A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A cultura de um povo, em suas diferentes formas de expressão, representa todo um modo de “ser e viver,” e o como se relaciona em uma dada sociedade.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A cultura de um povo, em suas diferentes formas de expressão, representa todo um modo de “ser e viver,” e o como se relaciona em uma dada sociedade."— Transcrição da apresentação:

1

2

3

4 A cultura de um povo, em suas diferentes formas de expressão, representa todo um modo de “ser e viver,” e o como se relaciona em uma dada sociedade. Na medida em que o indivíduo adquire o conhecimento sobre a sua história e cultura, aprende a valorizá-las e preservá-las. Nesse sentido, é de fundamental importância que em conjunto com o Poder Público, as Instituições de Ensino Superior sejam parceiras na preservação e na disseminação dos movimentos artísticos e culturais da cidade, visando o fortalecimento da cultura e a socialização para as novas gerações.

5 Como resgatar a memória e o patrimônio cultural da cidade de Sobral na perspectiva histórica e educativa dos alunos da Faculdade Luciano Feijão e Comunidade?

6 Propor ações de extensão para resgatar o conhecimento sobre a memória e o patrimônio cultural da cidade de Sobral na perspectiva histórica e educativa para os alunos da Faculdade Luciano Feijão e Comunidade.

7 1. Conhecer os aspectos legais que regem a memória e o patrimônio artístico e cultural da cidade de Sobral; 2. Mapear o conhecimento dos alunos e da comunidade sobre a memória e o patrimônio artístico e cultural da cidade de Sobral; 3. Conscientizar os alunos e a comunidade sobre a importância da preservação e manutenção da memória e do patrimônio artístico cultural da cidade de Sobral. 4. Conhecer os recursos de marketing que permitem projetar a imagem da cidade através da memória e do patrimônio histórico cultural.

8 Hipótese básica: Divulgar a história do patrimônio artístico e cultural estimula seu povo a preservá-lo. Hipóteses Secundárias: H1:Educação promove a conscientização e manutenção da memória e do patrimônio artístico cultural de um povo. H2: Ações de marketing projetam a imagem da memória e do patrimônio artístico cultural da cidade de Sobral.

9 Trata-se de uma pesquisa exploratória. Apresenta uma abordagem de caráter qualitativo e descritivo. Os dados serão coletados através de entrevista semi-estruturada. A análise qualitativa das informações será realizada pelo método de análise de conteúdo.

10

11 COORDENADOR – Rita Lopes e Márcia Rodrigues BOLSISTAS DA FACULDADE LUCIANO FEIJÃO - Alanda Beatriz Carvalho de Albuquerque

12 Palestra de Lançamento do Projeto de extensão com o tema Patrimônio Histórico: conhecer para preservar, destinado à comunidade interna e externa; Disseminação do conhecimento sobre as Leis que regem o Patrimônio Histórico; Distribuição de Guias de Bolso contendo resumos e fotos dos principais patrimônios com propósito de instigar a curiosidade da comunidade acadêmica a uma visita; Visita aos patrimônios históricos da cidade de Sobral com a comunidade acadêmica; Criar um documentário da visita realizada com depoimentos que sensibilize outras pessoas a conhecerem e preservarem os patrimônios culturais de Sobral. Realizar projeções de vídeos em Escolas e Universidades;

13 Exposição itinerante de fotos do patrimônio histórico cultural nas universidades e escolas em parceria com fotógrafos da terra; Workshop: Marketing Cultural - destinado a acadêmicos e profissionais que cuidam dos patrimônios; Criação de um “Cardápio” de ações de Marketing Cultural, em parceria com a Empresa Junior e comunidade acadêmica para ser disponibilizado para os órgãos públicos e parceiros executarem; Organizar uma coletânea de artigos sobre o Patrimônio Histórico e cultural de Sobral; Mapear pessoas que contam/ colecionam a história de Sobral; Apresentar a história antiga e contemporânea de Sobral através da literatura de cordel; Criar(Instituir) a semana do patrimônio artístico e cultural da cidade de Sobral (apoio da prefeitura).

14 BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal; Edições 70, LDA, CHAUI. Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 1997 COELHO NETO. José Clodoveu de Arruda.Sobral: Patrimônio Histórico-cultural Nacional.Fortaleza:2008 COOPER, D.R. & SCHINDLER, P.S. Métodos de Pesquisa em Administração. São Paulo: Bookman, 7a. ed, 2000 DENZIN, N. K.;LINCOLN, Y.S. O planejamento da pesquisa qualitativa: Teorias e abordagens. Porto Alegre: Bookman, GROPPO. Luis Antonio. Juventude: ensaios sobre a sociologia e histórias da juventude moderna. Rio de Janeiro: DIFEL, 2000 MATTAR, F.N. Pesquisa de marketing. São Paulo: 2005 MINAYO, C de S. Teoria, métodos e criatividade. Petropolis: 2002 MUYLAERT, Roberto. Marketing Cultural & Comunicação Dirigida. Globo. São Paulo,1993. ORTIZ.Renato. Cultura brasileira e identidade nacional. Publisher, Brasiliense, 1985 PELLICCIOTTA, M. M. B.: Uma aventura política: as movimentações estudantis da década de 70. Dissertação de mestrado. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UNICAMP. Campinas-SP, 1997.

15 Obrigada!


Carregar ppt "A cultura de um povo, em suas diferentes formas de expressão, representa todo um modo de “ser e viver,” e o como se relaciona em uma dada sociedade."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google