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Japão uma nova tendência de mercado

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Apresentação em tema: "Japão uma nova tendência de mercado"— Transcrição da apresentação:

1 Japão uma nova tendência de mercado

2 BALANÇA COMERCIAL ANO 1998 1999 2000 2001 2002 2003 TOTAL -6.624
-1.284 -753 2.651 13.126 24.831 C/ JAPAO -1.069 -383 -489 -1.078 -250 -210 PARTICIPAÇAO (%) 4,3 4,6 4,5 3,4 3,5 3,2 US$ milhão

3 IDENTIFICAÇÃO INICIAL DE SETORES COM POTENCIAL PARA A EXPORTAÇÃO AO MERCADO JAPONÊS

4 SETORES SELECIONADOS 1. Produtos agrícolas (Alimentos orgânicos)
  Agroindústria (produtos naturais)   3. Calçados e produtos de couro   Madeira e mobiliário   Produtos de borracha   Farmacêuticos e cosméticos   Fashion goods (Joalheria, Vestuário)   Eletrônicos e componentes eletro-eletrônicos   Automóveis e autopeças 10. Software

5 ENTENDA A ECONOMIA JAPONESA

6 ECONOMIA JAPONESA Recessão
Lojas Abundantes em mercadorias Consumidores Procuram mercadorias que os atraem mas não encontram Comerciantes Não estão oferecendo as mercadorias que os consumidores procuram Introdução   A economia japonesa atualmente está enfrentando um processo prolongado de recessão e se pode observar no mercado japonês um cenário em que as lojas estão repletas de mercadorias diversificadas e de qualidade, os consumidores entram nas lojas mas saem sem fazer compras. Ou seja, não encontraram mercadorias que lhes satisfizessem. Isso significa que os fabricantes estão fracassando em desenvolver os produtos que atraem os consumidores e os comerciantes, não dispondo de tais produtos, são obrigados a baixar seus preços com a consequente redução das suas rentabilidades. Esse fenômeno não é nada favorável para o exportador estrangeiro, que encontra um clima de competição severo. Essa análise é correta sob o ponto de vista macroeconômico, mas sempre existem produtos ou marcas que têm êxito, pois foram desenvolvidos para atrair os consumidores e por isso há modas e explosão de consumo (“boom”). Esses produtos são os que estão respondendo às necessidades e exigências dos consumidores. Comentário: Por este motivo os produtos importados a serem oferecidos no mercado japones devem ser diferentes e competitivos Fabricantes Obrigam-se a rebaixar os preços

7 Chave de sucesso em negócio
Comprender os consumidores japoneses Criar e estabelecer trade-mark de destaque Atualmente, a chave do sucesso em negócios depende da capacidade de entender os consumidores e da capacidade de criar e estabelecer marcas (trade-marks) de destaque. Assim, há a necessidade de desenvolver novos produtos. Para tal é preciso perceber as mudanças que estão ocorrendo, pois em ambientes de mudanças novos produtos podem ser desenvolvidos e introduzidos no mercado. LEMBRE-SE Produto de excelente qualidade ou de tecnologia mais avançada não é suficiente

8 ENTENDA AS CARACTERÍSTICAS DO NOVO PERFIL CONSUMIDOR JAPONÊS
A grande questão que colocamos aqui é qual a grande mudança que atualmente está passando a sociedade japonesa ??? A resposta é que o envelhecimento da população está aumentando e com uma velocidade sem antecedentes na história da humanidade. Então enxergamos aqui oportunidades para desenvolvimento de produtos que atendam e supram as necessidades desse segmento cada vez mais crescente da população japonesa. Também é importante observar que os idosos atuais e futuros não são iguais aos idosos do passado. Há que se analisar as características, comportamentos e necessidades desses consumidores, que passaremos a denominar de “novos idosos”.

9 A Sociedade Envelhecida
NOVO MERCADO CONSUMIDOR A Sociedade Envelhecida Características Idosos: com 65 anos ou mais Sociedade em processo de envelhecimento 7% da população total são idosos Sociedade envelhecida 14% da população total são idosos Sociedade super envelhecida 21% da população total são idosos Sociedade Envelhecida: Definições Pessoas em idade laboral: são pessoas entre 20 e 64 anos Pessoas idosas: são pessoas com 65 ou mais. “Sociedade em processo de envelhecimento”: sociedade em que 7% da população total são idosos. “Sociedade envelhecida”: 14% da população total são idosos. “Sociedade super envelhecida”: 21% da população total são idosos.

