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Visibilidade Hans Dorresteijn Delegação da União Europeia Brasília, 10 de abril 2013.

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1 Visibilidade Hans Dorresteijn Delegação da União Europeia Brasília, 10 de abril 2013

2 Objetivos Assegurar que, nos projetos total ou parcialmente financiados pela União Européia (UE), o apoio da UE seja assinalado de modo visível; Divulgação do projeto ou programa; Divulgar a missão da União Europeia; Utilizar as diretrizes de visibilidade existentes: http://ec.europa.eu/europeaid/work/visibility/index_es.htm  O cumprimento das diretrizes é obrigatório para todos os beneficiários e/ou parceiros de execução de contratos (CE art. 7.1 e CG art.6)

3 Manual de Comunicação e Visibilidade O Manual foi desenhado para garantir que ações que recebem financiamento da União Europeia providenciam informações e atividades de comunicação para aumentar o conhecimento de grupos alvo dos motivos da ação e do apoio da União Europeia.

4 Estratégia de comunicação O elemento comum de identificação de todos os projetos e programas financiados pela União Européia deve ser o emblema europeu, com a designação UE logo abaixo (também pode ser fundo branco com moldura e estrelas em preto) UNIÃO EUROPEIA

5 Estratégia de comunicação É importante divulgar a missão da União Europeia: A União Europeia (UE) visa promover os valores da paz e prosperidade, boa governança, democracia, direitos humanos e desenvolvimento sustentável em todo mundo através da cooperação para o desenvolvimento, comercio, educação, ciência e tecnologia e tecnologia da informação. Procura parcerias com atores não estatais e do governo para desenvolver projetos e atividades em apoio aos objetivos de desenvolvimento do milênio. Para mais informações vejam: http://europa.eu/index_pt.htmhttp://europa.eu/index_pt.htm (UE geral); http://ec.europa.eu/europeaid/index_pt.htmhttp://ec.europa.eu/europeaid/index_pt.htm (UE cooperação) e http://ec.europa.eu/europeaid/infopoint/publications/europeaid/docu ments/188a_mdg_pt.pdf (objetivos de desenvolvimento do milênio). http://ec.europa.eu/europeaid/infopoint/publications/europeaid/docu ments/188a_mdg_pt.pdf

6 Estratégia de comunicação O projeto deve organizar um evento oficial de abertura do projeto com autoridades relevantes e a imprensa, se possível em coordenação com a Delegação; Durante os primeiros três meses o projeto deve preparar um Plano de Visibilidade que é submetido à Delegação para comentários; A Delegação pode fornecer material para publicidade como a logomarca e um vídeo sobre a cooperação no Brasil.

7 Recomendações Relatórios – Estudos Deve ser feito através de um comunicado a imprensa usando o timbre habitual do projeto e o logo da EU escrito União Europeia abaixo. EquipamentosO logo da UE deve ser afixada nos equipamentos (computadores, laptops, placa no exterior do veículo) de modo bem visível mencionando: "Fornecido com o apoio da UE“. EventosO logo da EU, escrito União Europeia abaixo, deve ser incluída em material promocional do eventos, claramente informando que a mesma financia o evento. Deve aproveitar-se a oportunidade para expor a bandeira européia nas salas de reunião.

8 Recomendações Banco de imagens: recomenda-se fazer fotografias para ilustrar os progressos na execução do projeto; As construções (galpões, cisternas, etc) e a Sede do Projeto (exterior e interior) devem ter o emblema europeu exibido em lugar de destaque; Todas as publicações devem incluir a cláusula de exoneração de responsabilidade da UE.

9 Visibilidade UE Observações do Monitoramento Externo Compreensão dos parceiros (ONGs mas também parceiros mais institucionais) Em geral limitado a identificação e imposição do doador; Pouco ligado a comunicação e desvinculado de uma contribuição potencial aos resultados do projeto: divulgação, formação e capacitação; Perda de oportunidades; Cultura e capacidade de comunicação (internet, imprensa, criação e produção de suportes) muita alta no Brasil;

10 Visibilidade CE Observações do Monitoramento Externo Uso da identidade visual UE sem agregar valor (produto didático); e uso errado e associado a mensagem discutível; Boas práticas: IDESAM – Projeto de Empoderamento e a Municipalidade de Ponta Porã: 1. O logotipo reflete a filosofia do projeto (apropriação dos parceiros e dos beneficiários); 2. Identificação das atividades e dos produtos para conferir um valor suplementar às identidades associadas ao projeto; 3. Vigilância para qualidade dos produtos; Resultado: uma “convivência” da CE a nível de parceiro e beneficiário e uma curiosidade sobre o compromisso da CE.

11 Boas práticas Ter um plano de visibilidade anual por projeto. Colocar no relatório anual a execução deste plano. Comunicar tanto visualmente quanto verbalmente aos parceiros e beneficiários finais sobre a participação da EU (motivos e significado dessa participação) Despertar a curiosidade sobre a UE Comunicar à Delegação (previamente) sobre publicações, conferências, seminários e outros eventos relevantes relacionados ao projeto - e citar o co-financiamento da UE em tais eventos. Incluir a logo da UE em material promocional (caneta, camiseta, boné, cartões de visita, livros, folhetos, camisetas, etc.). Enviar pelo menos um exemplar para a Delegação. Em caso de dúvida contatar a Delegação.

12 Projeto GIAPA (Ponta Porã) http://giapa.org

13 Delegação da União Europeia no Brasil http://eeas.europa.eu/delegations/brazil/index_pt.htm

14 Delegação da União Europeia no Brasil http://eeas.europa.eu/delegations/brazil/projects/overview/index_pt.htm

15 Delegação da União Europeia no Brasil http://eeas.europa.eu/delegations/brazil/projects/visibility/index_pt.htm

16 Delegação da União Europeia no Brasil http://eeas.europa.eu/delegations/brazil/index_pt.htm

17 Delegação da União Europeia no Brasil http://www.youtube.com/watch?v=ZO0mf4lmlQY

18 E-mails de contato delegation-brazil@eeas.europa.eu (Geral da Delegação) E-mail dos gestores de projeto: ana.almeida@eeas.europa.eu denise.verdade@eeas.europa.eu rosana.tomazini@eeas.europa.eu cristina.carvalho@eeas.europa.eu hans.dorresteijn@eeas.europa.eu Muito obrigado.


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