A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Mª Filipa Castanheira UFCD: 3778 – Agentes Químicos e Biológicos Silves, 18 de Outubro de 2010 Agentes Químicos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Mª Filipa Castanheira UFCD: 3778 – Agentes Químicos e Biológicos Silves, 18 de Outubro de 2010 Agentes Químicos."— Transcrição da apresentação:

1 Mª Filipa Castanheira UFCD: 3778 – Agentes Químicos e Biológicos Silves, 18 de Outubro de 2010 Agentes Químicos

2 Exposição a agentes químicos específicos Sessão 4

3 3 CancerígenosAmianto Chumbo Cloreto de vinilo Agentes Químicos Específicos

4 4 Cancerígenos Substancias químicas que promovem o aparecimento de cancro ao serem manuseados sem protecção. ExemplosBenzenoResinasEspumasAnilinaBorrachaTintas

5 5 Amianto O amianto é uma fibra mineral natural extraída de certas rochas. É conhecido pelo linho da montanha e existem relatos do seu uso na antiguidade, no fabrico de tecidos. Amianto Poeiras de amianto Fibras respiráveis de amianto

6 6 Chumbo É usado na construção civil, baterias de ácido, em munição, protecção contra raio-X, e forma parte de ligas metálicas para a produção de soldas, fusíveis, revestimentos de cabos eléctricos, materiais antifricção, metais de tipografia, etc. É um metal tóxico, pesado, macio, maleável e mau condutor de electricidade. Apresenta coloração branco-azulada quando recentemente cortado, porém adquire coloração acinzentada quando exposto ao ar.

7 7 Cloreto de vinilo É um gás extremamente inflamável que à temperatura ambiente e pressão atmosférica é incolor, possuí um doce cheiro a gás, mais denso que a do ar. Pode ser liquefeito e é normalmente armazenado como um líquido. o cloreto de vinilo encontra-se um pouco por todo tipo de indústria, desde a cerâmica, química, etc, mas a sua aplicação é predominante na indústria de pvc.

8 8 Critérios: 1- Criar uma empresa fictícia (nome e actividade de produção); 2- Breve descrição do agente químico especifico em causa; 3- Riscos potenciais para o trabalhador; 4- Medidas de controlo e protecção de forma a minimizar o risco De exposição; Suponham que são responsáveis por dar uma palestra de informação aos trabalhadores de uma empresa acerca dos riscos potenciais a que estão expostos ao manusear determinado agente químico especifico. Apresentação PPT 15 a 20 minutos por grupo de trabalho. Lembrem-se o vosso publico é difícil tentem ser originais, simples e dinâmicos de modo a captarem a atenção dos trabalhadores.


Carregar ppt "Mª Filipa Castanheira UFCD: 3778 – Agentes Químicos e Biológicos Silves, 18 de Outubro de 2010 Agentes Químicos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google