10 SOCIEDADE EM PROCESSO DE ENVELHECIMENTO SOCIEDADE ENVELHECIDA
França anos Suécia anos Reino Unidos anos Alemanha anos Japão anos Em 2002 a população de idosos (65 anos ou mais) era de 23,63 milhões, o que representa 18,5% da população do país. Somente 24 anos se passaram para que a sociedade japonesa passasse de “Sociedade em processo de envelhecimento” a “Sociedade envelhecida” – população de idosos saltasse de 7% para 14% da população japonesa. Muito menos tempo que levou a França (115 anos), Suécia (85 anos), Reino Unido (47 anos) ou Alemanha (40 anos).

11 Tendência de envelhecimento

12 REPRESENTAÇÃO DA POPULAÇÃO DE IDOSOS JAPONESES
,63milhões ,5% (projeções) ,7% (projeções) ,7% Segundo projeções, a população de idosos japonesa representará 28,7% da população total em 2025 e 35,7% em Atualmente, 3,6 pessoas em idade laboral (20 a 64 anos) sustentam um idoso. Segundo as projeções, em ,9 pessoas em idade laboral estarão sustentando um idoso e em 2050 apenas 1,4 terão essa incumbência.

13 VIDA MÉDIA DOS JAPONESES (ANOS DE IDADE)
JAPONESES , ,32 JAPONESAS , ,23 Em 1947 a vida média era de 50,06 anos para os japoneses e 53,96 anos para as japonesas. Em 2002 a vida média passou a 78,32 anos para os japoneses e 85,23 anos para as japonesas. A população com idade superior a 100 anos foi de pessoas em 2002 enquanto que em 1973 era de apenas 153 pessoas.

14 PROPRIEDADES POR IDADE

15 CARACTERÍSTICAS DOS “NOVOS” IDOSOS
1) Dão prioridade à vida privada 2) Têm sensibilidade de jovens 3) Estilo de vida: qualidade mais importante que títulos, classe social ou hierarquia 4) Gostam de estar elegantes 5) Imaginam-se e aparentam ser mais jovens 6) São atuantes 7) Comportam-se naturalmente segundo motivações 8) Se apegam às suas próprias concepções de valor 9) São sociáveis 10) São pessoas admiradas pelos mais jovens  Imagem dos “novos” idosos Idosos atuais são diferentes dos idosos tradicionais. Pensam e comportam-se diferente. Concepção de valores também mudou. Ao responderem a uma pesquisa, 94,4 % dos idosos responderam que não querem nem tampouco necessitam de ajuda financeira dos filhos e que 66,9 % não pensam ser necessário deixar herança para filhos e netos. Ou seja, esses novos idosos têm dinheiro e tempo. Também podemos observar que na faixa etária de 65 a 74 anos a disponibilidade anual de dinheiro média por pessoa é de 3,17 milhões de ienes (aprox. US$ 30 mil/ano). E a disponibilidade de tempo diária média por pessoa é de 5 horas. A partir dos 75 anos, a disponibilidade de dinheiro decresce enquanto a disponibilidade de tempo segue aumentando. Dez características dos “novos” idosos 1)    Dão prioridade à vida particular, antes prioridade era o trabalho. 2)    Têm estilo de vida de jovens. 3)    Estilo de vida é qualidade mais importante que títulos, classe social ou hierarquias. 4)    Gostam de estar elegantes não se importam em pagar mais por um produto que valha a pena. 5)    Imaginam-se e aparentam ser mais jovens do que na realidade são. 6)    São sempre atuantes. 7)    Comportam-se de acordo com suas próprias motivações. 8)    Se apegam às suas próprias concepções de valor. 9)    São sociáveis. 10) São pessoas admiradas pelos mais jovens, que se imaginam como elas quando envelhecerem.

