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2ª Jornadas sobre Derecho y Tecnología 9º Encuentro Ibero-Latinoamericano de Gobierno Electrónico e Inclusión Digital 28-29 de junio 2010 Universidade.

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1 2ª Jornadas sobre Derecho y Tecnología 9º Encuentro Ibero-Latinoamericano de Gobierno Electrónico e Inclusión Digital de junio 2010 Universidade de Valladolid Facultad de Derecho Espanha

2 A experiência da disciplina Informática Jurídica no uso das tecnologias web Aírton José Ruschel Aires José Rover Juliete Schneider UFSC – Brasil Universidade Federal de Santa Catarina

3 Introdução Grandes investimentos em TICs na educação; As pesquisas saem da universidade para a sociedade; Barateamento do hardware e software; Difusão de redes físicas e wireless; Maior qualidade e rapidez da banda larga; Aluno e professor produzem “em casa”.

4 Introdução A sala de aula está equipada com wireless; O aluno traz o seu notebook/netbook; A sala de aula é um laboratório integrado em rede aos demais laboratórios da UFSC; A UFSC pesquisa e promove o ensino à distância; e A UFSC adotou o Moodle.

5 Introdução O Moodle se integra ao sistema de registro acadêmico; A educação hoje junta o EaD e o ensino presencial; Professor e aluno têm uma nova postura; Ambos interagem e aprendem; e O aluno tem acesso ao conteúdo durante e posteriormente à disciplina.

6 Introdução O professor produz conteúdo; O professor utiliza conteúdo de outros; O professor é tutor da disciplina e do aluno; Aluno e professor buscam conhecimento nas mesmas fontes da internet; e O professor não apresenta soluções prontas, mas sim, o caminho.

7 Informática Jurídica Disciplina ministrada no Curso de Direito da UFSC; Recebe alunos de outros cursos; Debate as questões que envolvem o Direito e o uso das TICs; Está ambientada na network society (Manoel Castells) onde tudo é sistêmico e interconectado;

8 Informática Jurídica – o início Disciplina do Curso de Direito (DIR5934) criada juntamente com o Laboratório de Informática Jurídica (Linjur) em 1990 pelo Professor Olsen; Atende a graduação e a pós-graduação em Direito; No início era uma sala “fechada” com computadores PC, onde os alunos faziam suas tarefas “informatizadas”.

9 Informática Jurídica – 2009/1 18 encontros (presencial e Moodle) com 36 horas aula com os tópicos: Sociedade em rede; Riscos e vantagens da Internet; Governo eletrônico;

10 Informática Jurídica – 2009/1 Observatorio de gobierno electrónico e métricas - EGOBS (aula ministrada pelo Prof. visitante Fernando Galindo da Unizar); O trabalho na sociedade da informação Crimes de informática; Propriedade intelectual e o mundo digital; e Segurança e documentos digitais.

11 Uso do Moodle A disciplina Informática Jurídica usava o Moodle de forma isolada desde 2007/1; Em 2009/1 os conteúdos foram formatados para o Moodle corporativo da UFSC; Foi a 1ª disciplina do Curso de Direito a utilizar o Moodle UFSC; O Moodle da UFSC é um sistema de apoio aos cursos presenciais;

12 Uso do Moodle A UFSC dá treinamento para professores e alunos; Tem um setor de suporte ao usuário; O cadastro de alunos e notas do Moodle está integrado ao sistema de registro acadêmico da UFSC; No momento que o aluno se matricula na disciplina, ele está também cadastrado no Moodle.

13 Uso do Moodle - Vantagens Por ser um Moodle corporativo da UFSC ele dá subsídios importantes para a gestão universitária (como e quando o aluno interagiu; como e quando o professor interagiu); Treinamentos para os professores ou cursos de extensão podem ser feitos pelo Moodle; Automatização das correções e transferência de informações entre sistemas; Rapidez; Ubiquidade (em qualquer lugar e tempo);

14 Uso do Moodle - Vantagens Auxilia na gestão do professor e na gestão universitária; Permite o planejamento e cumprimento de cronograma e metas; Criação de mapas analíticos e sintéticos a partir de um plano de contas; e Uso de indicadores de desempenho por: turmas, professores, áreas de concentração, cursos, centros, grandes áreas e a própria universidade.

15 Uso do Moodle - Desvantagens Interface com muitas opções; Difícil aprendizado; Ainda é uma nova cultura; Não dá acesso ao conhecimento para a comunidade externa (não logada); O professor não tem treinamento suficiente; O professor ainda está desmotivado; e Requer tempo para qualificar o material das aulas.

16 Uso do Blog Foi criado em 2009/1 por indicação dos alunos que foram monitores do Linjur; Foi incentivada a pesquisa e a postura crítica do aluno; A tarefa é procurar semanalmente, conforme um tema (tag), uma notícia na internet, postar um trecho e o link, e fazer um comentário analítico;

17 Uso do blog O blog é o portal da disciplina;http://infojurufsc.blogspot.com Possui links importantes, como o Moodle-UFSC e cronograma; Somente alunos podem postar; Pessoas externas já comentaram as postagens dos alunos; É um banco de dados de notícias e opiniões sobre informática jurídica; e As postagens dos colegas estimulam os demais alunos.

18 Uso do Blog - Vantagens Fácil e rápido de criar; Econômico; Com a experiência, o aluno pode criar seu próprio blog; A ferramenta blogspost da Google está sendo atualizada com novos gadgets o que permite uma qualificação do blog e um maior interesse de uso; Os professores podem receber as postagens em seu de trabalho via a função “Seguidor do blog”.

19 Uso do Blog - Desvantagens Não é um ambiente qualificado de EaD. (Cada ferramenta na internet tem sua aplicação específica)

20 Trabalho final da disciplina Alunos da resenha 18 Alunos do artigo 7 Alunos da pesquisa de egobs 10 O blog foi utilizado para divulgar os trabalhos finais. As apresentações foram filmadas e postadas no YouTube com a colocação do link no blog.

21 Considerações Moodle, blog, Youtube, s e outras ferramentas serão utilizadas concomitantemente para o sucesso da disciplina Informática Jurídica; a geração de conhecimento só ocorre na interação, então uma preocupação é a qualificação da comunicação das pessoas; a metodologia aplicada na Informática Jurídica deve apoiar os egressos do curso de direito na sua profissão (advogado, juiz);

22 Considerações “A profissão fundamental do presente e do futuro é educar para saber compreender, sentir, comunicar-se e agir melhor, integrando a comunicação pessoal, a comunitária e a tecnológica.” (MORAN, 1997)

23 Gracias!


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