A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Curso Informática Básica. PONTO DE CULTURA CIBERPARQUE ANÍSIO TEIXEIRA O mestre seria algo como um operador dos recursos tecnológicos modernos para apresentação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Curso Informática Básica. PONTO DE CULTURA CIBERPARQUE ANÍSIO TEIXEIRA O mestre seria algo como um operador dos recursos tecnológicos modernos para apresentação."— Transcrição da apresentação:

1 Curso Informática Básica

2 PONTO DE CULTURA CIBERPARQUE ANÍSIO TEIXEIRA O mestre seria algo como um operador dos recursos tecnológicos modernos para apresentação e o estudo da cultura moderna, e como estaria, assim, rodeado e envolvido pelo equipamento e pela tecnologia produzida pela ciência, não lhe seria difícil ensinar o método e a disciplina intelectual do saber que tudo isso produziu e continua a produzir. A sua escola de amanhã lembrará muito mais um laboratório, uma oficina, uma estação de televisão do que a escola de ontem e ainda de hoje. Anísio Teixeira. Mestres de amanhã 1963.

3 Curso de Informática Básica Parceiros: P onto de Cultura Ciberparque Anísio Teixeira S ecretaria de Educação F aced/Ufba/Irecê P refeitura Municipal de Irecê

4 PONTO DE CULTURA CONEXÃO : CIBERPARQUE ANÍSIO TEIXEIRA PESSOAS ENVOLVIDAS Articuladores: Professor Nelson Pretto (FACED/UFBA) Professora Alessandra Picanço (UFBA) Alunos de graduação, pós graduação e mestrado da UFBA Professores(as) da Rede Municipal de educação Irecê Comunidade. Rita,Andreia, Ariston, Fabiano

5 Ementa Enfoque teórico-prático sobre o uso do Software Livre na sociedade contemporânea, visando a participação em comunidades virtuais de aprendizagem e a produção colaborativa em rede.

6 Objetivos: Conhecer o computador (hardware e software ) e suas funções; Conceituar e diferenciar software livre de software proprietário; Abordar o uso de software livre e sua importância para o desenvolvimento sócio-econômico e tecnológico; Estabelecer relações entre a complexidade da sociedade contemporânea e as tecnologias da informação e comunicação; Desencadear processos de ensino-aprendizagem voltados para a produção, busca, análise e tratamento de informações e interação em comunidades virtuais de aprendizagem; Despertar e fomentar nos alunos e alunas a importância de sua participação no curso de informática; Explorar algumas ferramentas de comunicação disponíveis na NET (Chat, blog, , Lista de discussão, Orkut, etc); Conhecer a história, origem e finalidade da Internet.

7 Conjunto teórico-prático. Usando redes: navegação e comunicação por e- mail e listas de discussão, Blog. História e Filosofia do Software Livre; História da Internet; Ferramentas de navegação; Cultura Digital

8 Metodologia A cada semana faremos um encontro de duas horas com os alunos e posteriormente eles realizarão mais quatro horas de atividades programadas pelo professor com orientação dos monitores. Ao longo do curso estaremos produzindo conhecimento através de discussões, pesquisas e análise de produções digitais, exploração das ferramentas de comunicação disponíveis ( , lista de discussão, Blog, Chat). Com base nos estudos os alunos estarão produzindo, socializando suas aprendizagens e interagindo através da Internet.

9 Avaliação A avaliação se constituirá de atividades desenvolvidas ao longo do curso, no cumprimento da carga horária proposta para cada semana de trabalho e a produção e publicação de relatório no final do curso.


Carregar ppt "Curso Informática Básica. PONTO DE CULTURA CIBERPARQUE ANÍSIO TEIXEIRA O mestre seria algo como um operador dos recursos tecnológicos modernos para apresentação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google