16 UTILIZAÇÃO DE COMPUTADORES
Mercado de pessoas idosas O idoso moderno tem seu comportamento profundamente modificado em função do progresso e das constantes e rápidas inovações tecnológicas ocorridas. As 3 mercadorias mais demandadas pelos idosos são respectivamente computadores pessoais, telefones celulares e viagens. Em 2000 os usuários de computadores pessoais entre 50 e 64 anos eram 32,6% e em 2002 passou a 42,7%.

17 UTILIZAÇÃO DE TELEFONES CELULARES
No caso dos telefones celulares, em 2000 os usuários entre 50 e 64 anos eram 42,2% e 2002 passaram a 56,5%. Portanto, a utilização desses produtos entre os idosos é um fenômeno comum, inimaginável 10 anos atrás. O interesse principal dos idosos é a comunicação com família, amigos, grupos, etc... Não se sentirem isolados. Por isso há demanda por essas 3 mercadorias.

18 OUTRAS CARACTERÍSTICAS DOS IDOSOS JAPONESES
Experiência na seleção de produtos Compra o que necessita, agrada Outra característica do idoso é o fato de se conhecer melhor e possuir experiência na seleção de produtos. Só compra o que necessita, o que o agrada, produtos menos superficiais, mais autênticos. A expressão chave para esse mercado é “convergência em felicidade”, ou seja, compra-se aquilo que pode convergir em momentos de felicidade. Os idosos são pessoas que estão buscando a felicidade autêntica. Produtos menos superficiais e mais autênticos Produtos que podem convergir em felicidade

19 EM QUAIS SEGMENTOS OS IDOSOS GASTAM MAIS
Viagens Saúde Entretenimento Para as relações humanas   Quatro principais segmentos de consumo dos idosos 1)   Viagens: há uma grande variedade de produtos e serviços relacionados a esse segmento, tais como: câmaras de fotografia, filmagem, roupas (por exemplo para uma viagem a local com clima diferente), cosméticos, alimentação, etc... 2)   Saúde: para os idosos, a primeira preocupação é a saúde. Dão mais importância para a qualidade, querem dietas mais saudáveis e medicamentos para dores, diabetes, pressão alta; realizam caminhadas, e praticam esportes para se manterem saudáveis. 3)   Entretenimento: visitam museus, assistem a concertos de música, óperas, filmes.Também podem se enquadrar nesse segmento por exemplo, o consumo de home-theatres para assistirem aos espetáculos em casa comodamente. 4)    Gastos com as relações humanas: Como têm mais tempo livre, dão mais importância ao estreitamento de suas relações (cônjuges, amigos, vizinhos, etc...) e para tal aumentam seus gastos com comunicação.

20 JAPÃO MERCADO EMERGENTE DE IDOSOS
Oportunidade de negócios É oferecer produtos e serviços para propiciar o bem-estar ou aliviar as inquietudes e angústias O mercado emergente de idosos: Há 2 caminhos em que se encontram oportunidades de negócios. Um deles é o dos produtos e serviços para propiciar ou aumentar o bem estar. O outro é eliminar ou aliviar as inquietudes, angústias, dor.

21 O MERCADO EMERGENTES DE IDOSOS
PROPICIAR BEM-ESTAR Mercado de renascença (nostalgia) Mercado de surpresas ( emoção) EXPERIÊNCIAS JÁ REALIZADAS EXPERIÊNCIAS INÉDITAS Mercado de re-habilitação (recuperação) Mercado de diversão (agradável) Para satisfazer essas demandas há 2 possibilidades. A primeira é a de oferecer experiências inéditas. A segunda é oferecer experiências já realizadas com sucesso no passado. No caso dos jovens a maior parte será pelas novas experiências, inéditas. Já no caso dos idosos, tanto os produtos e serviços novos quanto os já existentes ou que existiram são possibilidades plausíveis para expansão de mercado. Assim teremos uma matriz com 4 possibilidades, a partir de 2 eixos. O mercado de novas experiências divide-se então em mercado de propiciar e aumentar o bem estar (surpresas, emoção) e mercado de eliminar e aliviar inquietudes (diversão). O mercado de experiências já realizadas por sua vez também divide-se em mercado de propiciar e aumentar bem estar (renascimento, repetição, re-lançamentos) e mercado de aliviar inquietudes (rehabilitação). ALIVIAR INQUIETUDES

