A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1. A região conhecida como O Triângulo das Bermudas detém um grande número de desaparecimentos de navios e aeronaves, sem causa conhecida. Baseados na.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1. A região conhecida como O Triângulo das Bermudas detém um grande número de desaparecimentos de navios e aeronaves, sem causa conhecida. Baseados na."— Transcrição da apresentação:

1 1. A região conhecida como O Triângulo das Bermudas detém um grande número de desaparecimentos de navios e aeronaves, sem causa conhecida. Baseados na Física, alguns cientistas admitem a teoria sobre a existência de bolsões de gás sob o leito oceânico dessa região, gás eventualmente liberado em movimentos sísmicos. Ao escapar da rocha, o gás sobe em direção ao nível do mar, ocupando maior volume e dispersando-se em inúmeras bolhas, com a capacidade de provocar uma mudança da densidade da água e o consequente afundamento de navios pela diminuição do empuxo. Supondo-se que a temperatura se mantenha constante durante a ascensão de uma bolha de gás de volume de 125 m 3 e, sabendo-se que a rocha que a desprende se encontra a 70 m abaixo do nível do mar, o volume desse gás, no momento em que chegar à superfície do oceano, será, em m 3, Dados: Pressão atmosférica ao nível do mar = Pa / g = 10 m/s 2 / Densidade da água = kg/m 3 (A) 125. (B) 250. (C) 500. (D) 700. (E)

2 2. No interior de um cilindro dotado de êmbolo, um gás considerado perfeito sofre as alterações indicadas em ABCD. O trabalho total realizado pelo gás, sobre o êmbolo do cilindro, é, em joules, de (A) 300. (B) 500. (C) 800. (D) (E)

3 3. (UFBA) Um sistema termodinâmico composto por quatro mols de um gás ideal descreve o ciclo representado no gráfico. Considerando a constante universal dos gases ideais R=8,31 J/ (mol. K), determine: Os pontos nos quais o gás atinge a maior e a menor temperatura Os valores dessas temperaturas; O trabalho realizado pelo gás em cada trecho;

4 4. Dois recipientes se comunicam por meio de uma válvula inicialmente fechada. Um dos recipientes contém 15 L de um gás sob pressão de 2,0 atm e o outro, com capacidade de 10,0 L, está completamente vazio. Supondo-se que a temperatura se mantenha constante, qual será a pressão do gás, nos dois recipientes, após a abertura da válvula?

5 5. Um gás ideal, em um estado inicial i, pode ser levado a um estado final f por meio dos processos I, II e III, representados neste diagrama de pressão x volume. Sejam τ I, τ II e τ III os módulos dos trabalhos realizados pelo gás nos processos I, II e III, respectivamente. Com base nessas informações, é correto afirmar que: a) τ I < τ II < τ III b) τ I = τ II = τ III c) τ I = τ II > τ III d) τ I > τ II >τ III

6 6. Em 2008, comemoram-se os noventa e seis anos da descoberta dos raios cósmicos, que atualmente são objeto de pesquisa de cientistas russos e da UNESP por meio de balões estratosféricos. No lançamento desses balões, o invólucro impermeável, que contém o gás, é apenas parcialmente cheio, de forma a se prever a grande expansão que o gás sofrerá a elevadas altitudes, onde a pressão é muito baixa. Suponha que um desses balões foi parcialmente preenchido com 300 m 3 de gás hélio, medidos ao nível do mar e a temperatura era de 27 °C. Que volume o gás ocupará quando o balão estiver a 30 km de altura, onde a pressão do ar é 0,01 da pressão ao nível do mar e a temperatura - 50 °C?

7 7. (UNESP) Um recipiente de paredes rígidas contém certa massa de um gás ideal, à pressão P1 e temperatura T1. Retira-se do gás determinada quantidade de calor, e a temperatura cai à metade do valor inicial. Qual o novo valor da pressão do gás?

8 8. (UNICAMP) O volume de 1 mol de gás ideal varia linearmente em função da temperatura, conforme o gráfico da figura. Calcule o trabalho realizado pelo gás ao passar do estado A para o estado B (Dados: V 0 = 20 L, T 0 = 450 K e R = 8,3 J/mol.K)

9 9. (UFPI) Um mol de um gás ideal é aquecido, a pressão constante, passando da temperatura Ti = 600 K para a temperatura Tf = 800 K. O trabalho realizado pelo gás durante esse processo é aproximadamente: Considere o valor da constante universal dos gases é R ¸ 8,31 J/(mol.K))


Carregar ppt "1. A região conhecida como O Triângulo das Bermudas detém um grande número de desaparecimentos de navios e aeronaves, sem causa conhecida. Baseados na."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google