reduzir a atual jornada de trabalho de 44 horas para 36 horas semanais, sem, no entanto, reduzir os salários, viriam beneficiar a maior parte da população brasileira.

40 No entanto, essas propostas mais estruturais e contraditórias foram deixadas de lado no debate eleitoral. Um dos motivos é que as campanhas são financiadas privadamente. No entanto, essas propostas mais estruturais e contraditórias foram deixadas de lado no debate eleitoral. Um dos motivos é que as campanhas são financiadas privadamente.

41 Aqueles programas que afirmam continuar diminuindo a desigualdade e melhorando a situação de vida da população brasileira, sem rupturas políticas e econômicas, têm conseguido maior apoio político de parte significativa dos eleitores, sobretudo os de baixa renda e de pouca escolaridade. Aqueles programas que afirmam continuar diminuindo a desigualdade e melhorando a situação de vida da população brasileira, sem rupturas políticas e econômicas, têm conseguido maior apoio político de parte significativa dos eleitores, sobretudo os de baixa renda e de pouca escolaridade.

42 Estas plataformas políticas também têm recebido apoio das classes mais privilegiadas, porque representam a continuidade do atual modelo social, que tem garantido altas taxas de lucros aos representantes do grande capital, isto é, dos interesses privados nacionais e internacionais. Estas plataformas políticas também têm recebido apoio das classes mais privilegiadas, porque representam a continuidade do atual modelo social, que tem garantido altas taxas de lucros aos representantes do grande capital, isto é, dos interesses privados nacionais e internacionais.

43 Equipe do Observatório  Coordenadora: Maria José Castelano  Estagiários: Guilherme Dotti Grando Fabíola Waiss Farehrr Fagner Guglielmi Pereira Lucas Blank Fano Lúcio Fellini Tazinaffo Marcos da Silva de Oliveira Marechal Cândido Rondon, Agosto, Setembro e Outubro de 2010.

44 Referências Bibliográficas: CACCIA BAVA, Silvio. Le Monde Diplomatique, julho/2010, p. 03 CHASIN, José. A sucessão na crise e a crise na esquerda. IN: Revista Ensaio, São Paulo: Editora Ensaio, 1989, p. 1-122. ____. Brasil, a resistência ao neoliberalismo. São Paulo: Ensaio, 1993. GRAMSCI, Antonio. Cadernos do Cárcere. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000, vol. II. MENGARDO, Bárbara. O Futuro Será Verde?. In: Caros Amigos. N° 50. SP:Setembro de 2010, p. 12. SADER, Emir. A vingança da história. São Paulo: Boitempo, 2003. ____, Emir. A esquerda brasileira e seus enigmas: que estratégia para qual esquerda? ____, Emir. A transição no Brasil. São Paulo: Atual, 1990, p. 72. SINGER, André. Esquerda e Direita no Eleitorado Brasileiro: A identificação Ideológica nas Disputas Presidenciais no Eleitorado Brasileiro de 1989 e 1994. São Paulo: EDUSP, 2000.

