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Cursos de Educação e Formação Escola Secundária/3.º CEB Poeta Al Berto, Sines18-06-2014 Ano lectivo TipologiaÁrea de FormaçãoItinerário de Qualificação.

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1 Cursos de Educação e Formação Escola Secundária/3.º CEB Poeta Al Berto, Sines Ano lectivo TipologiaÁrea de FormaçãoItinerário de Qualificação 2003/2004 Tipo 4 (1.º ano)Ciências Informáticas Instalação e Operação de Sistemas Informáticos 2004/ /2006 Tipo 2 (1.º ano) Serviços de Apoio a Crianças e Jovens Acção Educativa - Acompanhante de Crianças Tipo 3Gestão e Administração Práticas Administrativas - Assistente Administrativo Curso de Formação Complementar Tipo 4 (2.º ano)Ciências Informáticas Instalação e Operação de Sistemas Informáticos 1

2 Escola Secundária/3.º CEB Poeta Al Berto, Sines Ano lectivo TipologiaÁrea de Formação Itinerário de Qualificação 2006/2007 Tipo 2 (2º ano) Serviços de Apoio a Crianças e Jovens Acção Educativa -Acompanhante de Crianças Tipo 2 (1.º ano)Produção Agrícola e Animal Operador Agrícola - Horticultura e Floricultura Tipo 3Gestão e Administração Práticas Administrativas - Assistente Administrativo Tipo 5 (1.º ano)Ciências Informáticas Desenvolvimento de Aplicações Informáticas - Programador 2007/2008 Tipo 2 (1.º ano)Floricultura e JardinagemJardinagem e Espaços Verdes Tipo 2 (2º ano)Produção Agrícola e Animal Operador Agrícola - Horticultura e Floricultura Tipo 5 (2º ano)Ciências Informáticas Desenvolvimento de Aplicações Informáticas - Programador 2008/2009 Tipo 2 (1.º ano) Floricultura e JardinagemJardinagem e Espaços Verdes Tipo 2 (2º ano) 2

3 Formação em Contexto de Trabalho (FCT) Elaboração dos documentos: Protocolo de colaboração com entidades (VER MODELO)VER MODELO Regulamento de Estágio (VER MODELO) (VER MODELO) Definição e Enquadramento do estágio Organização, Duração e Período de Realização Formalização do Estágio Referência ao Plano de Estágio Responsabilidades da Escola Responsabilidades da Entidade Enquadradora de Estágio Responsabilidades do Aluno Assiduidade e Pontualidade Avaliação Seguro Escolar Escola Secundária/3.º CEB Poeta Al Berto, Sines3

4 Formação em Contexto de Trabalho (FCT) Escola Secundária/3.º CEB Poeta Al Berto, Sines ETAPAS: Calendarização: Início Junho a meados Julho 210 horas = 30 dias × 7 horas/dia (6 semanas) Contacto a entidades enquadradoras com documento produzido pelo Director de Curso com - Identificação do curso, - Perfil de saída, - Actividades principais, - N.º de horas de cada disciplina/componente de formação Despacho de designação do PCE dos professores acompanhantes de estágio 4

5 Formação em Contexto de Trabalho (FCT) Plano de Estágio (VER MODELO) (VER MODELO) Identificação do aluno do encarregado de educação da entidade enquadradora do monitor da entidade enquadradora Designação do curso Objectivos a atingir Roteiro de actividades a desenvolver ANEXOS: Ficha de registo da assiduidade Ficha de registo da avaliação semanal/final Escola Secundária/3.º CEB Poeta Al Berto, Sines5

6 Formação em Contexto de Trabalho (FCT) Reunião do Conselho de Turma Pauta com alunos admitidos a estágio Distribuição dos alunos pelas entidades enquadradoras em função do perfil de cada aluno Reunião com alunos e EE (DC e CE) Entrega a cada aluno de um dossiê individual com os documentos de estágio que são lidos e assinados pelo aluno e EE Verificação da necessidade de transportes para solicitarmos apoio à CMS Verificação da necessidade de almoços na cantina Distribuição do material necessário para o estágio (batas, bonés, botas,…), mediante assinatura de um termo de responsabilidade Escola Secundária/3.º CEB Poeta Al Berto, Sines6

