A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FTIN - Módulo de Desenvolvimento Profissional Gestão de Carreira e Marketing Pessoal Prof(a). Marivane Santos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FTIN - Módulo de Desenvolvimento Profissional Gestão de Carreira e Marketing Pessoal Prof(a). Marivane Santos."— Transcrição da apresentação:

1 FTIN - Módulo de Desenvolvimento Profissional Gestão de Carreira e Marketing Pessoal Prof(a). Marivane Santos

2 COMPETÊNCIA Aplicar as técnicas de marketing pessoal e gestão da carreira no desenvolvimento profissional, quer no emprego, quer em atividades empreendedoras.

3 SUMÁRIO O que é Marketing? O que é Marketing? O que é Marketing Pessoal? O que é Marketing Pessoal? Os 10 Mandamentos do Marketing Pessoal Os 10 Mandamentos do Marketing Pessoal Ferramentas do Marketing Pessoal Ferramentas do Marketing Pessoal Atividade Atividade

4 O QUE É MARKETING?

5 Marketing Conceito :Processo de planejamento e execução de ações que promovam de forma competitiva produtos e serviços visando à captação e manutenção de clientes. Conceito :Processo de planejamento e execução de ações que promovam de forma competitiva produtos e serviços visando à captação e manutenção de clientes.

6 Algumas idéias errôneas... Marketing Publicidade e Propaganda Marketing Publicidade e Propaganda Marketing Vendas Marketing Vendas Marketing Atendimento ao Cliente Marketing Atendimento ao Cliente

7 Idéias corretas... Marketing é um processo que envolve todas essas ferramentas: Marketing é um processo que envolve todas essas ferramentas: – Vendas – Publicidade – Propaganda – Atendimento ao Cliente e Pós-venda

8 O que é Marketing Pessoal

9 Marketing Pessoal. Conceito : Processo de planejamento e execução de ações que promovam de forma competitiva a sua imagem pessoal visando à captação de oportunidades e a ascensão de sua carreira no mercado.

10 Marketing Pessoal Uma das ideias errôneas... Marketing pessoal é uma ferramenta para se conseguir emprego? NÃO !!!

11 Marketing Pessoal Ideia correta... Marketing pessoal não é uma ferramenta e sim um novo processo de conduta que deve ser internalizado no comportamento do dia a dia.

12 Marketing Pessoal Ideia correta... Marketing pessoal é uma ferramenta para se conseguir emprego ? NÃO É SÓ ISSO !!! NÃO É SÓ ISSO !!! –O objetivo do Marketing Pessoal vai além disto: Conseguir, Manter, Desenvolver a sua carreira.

13 OS 10 MANDAMENTO DO MARKETING PESSOAL 1.Liderança 2.Confiança 3.Visão 4.Espírito de equipe 5.Maturidade 6.Integridade 7. Visibilidade 8. Empatia 9. Otimismo 10. Paciência

14 Marketing Pessoal Veja no vídeo de Max Gehringer Max GehringerMax Gehringerhttp://youtu.be/uM8xEcX4Fv4 10 Mandamentos do Marketing Pessoal Marketing Pessoal:

15 Concorrência... Quem são seus concorrentes? Quem são seus concorrentes? – (X) Chefe? – (X) Pares? – (X) Subordinados?

16 Ferramentas do Marketing Pessoal 1.Técnicas de Elaboração de Currículo 2.Técnicas de Apresentação em Entrevistas 3.Imagem Pessoal 4.Identidade Visual 5.Redes Sociais e Interfaces Digitais

17 Técnicas de Elaboração de Currículo Profissional 1.Nada de pressa. Construa calmamente o seu currículo. 2.Direcione-o a cada empresa, ainda que você tenha mais de um currículo. 3.Seja original, não copie. 4.Seja localizável. Seu contato deve estar em destaque no topo do currículo. 5.Fale também sobre o seu perfil pessoal.

18 Técnicas de Elaboração de Currículo Profissional Seja claro, direto e verdadeiro sobre sua experiência profissional Escreva de forma informal, porém corretamente, sem erros de digitação, ortografia e dados numéricos Escreva apenas a sua formação relevante: graduação, cursos técnicos e especializações Capriche no visual. Imprima colorido, com foto profissional, e entregue o original. Mas sem excesso.

19 Técnicas de Elaboração de Currículo Profissional Tente diagramar o seu currículo em apenas duas páginas.

20 Técnicas de Apresentação em Entrevistas Clique no link para assistir ao vídeo no YouTube: Clique no link para assistir ao vídeo no YouTube:

21 Dicas para uma boa Entrevista de Emprego 1.Conhecer previamente a empresa onde quer trabalhar. 2.Não externar defeitos críticos para o tipo de trabalho que se quer. 3.Não falar mal das empresas anteriores nem dos chefes.

22 Dicas para uma boa Entrevista de Emprego 7.Não fale sobre pretensão salarial. 8.Se você não tem experiência contorne falando do que você sabe (cursos…). 9.Não leve ninguém à entrevista com você.

23 IMAGEM PESSOAL

24 Escrever bem Aparentar-se bem Falar bem Falar bem

25 IMAGEM PESSOAL 1 1. Dicas para escrever bem: Use sempre o corretor ortográfico antes de: a)Passar s. b)Redigir ofícios, cartas, relatórios e o seu currículo. c)Teclar no MSN com pessoas importantes. Use um tradutor on-line se necessário. Atualize-se com as novas regras internacionais da Língua Portuguesa.