22 DEZ SETORES DE CONSUMO DOS IDOSOS JAPONESES
1. Vestuário 2. Alimentos 3. Habitação 4. Viagens 5. Aprendizagem 6. Automóveis 7. Informação 8. Saúde 9. Bem-estar 10. Paz, sossego e afeição Dez principais setores de consumo 1)    Vestuário. Podemos definir, pela análise do tópico anterior, como mercado de experiências já realizadas e de propiciar bem estar (renascimento). Por exemplo, a mãe ao notar que determinada roupa que já foi moda tempos atrás é novamente moda, sente mais simpatia pelo fato dela e a filha usarem o mesmo tipo de roupa. Igualmente para pai e filho. A repetição de moda, portanto, nos conduz a uma estratégia baseada no arcaísmo. O design dos produtos também deve ser universal, ou seja, produtos para serem usados pela maior extensão possível de pessoas sem a necessidade de adaptações ou designs especiais. Também há o mercado de vestuário para as pessoas idosas que praticam esportes, caminhadas, etc. 2)    Alimentos: há o crescimento do consumo dos produtos relacionados com a saúde. Produtos orgânicos, de baixa caloria, baixo colesterol, etc. Classificamos como o mercado de alívio das inquietudes. Resgatar experiências antigas, como por exemplo voltar a consumir bebidas a base de lacto-bacilos para regular o intestino (exatamente como fazia quando era criança) caracteriza o mercado de re-habilitação. O outro segmento está relacionado com as viagens, experimentar comidas típicas do lugar que se está visitando. Por exemplo, ao visitar a China, experimentar a dieta do antigo imperador chinês. Classificamos como mercado de novas experiências de proporcionar bem estar (emoção). 3)    Casas: Por causa do envelhecimento da população, há menos jovens e há um excesso de moradias. A demanda é para reformas, sobretudo para adaptar as casas para os idosos. Por exemplo, se há escadas que dificultam o acesso do idoso em cadeira de rodas, são substituídas por rampas. Outro exemplo de demanda que advém da disponilidade de tempo é o hobby da jardinagem na casa. Os japoneses têm costume de viajar para locais de banho em águas termais. Se puderem, gostariam de reproduzir em suas casas o ambiente do banho termal, com vista para a natureza, o seu próprio jardim. 4)    Viagens: Eles têm tempo e dinheiro. Assim, por exemplo, podem viajar em períodos de baixa temporada, evitando as épocas de pico. 5)    Aprendizagem: Antigamente, centros culturais e oficinas de aprendizados diversos eram frequentados basicamente por donas-de-casa. Atualmente, os idosos em geral têm mais ânimo para aprender. Universidades estão oferecendo cursos especiais voltados para atender essas demandas. Os idosos estão aprendendo onde estudaram na juventude. É o mercado do renascimento. Esse mercado é importante para as universidades também, pois os alunos jovens estão diminuindo. Outros cursos bastante procurados são os de treinamento e empostação de voz, canto, e expressão corporal. É o mercado de aliviar inquietudes. 6)    Automóveis: Os “novos” idosos são a 1ª geração da era motorizada, muito acostumados a utilizar carros. Quando seus filhos se tornam independentes e não há mais os gastos com os filhos, trocam seus carros. Selecionam por critérios, tais como ecologia (carros que poluem menos), economia (carros compactos), esportes (carros esportivos). Os maiores compradores, por exemplo, de motocicletas de 1000 cc ou mais são idosos, pois talvez quando jovens desejavam, mais pais não tinham condições ou achavam perigoso. Agora eles têm tempo e dinheiro. Também vão para as auto-escolas para aprender a dirigir motocicletas corretamente (aprendizagem). Em caso de bicicletas, também há incremento da demanda, mas não por bicicletas tradicionais e sim por aquelas com alguma agregação de valor, como por exemplo um motor, ou aquelas com rodas pequenas e dobráveis que podem ser transportadas no porta-malas do veículo em viagens. 