7 Formação em Contexto de Trabalho (FCT) Acompanhamento semanal O professor acompanhante do estágio reúne com o monitor da entidade, na presença do aluno, para fazer a avaliação: - das actividades propostas/desenvolvidas (poderá haver necessidade de as reajustar) - do cumprimento da assiduidade/pontualidade - das questões comportamentais Em cada visita é preenchido o documento constante no Plano de Estágio. Avaliação final do estágio realizada pelos alunos, pelo monitor e pelo professor acompanhante (VER MODELO) (VER MODELO) Escola Secundária/3.º CEB Poeta Al Berto, Sines

8 Formação em Contexto de Trabalho (FCT) PROBLEMAS QUE SURGIRAM E COMO OS RESOLVEMOS Entidade não fazia cumprir o horário estipulado Os 2 alunos em questão foram redistribuídos por 2 entidades que já tinham outros alunos e que aceitaram mais estes 2 até perfazerem as 210 horas de FCT Uma aluna deixou de comparecer no local de estágio Depois de localizada foi convidada a concluir o estágio mesmo ultrapassando o calendário estipulado. Não pretendeu concluir a FCT e ficou apenas com certificação escolar Escola Secundária/3.º CEB Poeta Al Berto, Sines8

9 Formação em Contexto de Trabalho (FCT) PROBLEMAS QUE SURGIRAM E COMO OS RESOLVEMOS Aluno não pretendeu realizar o estágio (ingressou no mercado de trabalho) Com a concordância do EE, completou apenas o 9.º ano e não adquiriu o nível II de qualificação profissional A entidade não possuía computadores suficientes para os alunos poderem desenvolver o seu trabalho A escola cedeu computadores portáteis, mediante declaração de responsabilização da entidade Escola Secundária/3.º CEB Poeta Al Berto, Sines9

10 Formação em Contexto de Trabalho (FCT) PROBLEMAS QUE SURGIRAM E COMO OS RESOLVEMOS Aluno com problemas de higiene (EE negligente) Antes de se dirigir ao local de estágio, passava nos balneários da escola, tomava banho e mudava de roupa. Uma aluna sofreu uma intervenção cirúrgica no período de estágio Prolongou o horário diário e o final do estágio, por forma a compensar as horas em falta e a não ultrapassar o limite de faltas permitido (5 %) Escola Secundária/3.º CEB Poeta Al Berto, Sines10

11 Escola Secundária/3.º CEB Poeta Al Berto, Sines Formação em Contexto de Trabalho (FCT) Alunos do Curso de Jardinagem e Espaços Verdes T2 2007/2008

12 Prova de Avaliação Final (PAF) ETAPAS: Despacho de designação, pelo PCE, dos professores responsáveis pela elaboração das matrizes e das provas Elaboração de matrizes (VER MODELO) que são afixadas e entregues a todos os alunos depois de aprovadas em reunião de Conselho Pedagógico (VER MODELO) Elaboração do enunciado da(s) prova(s) Afixação e entrega do Regulamento da PAF (VER MODELO) (VER MODELO) Contacto com elementos do júri (elementos externos) Escola Secundária/3.º CEB Poeta Al Berto, Sines12

13 Prova de Avaliação Final (PAF) Despacho de designação do Júri da PAF, pelo PCE Afixação da pauta de chamada com dia, hora, local de realização da prova e composição do júri (VER MODELO) (VER MODELO) A prova tem a duração estipulada na matriz e é pensada em função do curso Reunião do júri da qual é lavrada acta (VER MODELO) com vista ao lançamento da avaliação em pauta (VER MODELO) DC e DT lançam no programa informático PRODESIS as avaliações para cálculo da média de final de curso Escola Secundária/3.º CEB Poeta Al Berto, Sines13


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