45 http://www.tse.gov.br/internet/index.html http://hrcastro.wordpress.com/2007/09/26/brasil-registra-menor-indice-de-pobreza-dos-ultimos- 15 anos/spot.com/ http://hrcastro.wordpress.com/2007/09/26/brasil-registra-menor-indice-de-pobreza-dos-ultimos- 2010/09/valor-economico_546.html ftp://ftp.ibge.gov.br/Indicadores_Sociais/Sintese_de_Indicadores_Sociais_2004/Tabelas/Resultados/ http://www.votebrasil.com/noticia/politica/tse-define-regras-para-uso-da-internet-nas-eleicoes-2010 http://imasters.uol.com.br/artigo/10632/publicidade/obama_e_a_internet_o_casamento_perfeito/ http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI135457-15223,00.html http://2.bp.blogspot.com/_oIsj73YNSPU/TF19eJvezVI/AAAAAAAACyY/c0CoyHAtGOI/s1600/eleicao+presidente+20 10+candidatos+debate.jpg http://2.bp.blogspot.com/_oIsj73YNSPU/TF19eJvezVI/AAAAAAAACyY/c0CoyHAtGOI/s1600/eleicao+presidente+20 10+candidatos+debate.jpg http://jefersonfilho.zip.net/images/interrogacoes-2010.jpg http://1.bp.blogspot.com/_gElXusFL_hI/TBzEJOja- _I/AAAAAAAAGSM/7o5hAUofqIY/s400/ELEI%C3%87%C3%95ES-2010.jpg http://1.bp.blogspot.com/_gElXusFL_hI/TBzEJOja- _I/AAAAAAAAGSM/7o5hAUofqIY/s400/ELEI%C3%87%C3%95ES-2010.jpg http://1.bp.blogspot.com/_gElXusFL_hI/TBzEJOja- _I/AAAAAAAAGSM/7o5hAUofqIY/s400/ELEI%C3%87%C3%95ES-2010.jpg http://1.bp.blogspot.com/_gElXusFL_hI/TBzEJOja- _I/AAAAAAAAGSM/7o5hAUofqIY/s400/ELEI%C3%87%C3%95ES-2010.jpg http://2.bp.blogspot.com/_QH1jgQ7kzhk/TH2Qh4lbRGI/AAAAAAAAAHQ/xd1p-xD9iUA/s1600/blog+figura.jpg http://abobado.files.wordpress.com/2008/10/1-dilma-dedo-thumb.jpg?w=626&h=415 http://cafecosmopolitan.files.wordpress.com/2010/09/painatal_com_21022005mafalda_elei_oes_portugal1.jpg http://1.bp.blogspot.com/_N20UQ39318c/TFwNJVhBRPI/AAAAAAAACNY/npP32p8jslY/s400/debate+na+band.jpeg http://static.blogstorage.hi-pi.com/photos/carlosportela.bloguepessoal.com/images/gd/1275490841/Eleicoes-presidenciais- no-horizonte-do-protagonismo-politico-de-alguns.jpg http://static.blogstorage.hi-pi.com/photos/carlosportela.bloguepessoal.com/images/gd/1275490841/Eleicoes-presidenciais- no-horizonte-do-protagonismo-politico-de-alguns.jpg http://www.agricolandianews.com/fotos/zoom-eleicao-2010-497.jpg http://blig.ig.com.br/bazoborges/files/2009/11/lula_fhc.jpg http://www.mises.org.br/images/articles/2010/Agosto/dilma-serra-marina-hg-abr-20100526.jpg http://www.bsbbrasil.com.br/novo/arquivos/blog24.jpg http://www.nublog.com.br/admin/fotos/file/FUNDO_10-08_WEB.jpg http://www.bernardoporto.com/2010/04/charge-eleicoes-2010-dilma-x-serra/ http://www.nanihumor.com/2009/12/eleicoes-2010.html http://www.blogtemposmodernos.com.br/2010/08/eleicoes-2010-charges_14.html http://www.oreporter.com/detalhes.php?id=26502 http://3.bp.blogspot.com/_dJ5BkaU1piI/TF-it9ueFsI/AAAAAAAABN0/40bYGD6LX0U/s1600/chaarge.htm

46 http://jornalismob.files.wordpress.com/2008/06/globo1.jpg http://copeiros.files.wordpress.com/2009/10/rede_globo.jpg http://www.nublog.com.br/admin/fotos/redetv2.jpg http://2.bp.blogspot.com/_VXhxkDKz06s/SkPdbJP4Y6I/AAAAAAAAALk/nqi6vdRHP6E/s 320/rede-record-logo.jpg http://2.bp.blogspot.com/_VXhxkDKz06s/SkPdbJP4Y6I/AAAAAAAAALk/nqi6vdRHP6E/s 320/rede-record-logo.jpg http://ea.ess.edu.pt/wp-content/uploads/2009/05/simbolo_internet.jpg http://1.bp.blogspot.com/_ZUcjuCBS0VI/R1AWj- bXMcI/AAAAAAAAAcw/YvWtOWIeVOg/s400/Firefox-logo.png http://1.bp.blogspot.com/_ZUcjuCBS0VI/R1AWj- bXMcI/AAAAAAAAAcw/YvWtOWIeVOg/s400/Firefox-logo.png http://3.bp.blogspot.com/_THQdcTIYA- I/ShpxvrYUpDI/AAAAAAAAAbo/9Aqsmh7K9vk/s400/arroba.jpghttp://3.bp.blogspot.com/_THQdcTIYA- I/ShpxvrYUpDI/AAAAAAAAAbo/9Aqsmh7K9vk/s400/arroba.jpg http://2.bp.blogspot.com/_47p- USSz4vQ/S9_uVvfq0sI/AAAAAAAAAhU/ZqYxmxSiPAY/s1600/Numero2.jpg http://2.bp.blogspot.com/_47p- USSz4vQ/S9_uVvfq0sI/AAAAAAAAAhU/ZqYxmxSiPAY/s1600/Numero2.jpg http://2.bp.blogspot.com/_S6euFb99- fQ/S6rJ1G1hTYI/AAAAAAAAADM/gn8GGVjD2gM/s1600/Numero%2B1.jpg http://2.bp.blogspot.com/_S6euFb99- fQ/S6rJ1G1hTYI/AAAAAAAAADM/gn8GGVjD2gM/s1600/Numero%2B1.jpg http://bymk.s3.amazonaws.com/Items/Item-109490-500.jpg http://tdsobretv.files.wordpress.com/2009/02/band.jpg?w=220&h=145 http://1.bp.blogspot.com/_eIBAVA7AGQ0/SYnzcgU_2dI/AAAAAAAAHe8/NECojQteZM s/s400/i.jpg http://1.bp.blogspot.com/_eIBAVA7AGQ0/SYnzcgU_2dI/AAAAAAAAHe8/NECojQteZM s/s400/i.jpg http://3.bp.blogspot.com/_eIBAVA7AGQ0/SYnxHChj18I/AAAAAAAAHds/H9sQSAuOrs k/s400/c.jpg http://3.bp.blogspot.com/_eIBAVA7AGQ0/SYnxHChj18I/AAAAAAAAHds/H9sQSAuOrs k/s400/c.jpg http://3.bp.blogspot.com/_vqpHa0NB4Pw/SqmEbGNLNBI/AAAAAAAAAG4/BwY5vHXv qkg/s320/%C3%87.jpg http://3.bp.blogspot.com/_vqpHa0NB4Pw/SqmEbGNLNBI/AAAAAAAAAG4/BwY5vHXv qkg/s320/%C3%87.jpg