7)    Informação: o uso da internet, sobretudo correio eletrônico está trazendo nova experiência (surpresa) e ao mesmo tempo bem estar aos idosos. Também utilizam a internet para buscar hotéis, hospitais, e outras pessoas que tenham o mesmo problema (diversão). Esse mercado segue crescendo, pois estão chegando produtos novos, como celulares que podem ser conectados à internet ou celulares com câmeras, que podem enviar imagens. Para o futuro, haverá demanda para softwares capazes de criar ambientes virtuais para os idosos que já não mais podem sair de casa ou da cama, reproduzindo ambientes, estações do ano, locais aprazíveis, viagens, etc.. 8)    Saúde: Mercado relacionado com a saúde é infinito. Universidades e empresas estão investindo em ciências (por exemplo, regeneração celular, desenvolvimento de equipamentos para análises, diagnósticos) e técnicas (por exemplo, novas cirurgias que até então não eram possíveis), desenvolvimento de novos medicamentos, livros para descansar os olhos, músicas e sons capazes de aliviar o stress auditivo, terapias aromáticas, etc... 9)    Bem-estar: A demanda é para equipamentos e produtos para pessoas deficientes e para pessoas muito idosas, que necessitam de cuidados especiais. Há também a oferta, normalmente via internet, de encontros voltados para os trabalhos voluntários dos idosos que oferecem suas habilidades e serviços a outros mais idosos que os necessitam. Por exemplo, uma senhora que cozinha para um vizinho que já não mais consegue cozinhar 10) Paz, sossego e afeição: o que mais demandam os idosos atuais é tranquilidade espiritual. Tudo o que proporcionar essa tranquilidade espiritual poder ser objeto de consumo. Podemos incluir nesse segmento o mercado de livros. Os jovens lêem menos e os idosos lêem mais. Relêem os idosos os livros que leram na juventude (mercado de renascimento) e lêem novos livros (mercado de surpresa) pois têm tempo disponível. Outro integrante é o segmento dos animais domésticos de estimação (pets). Atualmente existem 10 milhões de cães e 7 milhões de gatos no Japão, totalizando 17 milhões de animais. Esse número é superior às crianças japonesas com idade até 11 anos (até a escola primária). O número de filhos está reduzindo, porém os animais para acariciar está aumentando. Esse mercado dá diversão e alivia o stress. A título de curiosidade, podemos citar notícia de 17março de um 3 dos mais populares jornais do Japão (Yomiuri) relatando que um casal de gatos (Gonta e Hana) de uma senhora de 71 anos, durante passeio em um parque de Osaka dia 12 de março, subiram em uma árvore a uma altura de 15 metros e depois não conseguiam descer. No dia 16 de março, a dona dos gatos comunicou o fato aos bombeiros, que às 14h do dia 17 enviaram carro com escadas para salvamento. Os gatos estavam cansados e amedrontados, mas às 17 h o macho (Gonta) foi capturado com uma rede. A fêmea (Hana), mais tímida, desequilibrou-se e caiui. Porém, os bombeiros haviam estendido rede de proteção que evitou que o animal se chocasse contra o solo, causando apenas a fratura de uma das pernas traseiras de Hana. Havia mais de 100 pessoas assistindo o salvamento, que ao final aplaudiram entusiasticamente. Isso demonstra a preocupação e afeição com os animais de estimação.

23 UTILIZAÇÃO DE INTERNET
Vinculado ao item 7 do slide anterior Informação: o uso da internet, sobretudo correio eletrônico está trazendo nova experiência (surpresa) e ao mesmo tempo bem estar aos idosos. Também utilizam a internet para buscar hotéis, hospitais, e outras pessoas que tenham o mesmo problema (diversão). Esse mercado segue crescendo, pois estão chegando produtos novos, como celulares que podem ser conectados à internet ou celulares com câmeras, que podem enviar imagens. Para o futuro, haverá demanda para softwares capazes de criar ambientes virtuais para os idosos que já não mais podem sair de casa ou da cama, reproduzindo ambientes, estações do ano, locais aprazíveis, viagens, etc..

24 PORTADOR DE TELEFONE CELULAR
Vinculado ao item 7 do slide : 10 setores de consumo dos idosos japoneses


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