A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

As cores fazem parte do nosso dia a dia impregnadas de simbologia e significados. Na natureza estão distribuídas harmoniosamente inspirando o homem na.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "As cores fazem parte do nosso dia a dia impregnadas de simbologia e significados. Na natureza estão distribuídas harmoniosamente inspirando o homem na."— Transcrição da apresentação:

1 As cores fazem parte do nosso dia a dia impregnadas de simbologia e significados. Na natureza estão distribuídas harmoniosamente inspirando o homem na hora de sua aplicação nas artes, na moda, publicidade, etc. Para melhor dominar o seu uso enquanto pigmento, identifique suas características, efeitos, harmonia e temperatura.

2 TEORIA DAS CORESTEORIA DAS CORES Ao falarmos de cores, temos duas linhas de pensamento distintas: a Cor-Luz e a Cor-Pigmento. Falar de cor sem falar de luz é impossível, mesmo se tratando da Cor-Pigmento, pois ela, a luz, é imprescindível para a percepção da cor, seja ela Cor-Luz ou Cor-pigmento. No caso da Cor-Luz ela é a própria cor e no caso da Cor-Pigmento ela, a luz, é que é refletida pelo material, fazendo com que o olho humano perceba esse estímulo como cor.

3 Cores primárias: cor-pigmento São as cores básicas que são encontradas na natureza e são impossíveis de serem decompostas e ao se misturarem forma outras cores, as chamadas cores secundárias. As cores primárias da cor-pigmento são: cor-luz As cores primárias da cor-luz são:

4 Cor Luz Cor Pigmento

5 PRINCIPAIS CORES Cores Primárias: O amarelo, o azul e o vermelho são cores primárias. Ou seja, elas são puras, sem mistura. É a partir delas que são feitas as outras cores. Amarelo Azul Vermelho

6 Cores secundárias: O verde, o laranja e o roxo são cores secundárias. Cada uma delas é formada pela mistura de duas primárias. VerdeLaranja Roxo (Amarelo + Azul) (Amarelo + Vermelho) (Azul + Vermelho)

7 Cores terciárias: As cores terciárias são resultante da mistura de cores primárias com secundárias como exemplificado nas misturas abaixo. Vermelho arroxeado Vermelho alaranjado Azul arroxeado (Vermelho + Roxo) (Vermelho + Laranja) (Azul + roxo) Amarelo alaranjado Amarelo esverdeado Azul esverdeado (Amarelo + Laranja) (Amarelo + Verde) (Azul + verde)

8 Cores neutras: O preto o branco e o cinza, em todas as suas tonalidades, claras ou escuras formam as cores neutras. As demais cores, quando perdem o seu colorido pela excessiva mistura com o preto, o branco ou o cinza, também se tornam cores neutras. As mais comuns são o marrom e o bege.

9 EFEITOS CROMÁTICOS Manipulando as cores é possível obter diversos efeitos cromáticos. Entre eles destacam-se os seguintes: Monocromia: Corresponde à variação tonal de apenas uma cor com nuanças para o claro quando misturada ao branco ou para o escuro com a obtenção do acréscimo do preto.

10 A temperatura das cores A temperatura das cores, designa a capacidade que as cores têm de parecer quentes ou frias.

11 O significado das cores Força, euforia, alegria e confiança Estimulante, alerta, esperança Dinamismo, energia, revolta, calor, raiva Bem-estar, paz, saúde, equilíbrio Viagem, verdade, intelectualidade, advertência. Fantasia, mistério, egoísmo, espiritualidade. Estima, valor, dignidade. Pensar, melancolia.


Carregar ppt "As cores fazem parte do nosso dia a dia impregnadas de simbologia e significados. Na natureza estão distribuídas harmoniosamente inspirando o homem na."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google