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Seria maravilhoso se jamais tivéssemos que lidar com conflitos.

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1 Seria maravilhoso se jamais tivéssemos que lidar com conflitos.
Se as pessoas pudessem resolver suas discordâncias em paz e com boa vontade.

2 Todos nós temos que lidar com nossas próprias brigas.
No trabalho, os conflitos dizem respeito com freqüência à discordâncias sobre: quando, onde e como o trabalho deve ser feito e quem deve fazê-lo. Todos os conflitos envolvem diferenças de opinião, de valores, de metas ou de desejos. Contudo, nem todas essas discordâncias produzem, ou precisam produzir, conflito.

3 CONFLITOS Tipos: Discordância x Conflitos
Conflitos entre você e outras pessoas Conflitos entre pessoas com quem você trabalha ou supervisiona Discordância x Conflitos Não são a mesma coisa. Todos os conflitos envolvem discordâncias, nem todas as discordâncias redundam em conflitos.

4 DISCORDÂNCIAS Quando alguém discorda de alguém, na maioria dos casos, suas diferenças envolvem a maneira como cada um vê algo. A discordância é sobre fatos de uma mesma situação. Ex.: Marido e mulher. As discordâncias ocorrem quando: Pessoas experimentam a mesma situação de maneira diferente; Pessoas com crenças e valores diferentes; Pessoas vêem as coisas de forma diferente; Pessoas acreditando em versões diferentes dos mesmos fatos.

5 EXEMPLOS Testemunhas contam versões diferentes de fatos que ocorreram;
Pessoas interpretam de modo diferente fatos iguais.

6 DISCORDÂNCIA Quando se discute diferenças com intenção de resolvê-las de maneira mutuamente satisfatória há uma discordância

7 CONFLITOS O conflito ao contrário da discordância não é saudável.
Os conflitos envolvem discordância sobre que é: Verdade Bonito Bom Difere da discordância, pois uma das pessoas acredita com ou sem razão, que foi negado seu direito de satisfazer suas necessidades ou seu interesse. Os conflitos não devem ser deixados por conta própria, pois se agravam e não desaparecem.

8 CONFRONTAÇÃO CONSTRUTIVA
É a única estratégia que coloca todas as questões em cima da mesa e permite tratá-las completamente. CONFRONTAÇÃO POR CAUSA DA SOLUÇÃO DE UM PROBLEMA Para haver uma confrontação construtiva deve haver cooperação, ambas as partes precisam estar dispostas a trabalhar no problema. Ambos tem que trabalhar na comunicação mútua.

9 CONFRONTAÇÃO CONSTRUTIVA
A confrontação construtiva requer planejamento para ser bem sucedida, e isso requer um clima no qual a confrontação possa FUNDIR, com eficiência, duas realidades diferentes em uma percepção que satisfaça os interesses de ambas as partes do conflito. A confrontação construtiva é mais eficiente quando as condições para isso estão boas.

10 CONFRONTAÇÃO CONSTRUTIVA
Clima Deve haver clima de confiança e interesse Relacionamento Duas pessoas que se conhecem pouco, precisam resolver as questões que as separam de maneira diferente de duas pessoas que se conhecem bem. Falta confiança e interesse na maioria dos relacionamentos de trabalho. Ambos precisam se esforçar e estarem dispostos para revelar seus sentimentos e idéias. Quando você (líder) faz coisas para ajudar outros a serem bem sucedidos no que fazem e estende a mão quando alguém precise de auxílio, isso estabelece sua confiabilidade e credibilidade.

11 CONFRONTAÇÃO CONSTRUTIVA
Ambiente Questões delicadas só podem ser tratadas com Eficiência e com Privacidade (fora de olhares comuns e barulhos inoportunos. É difícil a pessoa ser forçada a sussurrar, quando está com vontade de gritar. Timing Lugar certo e hora certa Muitas vezes o problema não deve ser postergado para que as pessoas não se afastem dos seus sentimentos.

12 CONFRONTAÇÃO CONSTRUTIVA
Agenda Observar o modo como inicia a conversa Ex.: Fulano vamos conversar sobre o que aconteceu? Eu gostaria de conversar com você sobre o que eu sinto em relação ao que aconteceu ontem. Atmosfera Um clima especial fomenta a compreensão e a solução de um problema (confrontação construtiva)

13 CONFRONTAÇÃO CONSTRUTIVA
É muito importante criar um clima no qual as pessoas possam trabalhar juntas para resolver diferenças de opinião, antes que se tornem conflitos. Esperar que aconteça alguma coisa ruim antes de fazer algo para impedir é como esperar que aconteça um acidente fatal antes de instalar um sinal de trânsito em um cruzamento perigoso.

14 Timing Intervir cedo demais pode perturbar o processo de solução;
Intervir tarde demais pode tornar o conflito permanente e sem solução; Intervir a convite:É excelente idéia!!!! Intervir quando as pessoas em conflito chegam a um impasse é uma tática necessária.

15 O PAPEL DO MEDIADOR Atuação do Mediador Ouve;
Examina os dados com um olhar crítico; Procura os pontos comuns; Procura informação nova ou adicional; Só toma decisões, caso a situação fique desesperadora; Quando parece que vão nocautear-se; Quando é declarado o final da luta.

16 CONCLUSÃO Resolver conflitos requer um esforço da parte de todos e depende da disposição de todos para usar a confrontação construtiva, ao invés de usar a confrontação como meio para dominar. Todos tem que contar com o poder pessoal e não com o poder do status para dominar a situação e as outras pessoas.

17 CONCLUSÃO Quando as pessoas não conseguem encontrar o meio para satisfazer suas próprias necessidades, procuram o chefe para conseguir ajuda. Enquanto o chefe, pode ordenar aos funcionário que parem de brigar e voltem ao trabalho, ou que aceitem suas ordens para acabar com as brigas. Ao invés disso, deve usar sua influência para ajudar a resolver problemas difíceis.

18 CONCLUSÃO Independentemente da natureza do conflito, todos os conflitos envolvem diferenças de opinião, valores, metas ou desejos. Contudo, nem todas as diferenças produzem ou precisam produzir conflitos. A maneira saudável de administrar a maioria dos conflitos ou conflitos potenciais, incluem o uso da confrontação construtiva, técnicas de comunicação eficiente, métodos eficientes para solução dos problemas e um plano de ação também eficiente.

19 CONCLUSÃO Esses métodos também ajudarão a impedir que discordâncias comuns ou diferenças de opinião ou de valores resultem em conflitos.


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