47 http://1.bp.blogspot.com/_eIBAVA7AGQ0/SYt1p4vU5HI/AAAAAAAAHiQ/Fe0XNQIoIJs/s400/s.jpg http://www.cidadedoslogos.com/images/news/redesenho_logo_globo2008.jpg http://novacharges.files.wordpress.com/2008/09/novaesjb1.jpg http://baruco.files.wordpress.com/2010/01/midia4.jpg http://1.bp.blogspot.com/_LXxI52_pibU/SPu_3KknUHI/AAAAAAAAAgw/Tgs3TKQfKlk/s400/barack+obama +2.jpg http://1.bp.blogspot.com/_LXxI52_pibU/SPu_3KknUHI/AAAAAAAAAgw/Tgs3TKQfKlk/s400/barack+obama +2.jpg http://www.insidetechno.com/wp-content/uploads/2008/11/barack-obama-youtube.jpg http://www.blogdacomunicacao.com.br/wp-content/uploads/2010/09/site.png http://4.bp.blogspot.com/_G4ltyZ5W- qs/TFB6ptWbOPI/AAAAAAAAApQ/3JbD4jSB4NQ/s1600/Dilma_site.JPG http://4.bp.blogspot.com/_G4ltyZ5W- qs/TFB6ptWbOPI/AAAAAAAAApQ/3JbD4jSB4NQ/s1600/Dilma_site.JPG http://blogs.maiscomunidade.com/blogdocallado/files/2010/06/redes_sociais1.jpg http://www.cella.com.br/blog/wp-content/uploads/2010/04/midia-social.jpg http://www.linkaonline.com.br/blog/wp-content/uploads/twitter-jose-serra.jpg http://www.ruadireita.com/info/img/quando-o-amor-acontece-pela-internet.jpg https://www.ibm.com/developerworks/mydeveloperworks/blogs/ctaurion/resource/BLOGS_UPLOADED_IMA GES/serv_noticias_foto_4_internet_access.jpg https://www.ibm.com/developerworks/mydeveloperworks/blogs/ctaurion/resource/BLOGS_UPLOADED_IMA GES/serv_noticias_foto_4_internet_access.jpg http://memphyx.files.wordpress.com/2008/05/internet_0004.jpg http://lordeleo.files.wordpress.com/2010/07/radio1.gif http://www.maracajuspeed.com.br/admin/arquivos/9083471bfbd35b93d024f3abc8ac9f1b.jpg http://1.bp.blogspot.com/_F607SuO_4iA/TBi5CR8V8QI/AAAAAAAAERg/iVoraKuqaV8/s1600/folha_160620 10.jpg http://1.bp.blogspot.com/_F607SuO_4iA/TBi5CR8V8QI/AAAAAAAAERg/iVoraKuqaV8/s1600/folha_160620 10.jpg http://4.bp.blogspot.com/_OcvqkbGi7PA/TBTyz2cW1eI/AAAAAAAABTU/YilvqqICDI4/s1600/securedownl oad.jpg http://4.bp.blogspot.com/_OcvqkbGi7PA/TBTyz2cW1eI/AAAAAAAABTU/YilvqqICDI4/s1600/securedownl oad.jpg http://jornalismob.files.wordpress.com/2008/05/digitalizar00051.jpg http://3.bp.blogspot.com/_dJiafY_Buac/TGQqP2cB25I/AAAAAAAAAjo/4Blmty2wiLA/s1600/Charge- gersus.jpg http://3.bp.blogspot.com/_dJiafY_Buac/TGQqP2cB25I/AAAAAAAAAjo/4Blmty2wiLA/s1600/Charge- gersus.jpg http://www.blue-inc-solutions.co.uk/web/images/www.jpg


Carregar ppt "OBSERVATÓRIO DO MUNDO CONTEMPORÂNEO Eleições 2010."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google