26 IMAGEM PESSOAL 1. Dicas para escrever bem: Link para Dicionário na Web: Link para tradutor na Web: Link para tradutor na Web: Guia_Reforma_Ortografica_CP.pdf Guia_Reforma_Ortografica_CP.pdf Link para o Guia de Reforma Ortográfica: Guia_Reforma_Ortografica_CP.pdf Guia_Reforma_Ortografica_CP.pdf

27 IMAGEM PESSOAL 2. Afetam a apresentação pessoal... Obesidade: evitar roupas justas e decotadas; Odores indesejáveis pelo corpo Acnes Problemas de audição – Falar alto – Pedir para repetir perguntas

28 IMAGEM PESSOAL 3. Dicas para falar bem Elimine vícios de linguagem e gagueira. a)Fale pausadamente e mais devagar do que costuma. b)Mas não perca a sua naturalidade. c)Só treino e preparo podem mudar você.

29 IMAGEM PESSOAL Dicas ao se apresentar... É PROIBIDO: Mascar chiclete. Falar sem olhar nos olhos do interlocutor. Ser arrogante ou autoritário. Falar demais. Demonstrar ansiedade.. Consumir bebida alcoólica durante jantares e almoços no ambiente de trabalho.

30 AFETAM A IMAGEM PESSOAL NÃO FAZER NÃO FAZER: Chegar atrasado. Chegar atrasado. Fumar. Fumar. Falar mal de ex-empregadores, de ex-colegas e das empresas por onde passou. Falar mal de ex-empregadores, de ex-colegas e das empresas por onde passou. Assediar o entrevistador. Assediar o entrevistador. Invadir o espaço do entrevistador com palavras ou gestos. Invadir o espaço do entrevistador com palavras ou gestos. Colocar objetos na mesa do entrevistador Colocar objetos na mesa do entrevistador Não desligar o telefone celular ou deixá-lo no modo silencioso. Não desligar o telefone celular ou deixá-lo no modo silencioso.

31 IDENTIDADE VISUAL CARTÃO DE VISITA 1. 1.Informações fundamentais – Nome usual – Cargo (se houver) – Telefone Móbile – Telefone Comercial Fixo – Fax – (s) – MSN e/ou Skype – Endereço comercial

32 IDENTIDADE VISUAL CARTÃO DE VISITA Dicas para um cartão eficaz e eficiente: 1. 1.Clean (limpo). Escreva o essencial de forma espacejada e estética. Se possível utilize frente e verso do cartão Tamanho padrão: – 85cm x 45cm Paisagem ou Retrato, não importa: seja original.

33 REDES SOCIAIS E INTERFACES DIGITAIS Você está CONECTADO ?

34 REDES SOCIAIS E INTERFACES DIGITAIS REDE SOCIAL: é um conjunto de membros de uma ou mais comunidades inter-relacionadas por meio de Interfaces Digitais.

35 REDES SOCIAIS E INTERFACES DIGITAIS Interfaces Digitais para Redes Sociais Estas são as interfaces mais usadas no mundo para relacionamento social na Grande Rede (WEB). Você está conectado?

36 REDES SOCIAIS E INTERFACES DIGITAIS Interfaces Digitais para Comunicação Direta Essas são as interfaces mais usadas no mundo para relacionamento social na Grande Rede (WEB). Você está conectado?

37 REDES SOCIAIS E INTERFACES DIGITAIS Cuidados com seu perfil, fotos e informações nas rede sociais 1. 1.Não exponha tatuagens ou piercing Modere a sua sensualidade nas fotos do seu Orkut.

38 REDES SOCIAIS E INTERFACES DIGITAIS Não participe de Comunidades que deponham contra a sua imagem. Eu bebo até morrer Meu chefe é um saco Eu amo o ócio Eu já comi a Ju? Amo as pernas do Robinho OBS: O nome do membro é Juvenal

39 REDES SOCIAIS E INTERFACES DIGITAIS TENHA E MANTENHA UM BLOG 1. 1.Escreva sobre o que você pensa, sobre as coisas que lhe interessam (mas cuidado com pensamentos polêmicos) Enriqueça seu Blog com assuntos de sua área de expertise Divulgue seu Blog o máximo que puder.

40 OUTRAS FONTES DE REFERÊNCIA pessoal-para-universitarios/ pessoal-para-universitarios/ pessoal-para-universitarios/ pessoal-para-universitarios/ conquistar-primeiro-emprego/ conquistar-primeiro-emprego/ conquistar-primeiro-emprego/ conquistar-primeiro-emprego/ marketing-para-contadores/ marketing-para-contadores/ marketing-para-contadores/ marketing-para-contadores/ marketing-para-fisioterapeutas/ marketing-para-fisioterapeutas/ marketing-para-fisioterapeutas/ marketing-para-fisioterapeutas/

41 ATIVIDADE 1. 1.Construa suas ferramentas, envie em arquivo doc ou pdf o que se pede: a) Seu Currículo Profissional; b) Sua página em uma rede social; c) Seu cartão de visita (pode ser imagem ou elaborado no editor de textos ou programa similar).


Carregar ppt "FTIN - Módulo de Desenvolvimento Profissional Gestão de Carreira e Marketing Pessoal Prof(a). Marivane Santos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google