A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O FEUDALISMO. Séc V Séc XI Séc XV A IDADE MÉDIA (SÉCULO V AO XV) Alguns rezam, uns combatem. E muitos trabalham...

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O FEUDALISMO. Séc V Séc XI Séc XV A IDADE MÉDIA (SÉCULO V AO XV) Alguns rezam, uns combatem. E muitos trabalham..."— Transcrição da apresentação:

1 O FEUDALISMO

2 Séc V Séc XI Séc XV

3 A IDADE MÉDIA (SÉCULO V AO XV) Alguns rezam, uns combatem. E muitos trabalham...

4

5 Feudalismo – Sistema que vigorou na Europa Ocidental durante a Idade Média e que se caracteriza pelas relações servis de produção. Feudalismo – Sistema que vigorou na Europa Ocidental durante a Idade Média e que se caracteriza pelas relações servis de produção. Em sua composição encontramos elementos de origem germânica e de origem romana. Em sua composição encontramos elementos de origem germânica e de origem romana.

6 A palavra feudo significa propriedade. Um feudo podia ser: uma área de terra; uma área de terra; um cargo; um cargo; uma função eclesiástica; uma função eclesiástica; o direito de receber alguma vantagem. o direito de receber alguma vantagem.

7 FEUDO

8 Divisão das terras no feudo: Manso Senhorial (Reserva) = terra do senhor feudal Manso Senhorial (Reserva) = terra do senhor feudal Manso Servil (Tenência) = terra arrendada ao servo Manso Servil (Tenência) = terra arrendada ao servo Campos Livres ou Abertos = uso comum Campos Livres ou Abertos = uso comum

9

10 Entre as contribuições dos romanos para o sistema feudal, podemos citar: *o conceito de vila; *o colonato, sistema de trabalho servil; *a fragmentação do poder político.

11 Entre as contribuições dos bárbaros ou germânicos para o feudalismo citamos: *a economia agropastoril; *o comitatus, relação de fidelidade unindo o chefe militar e seus guerreiros; *o beneficium, recompensa que os chefes militares davam aos seus soldados após obter alguma conquista.

12 A SOCIEDADE FEUDAL Era uma sociedade ruralizada, a maior parte da população vivia nos campos e a terra era a principal fonte de riqueza e de poder. Era uma sociedade ruralizada, a maior parte da população vivia nos campos e a terra era a principal fonte de riqueza e de poder.

13 A sociedade medieval era marcada por profundas diferenças sociais: A sociedade medieval era marcada por profundas diferenças sociais: Havia um grupo de privilegiados que possuía a maior parte das terras e dispunha de muitos direitos e regalias: Nobreza Clero. Havia um grupo de privilegiados que possuía a maior parte das terras e dispunha de muitos direitos e regalias: Nobreza Clero. Os não privilegiados, constituíam a maior parte da população, viviam à beira da miséria. Os não privilegiados, constituíam a maior parte da população, viviam à beira da miséria.

14 O padre reza; O nobre protege; o servo trabalha.

15

16 RELAÇÕES FEUDO-VASSÁLICAS

17 Pirâmide Social Medieval

18 REI CLERO NOBREZA POVO

19 Política Feudal Poder político descentralizado - existia rei, porém um rei politicamente fraco, uma figura meramente decorativa. Poder político descentralizado - existia rei, porém um rei politicamente fraco, uma figura meramente decorativa.

20 Os servos deviam aos senhores um conjunto de obrigações servis: Corvéia: O servo deveria prestar trabalho gratuito ao senhor feudal. Corvéia: O servo deveria prestar trabalho gratuito ao senhor feudal. Banalidade: Pagamento de uma taxa por utilizar os instrumentos do senhor feudal. Banalidade: Pagamento de uma taxa por utilizar os instrumentos do senhor feudal. Capitação: Imposto anual pago por cada indivíduo ao senhor feudal. Capitação: Imposto anual pago por cada indivíduo ao senhor feudal. Talha: Parte da produção do servo deveria ser entregue ao nobre. Talha: Parte da produção do servo deveria ser entregue ao nobre.

21 Maior proprietária de terras da Europa. Para ela, o homem tinha um destino espiritual, ou seja, uma outra vida após a morte, seja no céu ou no inferno. Por isso, na Terra, ele deveria preocupar-se exclusivamente com sua salvação. A Igreja passou a condenar o comércio que visava aos lucros, pois, segundo seus ensinamentos, os bens materiais foram dados ao homem como meios para facilitar sua salvação, e não seu enriquecimento.

22 A Igreja Católica perseguiu todos que buscaram contestar suas posturas durante a Idade Média. A Igreja Católica perseguiu todos que buscaram contestar suas posturas durante a Idade Média. O instrumento utilizado para perseguição ficou conhecido como Tribunal de Inquisição, que condenava os hereges à morte. O instrumento utilizado para perseguição ficou conhecido como Tribunal de Inquisição, que condenava os hereges à morte.

23 Cruzadas As Guerras Santas cristãs.

24

25 CAVALEIRO

26 Mudanças na economia Na Baixa Idade Média, notou-se uma ruptura com as características de subsistência que apresentava o feudalismo. Com o fim das invasões e o surgimento de novas técnicas agrícolas, foi possível a comercialização do excedente de produção.

27 Renascimento das cidades O aumento do comércio promoveu o desenvolvimento das cidades medievais. O aumento do comércio promoveu o desenvolvimento das cidades medievais. Grande parte dessas antigas cidades tinha um núcleo fortificado com muralhas, chamado burgo. Grande parte dessas antigas cidades tinha um núcleo fortificado com muralhas, chamado burgo. Cidade Medieval de Ávila

28 Com o crescimento da população, o progresso do comércio e das cidades foi tornando a burguesia mais rica e poderosa, passando a disputar interesses com a nobreza feudal.

29 A burguesia comerciante Expansão do comércio = influenciou a mentalidade da população camponesa, contribuindo para desorganizar o feudalismo. (Grande número deles migravam para as cidades em busca de melhores condições de vida. As cidades tornaram-se locais seguros para aqueles que desejavam romper com a rigidez da sociedade feudal. Por isso, um antigo provérbio alemão dizia: O ar da cidade torna o homem livre.

30

31


Carregar ppt "O FEUDALISMO. Séc V Séc XI Séc XV A IDADE MÉDIA (SÉCULO V AO XV) Alguns rezam, uns combatem. E muitos trabalham..."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google